Camila Farinhas
Camila Farinhas
28 Mai, 2020 - 14:28

Máscaras de proteção: como usar corretamente e quais os cuidados a ter na sua utilização?

Camila Farinhas

Saber como usar corretamente as máscaras de proteção é essencial para a prevenção do contágio. Descubra o que deve ter em atenção quando a utilizar.

Como usar máscara corretamente: mulher a colocar máscara de proteção na face

Além das viseiras e das luvas, as máscaras de proteção integram o conjunto de equipamentos de protecção individual (EPI) em que o principal objetivo é a proteção das mucosas (olhos, nariz e boca). Saber como usar máscara corretamente diminui o risco de infeção pelo novo coronavírus e, consequentemente, a sua transmissão comunitária.

Deverá, no entanto, ser tido em consideração que o seu uso não dispensa as demais medidas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde: lavagem frequente das mãos com sabão ou solução à base de álcool, uso de etiqueta respiratória, distanciamento social e uso de barreiras físicas (1, 2).

Como usar corretamente as máscaras de proteção e quais os cuidados a ter na sua utilização?

O uso de máscara apenas é útil quando usada em conjunto com a lavagem frequente das mãos, utilizando água e sabão ou uma solução à base de álcool.

Assim, antes e depois de usar máscaras de proteção deverá realizar os seguintes procedimentos (6):

  1. Higienizar as mãos com água e sabão, ou utilizando uma solução à base de álcool.
  2. Identificar o lado da máscara que ficará em contato com a face (nas máscaras cirúrgicas é o lado branco. O lado colorido fica virado para fora) e prende-la à cabeça com os atilhos ou elásticos.
  3. Garantir que o nariz, boca e queixo estão totalmente cobertos pela máscara.
  4. Moldar o dispositivo metálico ao nariz, garantindo que fica totalmente ajustado à face.
  5. Mudar de máscara a cada 4 horas ou se esta ficar húmida. Deverá higienizar as mãos e retirá-la segurando nos atilhos ou elásticos sem nunca tocar na face externa.
  6. Descartar a máscara no lixo e repetir a higienização das mãos.
  7. É muito importante que durante a utilização da máscara, não a retire para falar, tossir ou tocar na face. Também não deverá colocá-la ao pescoço.

Uso óculos e as lentes ficam embaciadas. E agora?

Para quem usa óculos, as máscaras de proteção podem ser mais desafiantes. A condensação que ocorre devido ao ar quente expirado entrar em contato com as lentes, faz com que estas fiquem embaciadas. Este fato poderá causar incómodo ao desempenhar as tarefas diárias. Para solucionar este problema deverá (7):  

  • Começar por ajustar correctamente a máscara ao nariz utilizando o dispositivo metálico.
  • Caso não seja suficiente, deve colocar a máscara mais para cima (garantindo que o nariz, queixo e boca continuam cobertos) e colocar os óculos sob o rebordo superior da máscara.
  • Poderá ainda ajustar a máscara à face utilizando adesivo adequado a peles sensíveis

Uma vez que o vírus é também transmitido através da via ocular, não deverá esfregar os olhos. Se utilizar lentes de contato, higienizar as mãos antes da sua colocação e após a remoção é essencial.

Que tipos de máscaras de proteção existem e qual devo usar?

Tipos de máscaras de proteção

Existem diferentes tipos de máscaras de proteção, sendo eles (1):

1.

Máscaras não-cirúrgicas, comunitárias ou de uso social

  • São as mais comuns e destinam-se à população em geral
  • Possuem, na sua constituição, diferentes materiais têxteis. Preferencialmente devem ter o selo de “Máscaras COVID-19 Aprovado”, pois este assegura que são certificadas pela Direção-Geral da Saúde, INFARMED e ASAE.
  • No site do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (CITEVE), pode ser encontrada uma base de dados actualizada permanentemente com as marcas e fabricantes de máscaras certificados

Cuidados a ter na lavagem e desinfecção de máscaras comunitárias reutilizáveis

  • Devem ser lavadas antes da sua primeira utilização e guardadas em local apropriado, como por exemplo uma bolsa. O número máximo de reutilizações deverá ser descrito pelo fabricante.
  • Após utilizar a máscara, esta deve ser colocada num saco fechado até ser lavada
  • Deverá utilizar-se o programa de lavagem normal e temperatura a 60º
  • Garantir que está bem seca antes de a usar novamente (3)
2.

Máscaras de proteção cirúrgicas (descartáveis)

Destinadas a todas as pessoas que permaneçam em:

  • Espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços
  • Serviços e edifícios de atendimento ao público
  • Estabelecimentos de ensino e creches pelos funcionários docentes e não docentes e pelos alunos maiores de seis anos
  • Transportes coletivos de passageiros (4)

E ainda nas seguintes situações:

  • Profissionais de saúde
  • Pessoas infetadas com COVID-19
  • Pessoas com sintomas de infeção respiratória como febre, tosse ou dificuldade respiratória
  • Cuidadores de pessoas infetadas com COVID-19
  • Pessoas no interior de instituições de saúde
  • Pessoas com estados de imunossupressão
  • Pessoas com doenças crónicas
  • Idosos (mais de 65 anos de idade)
  • Profissionais com elevado risco de exposição em algumas tarefas da sua actividade (5)
3.

Máscaras com respiradores

  • Destinadas a situações específicas, como por exemplo uso por profissionais de saúde ou outros profissionais com risco de exposição ocupacional.

Conclusão

Com a leitura deste artigo, conclui-se que apenas usar máscaras de proteção não é suficiente. A correta higienização das mãos ao longo do dia, antes e após a utilização das máscaras, respeitar a etiqueta respiratória e manter o distanciamento social, são procedimentos que devem ser realizados em conjunto. Implementar estas medidas no nosso quotidiano é essencial. Só assim será possível evitar a transmissão comunitária do novo coronavírus.

De salientar que os utilizadores de máscaras comunitárias reutilizáveis devem seguir as indicações sugeridas neste artigo para correta desinfeção e prevenir possíveis contaminações.

Para as pessoas que usam óculos, existem algumas formas de diminuir o incómodo causado pelo embaciamento das lentes, tal como explicado.

Proteja-se a si e aos outros!

Fontes

  1. Serviço Nacional de Saúde (2020). Equipamentos de proteção. Acedido em 23 de Maio de 2020. Disponível em: https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/prevencao/medidas-preventivas/equipamentos-de-protecao/#sec-1
  2. Direção Geral da Saúde (2020). COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO. Uso de máscaras na comunidade. Disponível em: https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/informacoes/informacao-n-0092020-de-13042020-pdf.aspx
  3. Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (2020). Fichas técnicas máscaras comunitárias reutilizáveis. Acedido em 24 de Maio de 2020. Disponível em: https://www.citeve.pt/artigo/ft_mascaras_sociais_reutilizaveis
  4. Direção Geral da Saúde (2020). COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO. Procedimentos nos transportes públicos. Disponível em: https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0272020-de-20052020-pdf.aspx
  5. World Health Organization (2020). Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public: When and how to use masks. Acedido em 23 de Maio de 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/when-and-how-to-use-masks
  6. Cleveland Clinic (2020). How to keep your glasses from fogging up while wearing a mask. Acedido em 23 de Maio de 2020. Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/how-to-keep-your-glasses-fog-free-while-wearing-a-mask/
Veja também