Nutricionista Inês Sanches
Nutricionista Inês Sanches
13 Jun, 2017 - 16:06

Conheça os melhores chás para prisão de ventre

Nutricionista Inês Sanches

Desde o chá de ameixa preta até ao chá de gengibre, todos eles vão fazer com que se sinta melhor.

Conheça os melhores chás para prisão de ventre

Sabia que os chás para prisão de ventre são uma das melhores formas de acabar com o problema?

A prisão de ventre, também conhecida por obstipação, caracteriza-se pela dificuldade em evacuar as fezes. Apesar de não ser uma doença, é um problema que afeta a qualidade de vida de quem o tem.

Dentro das causas mais comuns para a prisão de ventre está a baixa ingestão de fibras, a falta de atividade física, pouca ingestão de líquidos e também desregulações hormonais.

A prisão de ventre pode causar constrangimentos em termos sociais, por isso o melhor é tentar solucionar o problema e evitar situações mais desconfortáveis que podem oocorrer no dia-a-dia. 

Os 4 melhores chás para prisão de ventre que tem que experimentar

Muitas pessoas conseguem tratar a prisão de ventre apenas com mudanças feitas na alimentação. Neste artigo fazemos referencia a um dos melhores remédios naturais para ajudar a liberar o intestino: o chá.

1.  Chá de ameixa preta

cha de ameixa preta

O chá de ameixa é excelente para combater a prisão de ventre graças a uma substância denominada sorbitol, um laxante natural que facilita a eliminação das fezes.

A fruta por si só também ajuda a eliminar a obstipação, uma vez que é rica em fibras, hidratos de carbono, sódio, magnésio, potássio e vitaminas A e C.

O chá de ameixa também ajuda a regularizar o nível do colesterol, fortalece o sistema imunitário e ajuda na perda de peso.

Preparação: Pode preparar este chá de duas formas distintas: com as folhas da ameixa ou com ameixas só. Para o primeiro necessita de folhas da ameixa e água quente. No segundo caso, necessita de ameixas pretas trituradas. Para melhores resultados, o chá deve ser tomado em jejum.

2. Chá de cidreira

cha de cidreira

Além do sabor agradável, o chá de erva cidreira pode ajudar as pessoas que sofrem de prisão de ventre a manter o intestino sempre funcional.

O chá de cidreira possui propriedades anti-espasmódicas que ajudam a combater os gases e a facilitar a saídas das fezes.

Preparação: Para melhores resultados, as folhas de cidreira devem ser fervidas em água. A toma duas vezes por dia é o ideal quando o problema está presente.

3. Chá de gengibre

cha de gengibre

Apesar de muito utilizado contra gripes e constipações, o gengibre também tem efeitos benéficos no sistema digestivo e pode ajudar no combate a prisão de ventre.

Preparação: Para preparar este chá, basta ferver água com 3 rodelas de gengibre ou uma colher de chá de gengibre em pó.

4. Chá de ruibarbo

cha de ruibarbo

O chá de ruibarbo é óptimo para a prisão de ventre, uma vez que esta planta apresenta propriedades que estimulam os músculos intestinais e ajudam o intestino a absorver água.

Preparação: Utilize folhas secas de ruibarbo para fazer o chá e junte-as em água a ferver. Beba o chá ao inicio da noite durante o tempo necessário para que os intestinos voltem a funcionar como habitual.

Conselhos úteis para ajudar o solucionar o problema

Já lhe apresentamos os melhores chás para prisão de ventre, que vão ajudar ao bom funcionamento intestino. Prepare em casa e veja se realmente funciona no seu caso.

Ainda assim, podem ser necessários mais cuidados. A adoção de um estilo de vida saudável certamente será uma mais valia que o ajudará a sentir-se melhor.

  1. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Inclua alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, leguminosas, fruta e vegetais.
  2. Beba iogurtes com bífidos ativos. Estes ajudam a regular o trânsito intestinal.
  3. Beba, no mínimo, 1,5 litros de água por dia.
  4. Pratique exercício físico diariamente. A atividade muscular estimula o funcionamento intestinal.
  5. Não ignore ou reprima a necessidade de evacuar.

Veja também: