Nutricionista Rita Lima
Nutricionista Rita Lima
06 Jan, 2020 - 10:05

Drenantes: o que são e qual o seu verdadeiro efeito no emagrecimento

Nutricionista Rita Lima

Os drenantes ajudam a evitar e combater a retenção de líquidos e a facilitar a eliminação de gordura, promovendo a perda de peso.

Drenantes: o que são e qual o seu verdadeiro efeito no emagrecimento
O artigo continua após o anúncio

A perda de peso é um assunto que está sempre na ordem no dia. Além da acumulação de gordura que leva ao aumento de peso, ainda existe a questão da retenção de líquidos, que afeta particularmente pessoas do sexo feminino, podendo contribuir para a sensação de inchaço, aparecimento de celulite e outros problemas de saúde.

Neste contexto, e para prevenir ou tentar contornar estas duas questões, existem alguns compostos que podem ajudar e uma gama de suplementos chamada drenantes.

Com efeito, os drenantes têm como principal função eliminar a retenção de líquidos (através do seu efeito diurético), assim como promover a eliminação de gordura. Mas será que são realmente úteis no emagrecimento?

Retenção de líquidos: o que é e quais as principais causas

Drenantes: o que são e qual o seu verdadeiro efeito no emagrecimento

Para percebermos melhor a ação dos drenantes e se podem ajudar no emagrecimento, importa esclarecer o que é a retenção de líquidos.

Trata-se de uma condição que se caracteriza por uma acumulação excessiva de líquidos, dentro e fora das células, em particular nas células de gordura, dando origem a edema / inchaço e, consequentemente, a aumento de peso, má circulação e celulite.

Com efeito, para manter o equilíbrio hídrico e uma percentagem de cerca de 60% água, o nosso organismo tem mecanismos compensatórios que lhe permitem eliminar mais ou menos água de acordo com a percentagem que possui no momento.

Quando a ingestão hídrica é reduzida, os líquidos presentes nos vasos sanguíneos saem dos mesmos e acumulam-se no tecido subcutâneo, normalmente nas pernas, tornozelos, mãos, pés e abdómen, provocando o aspeto inchado da pele, sensação de pernas pesadas, desconforto e um aumento de peso.

A nível de causas da retenção de líquidos, a reduzida ingestão de água, o stress, a falta de exercício físico, ingestão excessiva de sal, toma de anticoncecionais hormonais (nomeadamente a pílula), temperaturas elevadas, problemas de saúde que causam variações hormonais (alterações na tiroide, por exemplo), doenças renais, hepáticas ou cardíacas e toma de medicamentos constituídos por cortisona, são as principais (1).

O artigo continua após o anúncio

Drenantes

Os drenantes são substâncias que aumentam a produção de urina pelo organismo e que ajudando a eliminar o excesso de água acumulado nos tecidos (ou seja, da retenção de líquidos). No entanto, note-se que a perda de peso alcançada com drenantes é maioritariamente à base de água e não de gordura, o que não se traduz numa perda de massa gorda, apenas de volume.

A maior parte dos suplementos drenantes concentram, normalmente, um ou mais princípios ativos / extratos de origem vegetal com ação fitoterápica, que quando concentrados, ajudam a alcançar, de forma mais rápida e eficaz, os resultados que pretende.

Visto que a maioria dos compostos com estes efeitos são plantas, em vez da utilização de suplementos, também é prática comum a utilização de chás à base destes compostos para produzir os mesmos efeitos.

1. Cavalinha

Chávena de chá de cavalinha

A cavalinha é uma planta amplamente consumida sob a forma de chá que ajuda a diminuir o inchaço e a retenção de líquidos, favorecendo a circulação sanguínea e reduzindo o aspeto casca de laranja.

Além do chá, existem também suplementos diuréticos e drenantes que incluem este composto na sua composição.

2. Dente de Leão

A raiz de dente-de-leão tem muitos compostos de ocorrência natural, incluindo inulina, sesquiterpenos, além de compostos fenólicos, como flavonoides, minerais e fitosteróis, que ajudam no apoio à função hepática e renal, funcionando como um tónico natural.

3. Cafeína

Drenantes: o que são e qual o seu verdadeiro efeito no emagrecimento

A cafeína, em especial a presente no chá verde, desempenha uma ação diurética, promovendo uma filtração renal mais eficaz e, consequentemente, uma maio eliminação de líquidos.

É necessário ter maior atenção caso sofra de hipertensão ou doenças cardiovasculares, pois a cafeína tem como efeito secundário o aumento da pressão arterial.

O artigo continua após o anúncio

4. Hibisco

Ao contrário dos compostos mencionados anteriormente, a evidência científica para o efeito drenante do hibisco ainda não é totalmente consistente, sendo, por isso necessários mais estudos nesta área para comprovar o seu efeito em humanos.

Apesar de os drenantes serem aparentemente seguros, se forem consumidos dentro das doses previstas (os únicos grupos contraindicados são grávidas e mulheres a amamentar, pessoas com doenças cardiovasculares ou hipertensas), a melhor forma de evitar a retenção de líquidos é aumentar a ingestão de água, diminuir ingestão de sódio, mexer-se mais e ingerir alimentos com maior teor de potássio, em particular hortofrutícolas.

Se aliar estas ações a um regime alimentar saudável, irá certamente perder peso de forma saudável e efetiva, ou seja, através da perda de massa gorda (2).

Veja também

Fontes

1. University of Illinois-Chicago, College of Medicine, 2017.  “Everything You Need to Know About Water Retention”. Disponível em: https://www.healthline.com/health/water-retention
2. West, H. (2017). “The 8 Best Natural Diuretics to Eat or Drink”. Disponível em: https://www.healthline.com/nutrition/best-diuretic-foods-drinks