Como cozinhar tofu: tire melhor partido deste alimento saudável

O tofu está cada vez mais presente na alimentação de quem procura um estilo de vida mais saudável. Mas ainda há dúvidas sobre a melhor forma de preparação para se obter um sabor e consistência agradáveis. As sugestões que apresentamos vão certamente trazer à mesa este alimento de forma mais frequente.

Como cozinhar tofu: tire melhor partido deste alimento saudável
Esclareça as dúvidas sobre o modo de cozinhar tofu.

Antes de saber como cozinhar tofu, é importante que saiba escolher o tipo de tofu que vai usar e preparar. É também importante saber como conservar este alimento, de forma a preservar a sua consistência e dar-lhe o máximo de sabor possível.

O que é o tofu?


como cozinhar tofu

O tofu é um alimento à base de soja, com uma textura semelhante ao queijo. Conhecido por ser uma opção que substitui carnes e queijos na dieta vegan e vegetariana, o tofu é um alimento que fornece proteína e não é uma opção recente.

Há mais de dois mil anos que o tofu é consumido na China, seguindo para o Japão e a Coreia, para então ser comercializado por todo o mundo. Atualmente é considerado um alimento importante para quem pratica uma dieta sem fontes de proteína animal, fornecendo valores nutricionais interessantes.

Este alimento ganha mais adeptos à medida que se experimenta e se aprende a cozinhar. Porém, tal como qualquer alimento, deve ser consumido de forma moderada, preferencialmente com a recomendação de um nutricionista, e inserido numa dieta equilibrada e adaptada às necessidades individuais.

Tipos de tofu


Existem dois tipos de tofu mais comuns, o suave (silken), de textura mais lisa e cremosa, sendo a opção mais recomendada para a preparação de sobremesas e molhos, e o tofu firme ou extra-firme, ideal para a preparação de grelhados, salteados e cozidos.

Pode também encontrar-se tofu fumado e temperado, em pasta para barrar ou em pequenos pedaços prontos para utilização de forma mais prática.

Para obter um tofu de melhor qualidade, a recomendação é que escolha um produto de fonte orgânica/biológica e que esteja refrigerado.

Modo de conservação do tofu


A melhor forma de conservar o tofu é no frigorífico, durante o tempo indicado na embalagem. Ao abrir a embalagem para utilização deve descartar a água e lavar a peça de tofu.

Utilize a parte necessária e guarde-o preferencialmente num pote de vidro, cubra com água para manter o tofu hidratado e leve ao frigorífico, até uma semana. Não é recomendado que se congele o tofu, pois pode perder a consistência.

Quando voltar a utilizar, é necessário espremer o tofu para retirar o excesso de água e depois seguir com as recomendações de cada receita que escolher. Não há segredos!

Como cozinhar tofu? Exemplos de 2 receitas salgadas e doces


cozinhar tofu

Como cozinhar tofu – receitas salgadas

Para cozinhar receitas salgadas, o ideal é que faça uma marinada com os temperos a gosto e deixe-o por pelo menos trinta minutos ou mais. É desta forma que o tofu vai agregar sabor, para depois ser adicionado aos pratos que desejar.

Pode utilizar o tofu em cubos, tiras, filetes, esmagado. Os ingredientes da marinada que melhor combinam com o tofu são os de sabor mais forte, tal como molho de soja, gengibre, paprika, sumo de limão, alho, pimentas, coentros e curcuma.

Quando já tiver o tofu idealmente marinado, pode então prepara-lo no grelhador, saltear, estufar, assar e adicionar a qualquer receita que deseje. A preparação é tal como de outros alimentos semelhantes.

Como cozinhar tofu – receitas doces

Pode adicionar o tofu a risottos, hambúrgueres, recheios, bolinhos, noodles e em sobremesas, de fácil preparação. Opções não faltam para começar a experimentar receitas com tofu e incluir este alimento nas refeições do dia-a-dia. Para lhe abrir o apetite e o inspirar a iniciar suas receitas, veja como cozinhar tofu num prato salgado e como preparar uma opção de receita doce.

1. Tofu com legumes salteados

Tofu com legumes salteados

Nesta opção de receita salgada vai ver como cozinhar tofu e salteá-lo com legumes para um almoço ou jantar rápido, nutritivo e delicioso.

– Ingredientes –

  • 500 g tofu firme
  • Sal
  • Pimenta
  • Sementes de sésamo
  • Azeite
  • Molho de soja
  • Óleo de sésamo
  • 1 cebola
  • 100 g de cogumelos shitake
  • 1 cenoura
  • 3 couves packshoi
  • Molho teryaki
  • Cebolinho fresco
  • Água

– Modo de preparação –

  1. Comece por escorrer um bloco de tofu com 500 g.
  2. Corte-o ao meio, cubra as duas metades com papel absorvente e pressione para perder alguma água.
  3. A seguir corte em cubos, ponha-os dentro de um saco zip, polvilhe com sementes de sésamo, regue com molho de soja e um pouco de pimenta. Feche e sacuda para envolver o tofu no tempero. Leve ao frigorífico por 30 minutos, para ganhar sabor.
  4. Passado esse tempo, ponha um pouco de azeite a aquecer num wok e junte 1 colher de chá de óleo de sésamo para aromatizar.
  5. Quando tiver quente junte o tofu, escorrendo a marinada e deixe fritar em lume médio alto enquanto prepara os vegetais.
  6. Corte uma cebola em meias luas, 100 g de cogumelos shitake, 1 cenoura em tiras e 2-3 couves packshoi em juliana e os seus caules aos bocadinhos.
  7. Mexa o tofu, depois tire e reserve.
  8. Junte mais azeite, a cebola, os cogumelos e as cenouras. Quando os vegetais tiverem mais cozidos, junte o caule da couve e deixe fritar mais 2-3 minutos.
  9. Depois junte a rama e o tofu, volte a mexer e deixe a cozinhar um pouco.
  10. Sirva com molho teryaki, polvilhado com sementes de sésamo e um pouco de cebolinho picado na hora.

2. Tarte de chocolate com tofu

Tarte de chocolate com tofu

Como vai ver a seguir, não é preciso sempre associar o tofu às receitas salgadas, pois ele fica ótimo também na preparação de doces, como esta deliciosa tarte de chocolate. Esta sugestão não é vegan, pois leva manteiga, chocolate e mel, mas pode substituir por opções vegan.

– Ingredientes –

  • 2 chávenas de bolachas de água e sal esmagadas (ou a mesma quantidade de flocos de milho ou flocos de aveia)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 370 g de chocolate 70% cacau
  • 1/3 de chávena de licor de café
  • 450 g de tofu suave
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

– Modo de preparação da base –

Esmague as bolachas (e os restantes cereais se for o caso) e junte a manteiga – não precisa ficar muito ligada. Espalhe no fundo de uma tarteira com o fundo móvel.

– Modo de preparação do creme –

  1. Parta o chocolate em pedaços e derreta em banho-maria juntamente com o licor.
  2. Entretanto, bata o tofu no processador ou na batedeira até ficar com uma consistência uniforme e suave.
  3. Junte o chocolate derretido, o mel e o extrato de baunilha e misture bem até ficar uniforme.
  4. Coloque na forma e levar ao frigorifico pelo menos umas 2 horas para ganhar consistência e vai estar pronto para servir.

> As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas 24 Kitchen e Receitas Avó Lili.

Veja também: