Manteiga Ghee: uma boa alternativa à manteiga tradicional?

A manteiga Ghee é produzida a partir de manteiga sem sal e sofre transformações que a tornam mais saudável do que a manteiga tradicional. Além disso, é um produto sem lactose e sem caseína, sendo indicado para intolerantes à lactose e para pessoas sensíveis à caseína. No entanto, como em tudo, não deve ser consumida em excesso.

Manteiga Ghee: uma boa alternativa à manteiga tradicional?
De cor dourada / amarelada, este substituto da manteiga tradicional é mais saudável e apresenta melhor digestibilidade.

É do conhecimento geral que a manteiga é uma gordura que não traz benefícios para a saúde e que pode, devido ao teor de gordura essencialmente saturada, ser promotora de dislipidemia e doenças cardiovasculares.

Neste contexto, têm vindo a surgir várias alternativas para a substituir: nomeadamente a manteiga magra, as margarinas, os cremes vegetais para barrar, o próprio óleo de coco e mais recentemente a manteiga Ghee.

O azeite continua a ser a gordura mais saudável, mas para os verdadeiros apreciadores de manteiga, a Ghee poderá ser uma boa alternativa.

O que é a manteiga Ghee e como se obtém?


manteiga ghee em frasco de vidro

A manteiga Ghee é um alimento muito utilizado na culinária indiana, e que tem tido cada vez mais procura na Europa como alternativa à manteiga tradicional.

Trata-se de uma manteiga clarificada, elaborada a partir da manteiga sem sal, que devido ao seu modo de preparação, torna-se menos prejudicial à saúde, em particular devido aos seus ácidos gordos de cadeia curta e média.

Para a preparação da manteiga Ghee, a manteiga tradicional sem sal é derretida em banho-maria, o que faz com que os constituintes se separem — a espuma aparecerá na parte de cima, os sólidos do leite no fundo e a manteiga clarificada (a parte que vai utilizar) entre os dois.

Neste processo, a caseína (uma das proteína do leite) e a lactose são também removidas, sendo, por isso, uma alternativa para intolerantes à lactose e para pessoas sensíveis à caseína.

Por estes motivos, esta manteiga tem a vantagem de ser mais facilmente digerível e de ser mais versátil do que manteiga tradicional: pode ser utilizada para fritar, refogar ou saltear, ou para barrar em pão, tostas, etc, não necessitando de refrigeração.

Com efeito, o facto de poder ser conservada tanto à temperatura ambiente como com frio ou com calor, constitui mais uma das suas vantagens.

Mas atenção, não deixa de ser feita a partir de gordura e de ser rica neste nutriente. Como tal, além de apresentar um valor energético elevado, se a consumir em excesso vai deixar de ser uma boa alternativa.

Vantagens da manteiga Ghee em relação à manteiga tradicional


saude do coracao

Estas são algumas das vantagens que a manteiga Ghee possui em detrimento da manteiga tradicional:

  • É estável à temperatura ambiente, não sendo necessário guardar no frigorífico;
  • Possui maior percentagem de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) do que a manteiga tradicional;
  • Apresenta uma concentração maior de ácidos gordos de cadeia curta e média, que apresentam benefícios para a saúde cardiovascular;
  • É adequada para pessoas intolerantes à lactose ou sensíveis à caseína;
  • Possui maior quantidade de butirato, um ácido gordo com propriedades anti-inflamatórias que promove a saúde intestinal.

 

Onde comprar e como fazer manteiga Ghee?


colher de manteiga ghee

A manteiga Ghee pode ser comprada nos hipermercados ou lojas dietéticas e pode também ser preparada em casa.
Se quiser optar pela segunda alternativa, tome nota da receita.

Receita caseira de manteiga Ghee:

– Ingredientes – 

  • 400 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 litro de água (caso opte por fazer em banho maria)

– Modo de preparação –

  1. Colocar a manteiga sem sal num recipiente próprio para levar a banho-maria (como pirex por exemplo). Numa panela colocar a água e levar ao lume até ferver. No interior da panela colocar o recipiente com a manteiga para derreter.
  2. Enquanto a manteiga derrete, irá formar-se uma espécie de espuma branca que se vai acumular à superfície do líquido. Com o auxílio de uma espumadeira, retirar e descartar a espuma formada durante o processo. Quando a produção de espuma branca cessar, desligar o fogo.
  3. No final encontra no fundo do recipiente uma quantidade variável de um depósito esbranquiçado (varia em quantidade dependendo do tipo de manteiga utilizada), que constitui a lactose existente na manteiga.

Nota: Para ter a certeza que a sua manteiga Ghee é desprovida de lactose, opte por filtrar com cuidado o líquido obtido para um frasco com tampa e armazene.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.