Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
27 Jul, 2020 - 09:18

Sem desculpas: 8 apps para treinar ao ar livre

Mónica Carvalho

Em casa pode ser aborrecido e a vontade de ir ao ginásio não é muita. Isso não é motivo para deixar de fazer exercício físico. Conheça, então, 8 apps para treinar ao ar livre.

Apps para treinar ao ar livre

Aproveitar o bom tempo para fazer exercício físico no exterior é algo que lhe vai trazer motivação extra, pois poderá desfrutar dos dias mais longos e de locais que farão com que se sinta bem e cheio de energia. Para ajudar, conheça algumas apps para treinar ao ar livre, que darão todas as preciosas indicações para cumprir os seus objetivos.

Evite apenas fazer exercício físico ao ar livre nas horas de maior calor, aproveitando o início ou final do dia, em que as temperaturas ficam mais amenas, criando o ambiente perfeito para cumprir com a sua rotina de treino.

E não pense que treinar ao ar livre consiste apenas em caminhar ou correr: há inúmeros exercícios e tipos de treino que poderá fazer, recorrendo apenas ao peso corporal, logo sem ter de se preocupar em levar acessórios para realizar os treinos.

Mulher a fazer treino funcional ao ar livre
Veja também Treino funcional ao ar livre: como fazer e vantagens

8 apps para treinar ao ar livre

Mulher a sincronizar dispositivos para treinar ao ar livre
1.

Nike Training Club

Esta app é bastante conhecida dos amantes de desporto e disponibiliza mais de 160 treinos grátis, entre rotinas de exercícios de força, resistência ou mobilidade – surpreendentemente até apresenta treinos de yoga. Já se imagina na praia ou num jardim, durante o por do sol a fazer o seu treino de forma descontraída e relaxada? Uma excelente forma de terminar o dia, verdade?

A app Nike Training Club disponibiliza treinos de 15 a 45 minutos, separados por diferentes níveis: iniciante, intermediário e avançado.

Além disso, a app tem vários conteúdos criados por estrelas do desporto associadas à Nike, como Michael Jordan, Cristiano Ronaldo e Serena Williams.

2.

Strava

Se é fã de corrida, ciclismo ou caminhada ao ar livre, deve instalar a Strava e ver o que a app tem para lhe oferecer. Permite registar o percurso que irá fazer e em várias métricas, de modo a que se possa desafiar a si próprio a cada treino que faz.

A aplicação também pode ser emparelhada com vários dispositivos de apoio ao treino.  

Plano de treino de corrida: mulher a correr no parque
Veja também Plano de treino de corrida: como obter o melhor rendimento
3.

Keelo

O Keelo é uma app especialmente dedicada aos fãs de exercícios HIIT pré-programados, para que, em menos de 20 minutos, possa dar tudo o que tem e consegue e fazer um treino rápido, mas intenso.

Para quem tem pouco tempo livre, esta é uma excelente forma de aproveitar ao máximo cada minuto, sem ter de estar preocupado em controlar o tempo de exercício ou o tempo de intervalo, na medida em que a app faz tudo por si.

Mulher a fazer treino ao ar livre de 20 minutos
Veja também Treino ao ar livre de 20 minutos
Mulher a escolher app de programa de treino
4.

Sworkit

A aplicação Sworkit disponibiliza aos usuários planos de treino personalizados e sem necessidade de equipamento, com vídeos guiados muito completos para cada treino.

Para tal, apenas deve inserir algumas informações na aplicação, indicando o tipo de treino que procura ou necessita (força, cardio, yoga ou alongamento), bem como a quantidade de tempo que tem disponível e que pode ir de cinco minutos a uma hora.

5.

Asana Rebel

Asana Rebel é uma aplicação de fitness inspirada no yoga, na medida em que têm por base aspetos do yoga adaptados a exercícios mais comuns.

Nesse sentido, acaba por ser uma app bastante interessante por combinar de forma equilibrada dois mundos diferentes, mas altamente complementares.

Deverá inserir os seus objetivos, para poder escolher as aulas e programas com base em quanto tempo disponível tem e na intensidade que procura.

6.

Seconds Interval Timer

A aplicação Seconds Interval Timer cronometra os intervalos de alta e baixa intensidade durante os exercícios HIIT, de modo a poder realizar os seus treinos ao ar livre da forma mais simplificada possível.  

Dessa forma, a app permite-lhe focar ao máximo nos exercícios e no seu empenho, sem estar preocupado com o tempo dedicado a cada exercício e a olhar constantemente para o relógio. Assim, conte com um parceiro de treino muito fiável e útil.

Mulher a fazer treino intervalado
Veja também Treino intervalado: o que é, benefícios e plano de treino
Mulher a treinar no parque com app
7.

Today

Para quem gosta de rotina, equilíbrio e consistência, a aplicação Today é absolutamente indicada, porque irá encaminhar e motivar qualquer pessoa. Isto acontece pelo modo de funcionamento da app: deverá criar e estipular objetivos, que vão muito além da prática de exercício físico, mas que contribuem para o seu bem-estar geral, como dormir mais ou beber mais água.

Depois, à medida que vai alcançando cada objetivo, deverá assinalar nas respetivas caixas e a satisfação que dá quando vemos as nossas metas a serem alcançadas…

8.

Adidas Running

Os recursos disponibilizados na aplicação Adidas Running by Runtastic foram criados para providenciar a motivação necessária para fazê-lo sair de casa e aproveitar o bom tempo que se faz sentir lá fora.

A app funciona como uma espécie de treinador, cujo áudio irá indicar se está no caminho certo, como está a ser percurso e desenvolvimento e até poderá receber aplausos em casos de excelentes prestações. Pormenores que farão a diferença, principalmente naqueles dias em que se sente mais em baixo e precisa de um empurrão para sair e fazer acontecer.

Bons treinos!

Veja também