Teresa Santos
Teresa Santos
29 Jun, 2020 - 15:12

Cuidados com a roupa/calçado ao entrar em casa

Teresa Santos

A COVID-19 ainda não desapareceu. Por isso, há que prevenir o contágio, nomeadamente tendo cuidados com a roupa/calçado ao entrar em casa. Saiba quais.

"Cuidados com a roupa/calçado ao entrar em casa

Desde que o plano de desconfinamento teve início, no passado mês de maio, as pessoas começaram, gradualmente, a sair mais de casa, a regressar aos seus trabalhos e a retomar as suas rotinas diárias (1). Porém, o novo coronavírus não desapareceu e, por isso, há cuidados com a roupa/calçado ao entrar em casa que deve continuar a ter, de modo a evitar o contágio pela COVID-19.

Mesmo cumprindo todas as recomendações e cuidados como usar máscara, higienizar as mãos e respeitar a etiqueta respiratória, sair de casa aumenta sempre o risco de contrair o novo coronavírus. Por isso, ao regressar à sua residência, há medidas que deve adotar, pois pode trazer, por exemplo, na sua roupa ou calçado o novo coronavírus.

Assim, tendo alguns cuidados com a roupa/calçado ao entrar em casa, consegue evitar que o vírus se propague pelas superfícies e torne a sua habitação numa zona contaminada e não segura (2).

COVID-19: informações gerais

Mulher a verificar febre com termómetro

Antes de lhe explicarmos quais os cuidados com a roupa/calçado ao entrar em casa, importa recordar alguns dados importantes sobre o novo coronavírus.

O SARS-CoV-2 surgiu no final de 2019, em Wuhan, na China. Ele pertence a uma família de vírus conhecida por provocar infeções respiratórias. COVID-19 é o nome dado à doença causada por este vírus.

O seu período de incubação pode ir de 2 a 14 dias e os seus principais sintomas são:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Dificuldade respiratória
  • Cefaleia
  • Dores musculares
  • Fraqueza generalizada.

Em caso de ter algum destes sintomas, deve isolar-se de imediato em casa e ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24).

Uma das dificuldades de diagnóstico desta doença é que ela nem sempre se manifesta com sintomas, ou seja, é possível estar infetado pelo novo coronavírus e ser assintomático. Daí, a importância de TODAS as pessoas adotarem as medidas de prevenção do contágio, pois mesmo os assintomáticos podem transmitir a doença.

Além do contágio através de superfícies contaminadas, a transmissão do vírus pode acontecer entre pessoas, através de gotículas, secreções e aerossóis infetados.

Cuidados com a roupa/calçado ao entrar em casa

Sapatilhas à entrada de casa

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, há precauções que deve tomar no momento de regressar a casa, vindo do exterior. Além da roupa e do calçado, há outras recomendações que deve adotar e que a seguir lhe deixamos.

Assim, sempre que entra em casa deve (3):

  1. Deixar o calçado, assim como as chaves, carteira, entre outros acessórios, à entrada da sua habitação ou numa zona que considere como zona suja/contaminada.
  2. Desinfetar adequadamente o telemóvel.
  3. Lavar as mãos, cumprindo as indicações da Direção-Geral da Saúde (4).
  4. Retirar toda a roupa e colocá-la na zona suja/contaminada.
  5. Tomar banho.

Como lavar a roupa que usa na rua?

Mulher a lavar roupa na máquina

Um estudo publicado na The Lancet adiantou que, em superfícies porosas como a roupa, o novo coronavírus é capaz de sobreviver até 2 dias (5). Por essa razão, há alguns cuidados a ter com a desinfeção da roupa, nomeadamente lavando-a com detergente, na máquina da roupa, a 60ºC de temperatura.

Caso a sua máquina de lavar roupa não atinja uma temperatura igual ou superior a 60ºC ou essa temperatura possa prejudicar as caraterísticas da roupa que pretende lavar, há outros procedimentos que pode seguir, nomeadamente juntar à máquina uma lixívia própria para roupa.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, estas precauções são especialmente importantes na roupa de pessoas (6):

  • Infetadas com COVID-19
  • Cuidadoras de doentes com COVID-19
  • Que trabalham em unidades de saúde e hospitais
  • Em contacto com pessoas e superfícies potencialmente contaminadas

Precauções ao sair de casa

Máscaras, álcool-gel, chaves, telemóvel em cima de mesa

Se são necessários alguns cuidados na hora de entrar em casa, também é importante ter algumas precauções no momento de sair do seu domicílio, para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, enquanto estiver na rua ou no exterior (7).

Assim, sempre que sair, deve:

  1. Evitar expor o corpo, preferindo roupa que tape o máximo de superfície corporal.
  2. Apanhar o cabelo com um “puxo” ou “rabo de cavalo”.
  3. Usar máscara, nos locais onde é obrigatório ou com muita gente.
  4. Usar lenços descartáveis ou luvas para tocar em superfícies potencialmente contaminadas, como os botões do elevador, as maçanetas das portas, os corrimãos das escadas, o dinheiro…
  5. Higienizar, com frequência, as mãos com água e sabão ou álcool/gel.
  6. Respeitar a etiqueta respiratória, espirrando e tossindo para um lenço descartável ou para a prega interna do cotovelo.
  7. Cumprir o distanciamento físico de, pelo menos, 2 metros.
  8. Evitar tocar na máscara e nos olhos.

Conclusão

Perante um vírus que se apresenta como altamente contagioso, nada como tomar o maior número de medidas preventivas da contaminação pela COVID-19, quer quando estamos fora de casa, quer quando chegamos a ela.

O facto de usar máscara, higienizar as mãos e praticar uma correta etiqueta respiratória não evita a 100% a transmissão do novo coronavírus. Por isso, principalmente quem contacta com doentes com COVID-19 ou trabalha em espaços frequentados por muitas pessoas, como zonas de atendimento ao público, deve ter precauções extra, nomeadamente cuidados com a roupa/calçado ao entrar em casa.

Siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde e reduza ao mínimo o risco de contrair o novo coronavírus.

COVID-19: guia informativo
Veja também COVID-19: guia essencial sobre a doença

Fontes

  1. Governo Português. Desconfinamento – Calendário. Agenda de Desconfinamento. Disponível em: https://covid19estamoson.gov.pt/plano-desconfinamento-medidas-gerais/desconfinamento-calendario/
  2. Direção-Geral da Saúde. COVID-19: Distanciamento Social. Disponível em: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/04/Distanciamento-social.pdf
  3. Direção-Geral da Saúde. Cuidados ao entrar em casa. Disponível em: https://www.facebook.com/direcaogeralsaude/photos/a.426922787330348/2961668800522388
  4. Direção-Geral da Saúde. Lavagem das mãos. Disponível em: https://www.facebook.com/direcaogeralsaude/photos/a.426922787330348/31016661498
  5. Stability of SARS-CoV-2 in different environmental conditions. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanmic/article/PIIS2666-5247(20)30003-3/fulltext
  6. Direção-Geral da Saúde. Quem precisa de desinfetar a roupa. Disponível em: https://www.facebook.com/direcaogeralsaude/photos/a.426922787330348/3014780791877855
  7. Direção-Geral da Saúde. Cuidados a ter quando sai de casa. Disponível em: https://www.facebook.com/direcaogeralsaude/photos/a.426922787330348/2959242560765012
Veja também