Receitas de sonhos ou filhós de abóbora saudáveis

É fã de doces de Natal mas não quer descurar da dieta e alimentação saudável? Hoje trazemos-lhe uma receita de sonhos ou filhós saudáveis que vão fazer as delícias no Natal.

Receitas de sonhos ou filhós de abóbora saudáveis
Opções mais saudáveis dos tradicionais doces de Natal.

Quando penso no Natal vem-me sempre à memória as tardes inteiras em que a minha avó fazia as filhós ou sonhos de abóbora. O cheirinho a canela e a fritos saía da cozinha e alastrava por toda a casa. Na altura ninguém se preocupava com o açúcar nem com óleo que usávamos para fritar. Mas estamos no século XXI, sabemos que afinal o açúcar e os fritos são os grandes vilões causadores das doenças do século.

Então o que devemos fazer para continuar a ter o nosso Natal pleno de sabor com os doces tradicionais, é ir alterando as receitas para soluções mais saudáveis.

Foi isso que fiz tentando tornar estes sonhos ou filhós de abóbora saudáveis. Depois de algumas experiências, foi este o produto final que se mostrou muito apelativo.

Nesta solução o óleo e o açúcar refinado não entram e no fim vai perceber que o sabor está lá todo.

Receita de sonhos ou filhós de abóbora saudáveis


receita de sonhos ou filhos de abobora saudaveis

– Ingredientes para cerca de 30 sonhos –

  • 1 kg de abóbora
  • 4 ovos
  • 250g de farinha de aveia ou espelta ou trigo (se não for intolerante)
  • ½ dl de leite (pode ser animal ou vegetal)
  • Raspa de limão ou de laranja
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavado ou de côco
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • Canela em pó qb
  • Mel a gosto

– Modo de Preparação –

  1. Comece por cozer a abóbora em água e sal.
  2. Depois de cozida deixe escorrer de um dia para o outro (utilize um passador de rede onde deve colocar um pano e deite a abóbora em cima do pano).
  3. No dia seguinte triture a abóbora e vá juntando todos os ingredientes, nomeadamente as gemas, a farinha com o fermento, o leite, a raspa de limão/laranja, e o açúcar.
  4. Por fim bata as claras em castelo e adicione ao preparado mas envolvendo de baixo para cima para que o preparado fique fofo.
  5. Deixe descansar meia-hora.
  6. Pré-aqueça o forno a 160ºc
  7. Numa forma de queques ou muffins, forre os espaços com papel vegetal. Deite colheradas da massa até ficar quase cheio.
  8. Leve ao forno durante 15 a 20 minutos.

No fim tem três opções:

  1. Polvilhar com canela e regar com mel.
  2. Passar os fofos por uma mistura de canela e açúcar de coco.
  3. Fazer uma calda de vinho do Porto, um pouco de água e mel (a gosto). Deixar ferver um bocado e num fim borrifar os sonhos com esta calda.

Delicie-se!

> Encontra várias receitas no livro “Crianças Saudáveis, Famílias Felizes”, da autora Luísa Fortes da Cunha, do blog My Casual Brunch e da Raquel Fortes, do blog It’s Up to You.

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Luísa Fortes da Cunha Luísa Fortes da Cunha

Licenciada em Educação Física, Mestre em Gestão da Formação Desportiva, Autora do Blog My Casual Brunch e escritora de literatura juvenil da popular série Teodora, com 16 livros publicados. Co autora do livro “Crianças Saudáveis, Famílias Felizes”, com Raquel Fortes, do blogue It’s Up to You, editado pela Lua de Papel, do Grupo Leya.