Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo
Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo
15 Jul, 2019 - 15:44

6 motivos para inserir cerejas na sua alimentação diária

Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Sabia que as cerejas, para além do seu delicioso sabor, também podem ser benéficas para a saúde? Conheça 6 motivos para ingerir cerejas, ao longo do artigo.

6 motivos para inserir cerejas na sua alimentação diária
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As cerejas são um fruto extremamente rico do ponto de vista nutricional, pelo seu teor em vitaminas, como a A e a C, em minerais, como o cálcio, o fósforo e o potássio, e em fibra. Por esse motivo, apesar da sua composição nutricional poder variar ligeiramente dependendo da variedade, são vários os benefícios que o consumo desta frutas pode oferecer ao nosso organismo, que poderá conhecer ao longo do artigo.

Tal como os outros frutos da época, as cerejas não devem ficar esquecidas, sendo a sua apanha efetuada a partir da segunda quinzena de maio e, normalmente, até ao final de julho. Se pretende tirar o máximo proveito nutricional e organolético, veja ainda como poderá escolher as melhores cerejas e como as conservar.

6 benefícios do consumo de cerejas

1. Ação anti-inflamatória

cerejas mulher cheia de energia

As cerejas, devido ao seu teor em antocianinas, têm demonstrado em diversos estudos, fortes efeitos anti-inflamatórios, já que atuam ao nível dos danos causados pelos radicais livres, fortalecendo o sistema imunitário e retardando o envelhecimento celular precoce.

Assim, o consumo deste fruto poderá ser benéfico no controlo dos sintomas complicações inflamatórias, como o caso da artrite, tendinite ou doença inflamatória do intestino.

2. Proteção cardiovascular

cerejas protecao cardiovascular

Por ter efeitos positivos sobre algumas condições que determinam a sua saúde cardiovascular, como a gordura corporal, o colesterol e situações inflamatórias, o consumo de cerejas está associado à proteção deste sistema.

3. Melhoria da saúde da pele, unhas e cabelo

cerejas cabelo saudavel

Por serem ricas em betacarotenos, as cerejas podem melhorar a saúde da pele, unhas e cabelo, mantendo-os protegidos. Este composto, para além de precursor da vitamina A, também tem um forte efeito antioxidante, que ajudará a combater os efeitos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele, para além de colaborarem na preservação do colagéneo, responsável pela elasticidade e tonicidade deste órgão.

Para além disso, os betacarotenos contribuem ainda para a formação da melanina, composto responsável pela pigmentação da pele, auxiliando-o a manter o seu bronzeado.

4. Ajuda a adormecer

cerejas mulher a dormir

As cerejas também poderão ser um excelente aliado no momento de adormecer. Por ser rico em melatonina, este fruto ajuda a regular os ciclos de sono.

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5. Prevenção de alguns tipos de cancro

cerejas homem e mulher em exercicio

O ácido elágico é mais um poderoso antioxidante presente na cereja. Este composto irá, assim, auxiliar o organismo a combater os danos associados ao efeito dos radicais livres, prevenindo um envelhecimento celular precoce.

Vários estudos demonstram um efeito preventivo e terapêutico do consumo de cerejas associado ao desenvolvimento tumoral, nomeadamente em casos de cancro do cólon, da próstata, dos ovários e do pâncreas.

6. Auxílio no controlo do peso

cerejas controlo do peso

Esta é mais uma vantagem das cerejas para a maioria das pessoas que as consome. Para além de nos proporcionar vários benefícios para a saúde, ainda nos ajuda a manter o peso, por ter um valor energético reduzido comparativamente com outros alimentos.

100g de cerejas (aproximadamente 10 unidades, dependendo do tamanho do fruto) oferece-nos apenas cerca de 60 kcal. Para além disso, o seu teor de fibra também irá permitir prolongar a saciedade por mais tempo, evitando que faça refeições desnecessárias ou coma em excesso.

Outras curiosidades e dicas sobre as cerejas

smoothie de cerejas

No sentido de tirar o máximo proveito deste fruto, tanto a nível nutricional como a nível organolético, existem algumas dicas que poderá considerar:

  • No momento de escolher as cerejas, prefira as mais carnudas, com uma pele firme, brilhante e sem cortes;
  • O pedúnculo da cereja deve ser mantido sempre no fruto, que deverá ser verde e estar bem preso;
  • Evite comprar cerejas verdes, uma vez que, quando não é apanhado maduro, este fruto não fica doce à medida que amadurece;
  • Para uma melhor conservação das cerejas, armazena-as sem lavar num recipiente sem tampa na zona mais fria do frigorífico;
  • A congelação das cerejas também poderá ser uma boa alternativa para evitar que se estraguem, permitindo consumi-las mais tarde, idealmente em receitas;
  • Por falar em receitas, apesar do ideal ser consumir a fruta ao natural, deixe a sua imaginação fluir e inclua este fruto em pratos como bolos, compotas, smoothies e batidos;
  • Os pedúnculos das cerejas têm também vários benefícios para o nosso organismo (como efeito diurético e preventivo de complicações como infeções urinárias e problemas reumáticos), pelo que, se for oportuno, não os desperdice quando consumir as cerejas, deixe-os secar num ambiente seco e conserve-os para fazer uma infusão. Para isso, basta colocar cerca de 3 colheres de sopa de pedúnculos de cereja secos num litro de água a ferver, deixar repousar durante cerca de 5 minutos e coar.

Em suma…

Não restam dúvidas de que as cerejas são um fruto da época a privilegiar por todos os benefícios que podem trazer à nossa saúde. No entanto, procure não exagerar no seu consumo.

Por ser um fruto muito saboroso, fresco e que se come com bastante facilidade, rapidamente se cometem excessos. Procure colocar junto a si apenas a quantidade que pretende comer, para evitar comer demasiadas cerejas e, assim, fugir a um aporte calórico exagerado e possíveis desconfortos gástricos.

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