var adUnitName = 'web_top_page'; window.adcAdsManager.activateAdUnit(adUnitName, 'false');
Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
09 Jan, 2023 - 13:13

3 formas de ser bem-sucedido este ano. Conheça-as!

Psicóloga Ana Graça

Ficaram planos por cumprir? Metas por alcançar? Faça o reset e redefina-os para 2023. Eis 3 formas de ser bem-sucedido este ano.

Formas de ser bem sucedido este ano

Os desejos e as metas para este novo ano abundam, mas é difícil assumir o compromisso de os cumprir devido ao medo de falhar? Este ano pode ser diferente. Pode ser o ano das mudanças positivas e da saída da zona de conforto. Eis 3 formas de ser bem-sucedido este ano.

Por vezes falhamos, outras vezes atingimos o sucesso…

Mulher a trabalhar no escritório

Existem vários fatores diferentes pelos quais temos sucesso ou fracassamos. Alguns deles, como a sorte, estão totalmente fora do nosso alcance controlar, ao contrário de outros, em relação aos quais temos influência.

Um dos fatores que está ao nosso alcance controlar é a forma como interpretamos o sucesso e o insucesso. Afinal, o que é o sucesso? Para uns pode ser simplesmente o alcançar de determinado objetivo, enquanto para outros nada menos que alcançar riqueza ou popularidade.

Quando o objetivo é demasiado exigente e irrealista, ao não atingi-lo, significa que falhamos? Ou será que apenas precisamos redefinir a nossa definição de sucesso e aprender a definir objetivos atingíveis?

Também o perfecionismo pode ser um entrave ao sucesso. Quando almejamos a perfeição, estamos constantemente a enfrentar o fracasso, já que estamos comprometidos com o alcançar de uma meta impossível. Será que precisamos mesmo de ser os melhores em tudo o que fazemos ou apenas precisamos ajustar expectativas para ser mais felizes e bem-sucedidos?

Em suma, são muitas as varáveis que podem interferir com o nosso sucesso. Importa atentar àquelas que estão dentro da nossa capacidade de controlo e não ter medo da mudança que por vezes pode ser necessária para alcançar o sucesso. Vamos, então, conhecer algumas formas de ser bem-sucedido e tentar colocá-las desde já em prática.

Como começar o ano novo com otimismo e motivação
Veja também Novo ano! Como começar o ano novo com otimismo e motivação?

3 formas de ser bem-sucedido este ano

Mulher a olhar para o horizonte a partir da janela de casa

A vida é desafiante. É natural que nos preocupemos e questionemos se estamos no caminho certo para uma existência bem-sucedida e gratificante. Há algumas práticas que, quando presentes no dia-a-dia, pode ajudar a alcançar esse caminho. Eis 3 formas de ser bem-sucedido este ano.

1

Definir objetivos realistas

Definir metas e objetivos funciona, desde que sejam mensuráveis, específicas, realistas e alcançáveis.

Ser bem-sucedido passa por atingir as metas e os objetivos que definimos para nós mesmos e não tanto pela apreciação que os outros fazem dos nossos ganhos/sucessos.

Assim, para atingir o sucesso importa definir metas desafiantes e comprometer-se no seu cumprimento.

2

Ser destemido

A vida é naturalmente desafiante. Para ser bem-sucedido importa enfrentá-la, assumir os riscos inerentes, sair da zona de conforto, reprimir medos infundados e estar aberto a novas experiências.

3

Aprender com os erros

É verdade. Por vezes, ficamos aquém de nossos objetivos ou não nos mostramos capazes de corresponder às expectativas que havíamos definido.

O caminho para o sucesso também se faz com erros. O importante é aprender com os mesmos e trabalhar para que, na próxima tentativa, tudo corra melhor.

Conclusão

Não existem comportamentos ou qualidades que, por si só, garantam o sucesso. No entanto, existem várias fórmulas que nos ajudam a chegar lá.

As dicas acima, quando colocadas em prática diariamente, podem ajudar a alcançar o sucesso neste novo ano que começa.

Veja também