Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
25 Jan, 2021 - 09:50

Novo ano, novo eu! Como começar o ano novo com otimismo e motivação?

Psicóloga Ana Graça

Resoluções de ano novo são promessas que fazemos a nós mesmos. Como cumpri-las? Como começar o ano novo com otimismo e motivação? 5 dicas!

Como começar o ano novo com otimismo e motivação

Não viajou para aquele destino de sonho? Não conseguiu fazer a poupança que desejava? Faltou mais ao ginásio do que queria? A alimentação saudável foi uma miragem? Independentemente das dificuldades, um novo ano começou e, com ele, novas oportunidades de fazer acontecer aquilo que mais deseja. Como começar o ano novo com otimismo e motivação? Eis 5 dicas!

Porque é que a maioria das resoluções de ano novo falha?

Como lidar com o stress durante o isolamento social: mulher a escrever no diário

Grande parte das resoluções de ano novo está relacionada com a saúde (prática de atividade física; alimentação saudável; hábitos saudáveis).

Outras resoluções comuns estão relacionadas com o trabalho (melhor organização; aprender algo novo; economizar mais) e com uma vertente mais social (passar mais tempo em família; ajudar os outros; desfrutar da vida).

As resoluções de ano novo, os compromissos de mudança a cada novo ano, são universais. Mais ou menos vezes, todos tendem a fazê-lo. O problema é que também todos tendem em falhar. Mas porquê?

Quando definimos uma resolução de ano novo acreditamos que a vamos cumprir, seja porque nos dá prazer, seja porque reconhecemos a sua importância. O problema surge aqui, já que a longo prazo tornam-se mais difíceis de manter os esforços para atingir aquelas metas que definimos por serem importantes, ao contrário do que acontece com aquelas que nos proporcionam prazer (1).

Assim sendo, agradam-nos mais as recompensas imediatas ao invés das metas a longo prazo e, por isso, algumas resoluções, ainda que importantes, acabam por ficar por cumprir. Como mudar? Como alcançar com sucesso as resoluções de ano novo? Como começar o novo ano com otimismo e motivação?

Como começar o ano novo com otimismo e motivação? Eis 5 dicas!

Mulher a olhar para o horizonte a partir da janela de casa

O início de um novo ano traz uma sensação de renovação, novidade e oportunidade. Importa saber como começar o ano novo com otimismo e motivação, bem como saber como manter essa persistência e alegria ao longo de todo o ano. Eis 5 dicas que podem ajudar:

1

Definir objetivos específicos

Todos queremos ser felizes. Mas isso é uma demasiado geral. Importa definir objetivos específicos, mensuráveis, significativos e atingíveis, de forma a não perder a motivação e o otimismo com o passar do tempo.

2

Definir um plano de ação

Definir um objetivo é diferente de definir as ações concretas que são necessárias para o alcançar. Quando definimos os pequenos passos que são necessários, o objetivo/resolução pode parecer demasiado grande, exigente e inatingível, causando desmotivação e pessimismo.

Começar é a parte difícil. Mas comprometa-se. Dedique apenas 5 minutos à realização das ações necessárias para atingir o objetivo e vá, gradualmente, aumentando esse tempo.

Delinear um cronograma de ações pode ser bastante útil. Inclua nesse cronograma todas as tarefas/ações a seguir, bem como as recompensas que dará a si mesmo quando as cumprir (por exemplo, ter tempo para si mesmo ou ouvir a sua música favorita).

3

Acreditar na capacidade de mudança

Acredite em novos recomeços e torne-os uma realidade. Adote uma postura de abertura às mudanças, às novas experiências e às oportunidades.

Encare as suas resoluções de ano novo como parte do seu processo de crescimento e desenvolvimento e faça uma lista das mudanças que quer ver na sua vida.

4

Deixar de lado os ressentimentos do passado

Não foi capaz de cumprir as resoluções do ano anterior? Deixe o sentimento de culpa e os ressentimentos no passado. Inicie o caminho da mudança com otimismo, sem o peso dos insucessos passados. Não seja demasiado duro consigo mesmo, todos erramos.

5

Começar já a pensar no próximo ano

A antecedência pode ser uma boa aliada para o sucesso. Se pretende resoluções desafiantes e grandiosas (por exemplo, um investimento económico significativo), comece já a prepará-las (2, 3).

Fontes

  1. Persaud, R., Bruggen, P. (2017). Psychology Explains New Year Resolutions, Hits and Misses. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/slightly-blighty/201712/psychology-explains-new-year-resolutions-hits-and-misses
  2. Knaus, B. (2011). Make This Your Best Year Ever. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/science-and-sensibility/201112/make-your-best-year-ever?collection=80869
  3. Goldsmith, B. (2019). Ten Tips for the New Year. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/emotional-fitness/201912/ten-tips-the-new-year
Veja também