Share the post "Manteiga Ghee: uma boa alternativa à manteiga tradicional?"
É do conhecimento geral que a manteiga é uma gordura que não traz benefícios para a saúde e que pode, devido ao teor de gordura essencialmente saturada, ser promotora de dislipidemia e doenças cardiovasculares.
Neste contexto, têm vindo a surgir várias alternativas para a substituir: nomeadamente a manteiga magra, as margarinas, os cremes vegetais para barrar, o próprio óleo de coco e mais recentemente a manteiga Ghee.
O azeite continua a ser a gordura mais saudável, mas para os verdadeiros apreciadores de manteiga, a Ghee poderá ser uma boa alternativa.
O que é a manteiga Ghee e como se obtém?

A manteiga Ghee é um alimento muito utilizado na culinária indiana, e que tem tido cada vez mais procura na Europa como alternativa à manteiga tradicional.
Trata-se de uma manteiga clarificada, elaborada a partir da manteiga sem sal, que devido ao seu modo de preparação, torna-se menos prejudicial à saúde, em particular devido aos seus ácidos gordos de cadeia curta e média.
Para a preparação da manteiga Ghee, a manteiga tradicional sem sal é derretida em banho-maria, o que faz com que os constituintes se separem — a espuma aparecerá na parte de cima, os sólidos do leite no fundo e a manteiga clarificada (a parte que vai utilizar) entre os dois.
Neste processo, a caseína (uma das proteína do leite) e a lactose são também removidas, sendo, por isso, uma alternativa para intolerantes à lactose e para pessoas sensíveis à caseína.
Por estes motivos, esta manteiga tem a vantagem de ser mais facilmente digerível e de ser mais versátil do que manteiga tradicional: pode ser utilizada para fritar, refogar ou saltear, ou para barrar em pão, tostas, etc, não necessitando de refrigeração.
Com efeito, o facto de poder ser conservada tanto à temperatura ambiente como com frio ou com calor, constitui mais uma das suas vantagens.
Mas atenção, não deixa de ser feita a partir de gordura e de ser rica neste nutriente. Como tal, além de apresentar um valor energético elevado, se a consumir em excesso vai deixar de ser uma boa alternativa.
Vantagens da manteiga Ghee em relação à manteiga tradicional

Estas são algumas das vantagens que a manteiga Ghee possui em detrimento da manteiga tradicional:
- É estável à temperatura ambiente, não sendo necessário guardar no frigorífico;
- Possui maior percentagem de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) do que a manteiga tradicional;
- Apresenta uma concentração maior de ácidos gordos de cadeia curta e média, que apresentam benefícios para a saúde cardiovascular;
- É adequada para pessoas intolerantes à lactose ou sensíveis à caseína;
- Possui maior quantidade de butirato, um ácido gordo com propriedades anti-inflamatórias que promove a saúde intestinal.
Onde comprar e como fazer manteiga Ghee?

A manteiga Ghee pode ser comprada nos hipermercados ou lojas dietéticas e pode também ser preparada em casa.
Se quiser optar pela segunda alternativa, tome nota da receita.
Receita caseira de manteiga Ghee:
– Ingredientes –
- 400 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1 litro de água (caso opte por fazer em banho maria)
– Modo de preparação –
- Colocar a manteiga sem sal num recipiente próprio para levar a banho-maria (como pirex por exemplo). Numa panela colocar a água e levar ao lume até ferver. No interior da panela colocar o recipiente com a manteiga para derreter.
- Enquanto a manteiga derrete, irá formar-se uma espécie de espuma branca que se vai acumular à superfície do líquido. Com o auxílio de uma espumadeira, retirar e descartar a espuma formada durante o processo. Quando a produção de espuma branca cessar, desligar o fogo.
- No final encontra no fundo do recipiente uma quantidade variável de um depósito esbranquiçado (varia em quantidade dependendo do tipo de manteiga utilizada), que constitui a lactose existente na manteiga.
Nota: Para ter a certeza que a sua manteiga Ghee é desprovida de lactose, opte por filtrar com cuidado o líquido obtido para um frasco com tampa e armazene.