Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
07 Mai, 2020 - 10:05

Como deixar o pessimismo de lado? Tornando-se um otimista!

Psicóloga Ana Graça

Quando se foca nos pensamentos negativos naturalmente começa a experienciar sentimentos igualmente negativos. Aprenda a deixar o pessimismo de lado e viva melhor.

Pessimismo: jovem a desenhar um smile na parede

É daquelas pessoas que vê o copo sempre meio vazio? Para onde quer que vá sente sempre que algo de negativo pode acontecer? Então talvez seja um pessimista! Ser pessimista parece não ser benéfico para a saúde, mas faz com que esteja preparado para enfrentar qualquer adversidade.

A receita para a felicidade parece passar antes por ter expectativas mais realistas, não deixando que a preocupação excessiva tome conta das nossas vidas. Descubra 10 formas de deixar o pessimismo de lado!

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10 formas de deixar o pessimismo de lado!

Tal como qualquer outra habilidade ou competência, o otimismo pode ser aprendido. Estas 10 ideias são simples e podem ser implementadas por si desde já:

1.

Esteja atento e aprenda a identificar a sua negatividade

Como deixar o pessimismo de lado: mulher a meditar

Ouça de que forma aquilo que diz é negativo, monitorize os seus pensamentos diariamente e repare nas suposições e conclusões negativas que retira frequentemente. Só pode tornar-se mais otimista quando aprender a identificar o seu pessimismo.

2.

<strong>Pense em algo positivo para substituir um pensamento pessimista</strong>

Se é um pessimista convicto é natural que no início os pensamentos otimistas lhe pareçam forçados e menos sinceros, mas com a prática vai tornar-se mais fácil ver o lado luminoso de todas as situações.

3.

Quando identificar um pensamento negativo, anote-o

Mulher a registar num caderno os momentos em que sente fome emocional

Quando identificar um pensamento negativo, anote-o: ao lado, desenhe uma coluna onde colocar quais as evidências que sustentam esse pensamento. De seguida, desenhe outra coluna para os argumentos que contrariam esse pensamento negativo. Inicialmente será mais fácil identificar evidências que apoiam o pensamento negativo, mas com a prática tornar-se-á mais fácil contrariar esse mesmo pensamento.

4.

Procure os aspetos positivos de todas as situações

A título de exemplo, a sua equipa de futebol teve uma derrota, mas pelo menos teve a oportunidade de assistir ao jogo rodeado de amigos num restaurante maravilhoso.

5.

<strong>Utilize o otimismo dos outros e torne-o parte de si</strong>

Como deixar o pessimismo de lado: mulher a olhar para o horizonte

Sempre que for assolado por um pensamento negativo, pense em alguém que conhece que tenha uma visão positiva da vida e pergunte a si mesmo o que é que essa pessoa faria ou pensaria em situações específicas. Tente pensar dessa forma também. Utilize o otimismo dos outros e torne-o parte de si.

6.

Dê feedback positivo a quem o rodeia

Todas as pessoas têm qualidades e competências que devem ser elogiadas. Aprenda a encontrar os pontos positivos dos outros e encoraje-os a continuar o bom trabalho.

7.

Dê feedback positivo a si mesmo

Como lidar com o stress durante o isolamento social: mulher pensativa sentada à porta do jardim de casa

Deixe de lado os pensamentos que costuma ter quando faz algo com sucesso, como por exemplo “de certeza que outra pessoa teria feito isto tão ou melhor que eu”, “não fiz nada de especial” ou “tive sorte”.

Se é pessimista certamente está habituado a sentir-se desconfortável quando coisas boas acontecem, mas está na hora de aprender a reconhecer as suas próprias qualidades.Por isso, aprenda a elogiar-se e a aceitar os elogios que lhe fazem.

8.

Tente identificar o propósito do pessimismo

É pessimista porque sente que o protege do desapontamento? Ajuda a que não se magoe? Ajuda-o a planear possíveis desafios?

Muitas vezes pensamos que o pessimismo e a preocupação são úteis, mas a verdade é que lidaria melhor com o desapontamento, a mágoa e os desafios se não estivesse tão envolto em ansiedade e negatividade.

9.

Assuma o risco de ser positivo e note como se sente melhor

Como deixar o pessimismo de lado: mulher a sorrir

Experimente ser positivo de forma constante e consistente. Inicialmente pode ser necessário algum ajuste e não será fácil, mas acredite que com a prática vem a perfeição.

10.

Pratique, pratique e pratique

Dedicou muitos anos a ser pessimista, portanto, é natural que o pessimismo não seja aprendido de um dia para o outro.

Em sumA

As atitudes e o humor são, sem dúvida, contagiantes, sobretudo quando estamos expostos a eles durante um longo período de tempo. 

Esta capacidade de contágio das emoções e do humor pode ser muito positiva mas também pode ter um impacto muito negativo, já que podemos facilmente espalhar o pessimismo e contagiar todos os que estão ao nosso redor.

Concentre-se no lado mais positivo e luminoso da vida e livre-se do pessimismo, das preocupações exageradas e do mau humor!

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