Conheça os melhores alimentos para ganhar peso de forma saudável

Existem alimentos para ganhar peso que devem fazer parte da rotina diária de quem tem como objetivo engordar. E não, não são alimentos processados carregados de gorduras e açúcares, pelo contrário! São alimentos já bem conhecidos como é o caso da aveia e dos frutos secos, ricos em hidratos de carbono e gordura, respetivamente.

Conheça os melhores alimentos para ganhar peso de forma saudável
Também há quem procure ganhar peso, não só perder.

O mais comum é conhecer alimentos para perder peso, no entanto, há quem procure o contrário: alimentos para ganhar peso.

Se umas pessoas têm dificuldade em perder peso, outras têm dificuldade em engordar, seja por motivos de saúde ou não.

Ganhar peso não é sinónimo de comer alimentos calóricos e desinteressantes do ponto de vista nutricional. É perfeitamente possível ter uma alimentação com o objetivo de ganhar peso, mas de forma saudável e privilegiando alimentos nutritivos, que fornecem energia e ajudem ao bom funcionamento do organismo.

Neste artigo, vamos enumerar alguns alimentos que podem ser inseridos num estilo de vida saudável onde o objetivo é ter uns quilos a mais.

Os melhores alimentos para ganhar peso


1. Aveia

alimentos para ganhar peso e aveia

Com um perfil nutricional invejável, a aveia é uma excelente fonte de energia, hidratos de carbono complexos, proteína e fibras. Os seus benefícios estão principalemente relacionados com a regulação dos níveis de açúcar no sangue e colesterol.

Apesar de ser um alimento de eleição nas dietas para perda de peso, também o pode ser nas dietas para o objetivo contrário, principalmente nas refeições como o pequeno-almoço e lanches intermediários.

2. Frutos secos/oleaginosos

frutos secos sem casca

Os frutos secos são ricos em gorduras boas, como as gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, mas não só. Ao consumir frutos secos, está a dar ao seu organismo antioxidantes, vitaminas, minerais e proteínas.

Por todas as suas qualidades e benefícios nutricionais, os frutos secos podem e devem ser inseridos nos lanches e snacks de quem procura ganhar peso ingerindo os alimentos certos.

Em alternativa aos frutos secos em si, existem as pastas/manteigas (manteiga de amendoim, manteiga de amêndoa, etc) desses mesmos frutos que também ajudam a obter algumas calorias extra de forma saudável. Podem ser utilizadas no pão ou em tostas.

3. Sementes

sementes numa colher de madeira

As sementes estão cada vez mais presentes na alimentação e o seu consumo realmente traz benefícios para a saúde, nomeadamente a nível gastrointestinal.

São ricas em proteínas, antioxidantes, fibras e são muito energéticas, fazendo com que sejam uma boa opção a integrar numa alimentação diária equilibrada.

As sementes podem ser adicionadas a batidos, iogurtes, fruta, saladas, cereais e também a sopas. Deve ingerir-se até cerca de duas colheres de sopa por dia para usufruir de todos os seus benefícios no ganho de peso.

4. Leguminosas

leguminosas

As leguminosas são alimentos que facilmente se inserem nas categorias de perda e ganho de peso.

Do ponto de vista nutricional são ricas em proteína, hidratos de carbono de baixo índice glicémico e fibras, o que combinado ajuda a fornecer umas calorias extra às refeições.

Pode consumir-se este tipo de alimentos em sopas, estufados, saladas ou até em purés. Também se podem utilizar em pratos mais elaborados, como a feijoada, o rancho ou o estufado de lentilhas.

5. Alguns frutos

abacate cortado ao meio

Abacate, manga, banana, açaí, figo e uvas são alguns exemplos de frutos que fazem parte da lista de alimentos para ganhar peso. O porquê relaciona-se com o facto de serem compostos por um teor superior de hidratos de carbono que os tornam mais energéticos do ponto de vista nutricional.

Alguns deles possuem gordura, o que também eleva o seu nível de energia, mas de uma forma mais saudável.

6. Chocolate negro

chocolate negro em barra

O chocolate negro tem grandes quantidades de antioxidantes e apresenta inúmeros benefícios para a saúde quando apresenta um teor de cacau acima de 70%.

Assim como outros alimentos ricos em gordura, o chocolate negro tem uma densidade calórica muito alta, o que significa que é o fácil obter calorias através dele

7. Smoothies e batidos

batidos e smoothies de aveia e banana

Estas bebidas são conhecidas por serem saudáveis, já que são feitas de frutas. Mas são os extras que são adicionados que podem realmente tornar um simples smoothie ou batido numa fonte de calorias e bons nutrientes.

O ideal é preparar os seus próprios batidos em casa e evitar comprá-los já feitos, já que as versões comerciais frequentemente estão cheias de açúcar e carecem de nutrientes.

Um bom batido pode levar muitos ingredientes que fomos referindo acima, o leite, aveia, fruta, sementes e ainda frutos secos ou a sua versão em pasta.

Regras importantes para um ganho de peso saudável


beber agua durante o dia

Siga estas regras criteriosamente e vai ver que vai conseguir um ganho de peso de forma saudável.

  1. Esquecer os alimentos processados, normalmente ricos em gordura, sal e açúcar.
  2. Não saltar refeições nem passe muito tempo sem comer.
  3. Comer de forma equilibrada nas refeições principais, privilegiando alimentos ricos em nutrientes.
  4. Hidratar é igualmente importante numa dieta para ganho de peso, por isso deve-se beber 1,5 litros de água por dia.

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