Luísa Fortes da Cunha
Luísa Fortes da Cunha
12 Set, 2017 - 20:07

Overnight de framboesa e groselha: pequeno-almoço para o regresso às aulas

Luísa Fortes da Cunha

Overnight de framboesa e groselha é um exemplo de um pequeno-almoço completo, cheio de vitaminas e bastante fácil de fazer, indicado para as crianças no regresso às aulas.

Overnight de framboesa e groselha: pequeno-almoço para o regresso às aulas
O artigo continua após o anúncio

O ano letivo está prestes a começar e uma das nossas preocupações prende-se com o facto de haver um número considerável de crianças e jovens que não tomam o pequeno-almoço quando vão para a escola. Este comportamento vai refletir-se na falta de atenção nas aulas e a sonolência associada. Mais preocupante ainda é no intervalo das aulas saírem da escola (normalmente os adolescentes) para se dirigirem ao café mais próximo e comprarem um pedaço de pizza, ou um pacote de batatas fritas ou mesmo um bolo fazendo aumentar as estatísticas de obesidade infantil e juvenil.

Com o intuito de reduzir este comportamento sugerimos um overnight de framboesa e groselha, um pequeno-almoço preparado no dia anterior.

Mas o que é um overnight?

Overnight oats significa que os flocos de aveia são mergulhados num líquido, geralmente leite, e ficam durante toda a noite no frigorífico. A ideia é fazer com que as propriedades dos ingredientes se soltem durante a noite (como no caso da aveia, das sementes de chia, entre outras) e juntar a esse preparado fruta, iogurte, sementes e frutos secos, que se dispõem em camadas.

Quem experimenta fica fã e não há desculpa para não tomar o pequeno-almoço em casa. Também pode optar por fazer o overnight oat num frasco com tampa hermética e levá-la na marmita. Muitos dos overnight levam pudim de chia (mistura de iogurte com sementes de chia).

Receita de Overnight de Framboesa e Groselha

overnight oats de framboesa e groselha

Maria Inês Mendes (blogue: Ananás e Hortelã)

– Ingredientes –

  • 3 colheres de sopa de flocos de aveia
  • 1 mão cheia de framboesas
  • 1 e ½ iogurte grego ligeiro
  • 1 colher de sopa de sementes de chia
  • 3 colheres de sopa de granola
  • Groselhas a gosto

– Modo de Preparação –

  1. Comece por misturar ½ iogurte com as framboesas e a aveia e triture.
  2. Encha um terço dos copos com o batido acabado de fazer.
  3. Faça camadas começando por colocar duas colheres de granola em cada copo e a seguir divida o iogurte pelos dois overnights.
  4. Termine com mais um pouco de batido de framboesas.
  5. No topo coloque algumas groselhas.

> Encontra várias receitas no livro “Crianças Saudáveis, Famílias Felizes”, da autora Luísa Fortes da Cunha, do blog My Casual Brunch e da Raquel Fortes, do blog It’s Up to You.

Pode acompanhar esta e outras receitas através da:

Veja também: