Nutricionista Ângela Fiúza da Rocha
Nutricionista Ângela Fiúza da Rocha
27 Mar, 2017 - 16:53

Alimentos para manter a saúde do fígado

Nutricionista Ângela Fiúza da Rocha

Sendo um órgão responsável pela desintoxicação do organismo, é importante perceber o que comer para manter a saúde do fígado.

Alimentos para manter a saúde do fígado
O artigo continua após o anúncio

O fígado é um órgão importantíssimo, visto tratar-se da maior glândula do nosso organismo e o segundo maior órgão do corpo humano (em primeiro lugar está a pele).

Tendo em conta que é um órgão responsável por inúmeras funções no nosso organismo é importante termos alguns cuidados e perceber como agir e o que comer para manter a saúde do fígado.

Funções do fígado

Algumas das funções do fígado passam por:

  • Desintoxicar o sangue;
  • Armazenar algumas vitaminas, tais como vitamina A, B12, D, E e K;
  • Armazenar alguns minerais como o ferro;
  • Produzir bile (substância que digere as gorduras);
  • Síntese, armazenamento e quebra de glicogénio;
  • Destruição de algumas hemácias;
  • Síntese de colesterol.

O fígado é um órgão bastante complexo, com centenas de funções, bastante vascularizado (recebe por minuto 1,5L de sangue), com capacidade de regeneração (se cirurgicamente for retirado 50% do fígado, este tem a capacidade de voltar ao seu tamanho normal), e sem o qual não sobrevivemos.

Daí a enorme importância de o mantermos saudável e de adquirirmos hábitos saudáveis de forma a garantir o seu bom funcionamento.

Alimentos para manter a saúde do fígado

Há alimentos com a capacidade de desintoxicar o fígado. Contudo, não basta simplesmente consumir os alimentos que irão manter a saúde do fígado, quando irá abusar de bebidas alcoólicas e/ou de alimentos excessivamente gordurosos. É um contra-senso.

É necessário ser moderado, fazer refeições leves várias vezes ao dia e praticar exercício físico com regularidade.

Não é suficiente consumir apenas um dos alimentos que se seguem, para garantir uma boa saúde do fígado, convém consumir mais do que um alimento da lista que se segue, por dia.

O artigo continua após o anúncio

1. Beterraba

beterraba e saúde do fígado

Rica em flavonóides, ajuda a melhorar as funções gerais do seu fígado, beta alanina, ferro, betacianina e ácido fólico, as chaves para manter uma boa saúde do fígado.

A beterraba ainda é rica em pectina que estimula a eliminação e limpeza das toxinas do fígado.

2. Cenoura

cenoura e saúde do fígado

Rica em glutationa, uma proteína que auxilia na desintoxicação do fígado.

É um excelente depurativo, prevenindo o fígado de infeções, e tónico do fígado, eliminando o excesso de gordura e consequentemente a diminuição do colesterol.

3. Toranja

saúde do fígado

Para além de rica em glutationa, a toranja é também rica em vitamina C e antioxidantes que promovem a produção de enzimas que contribuem para a desintoxicação do fígado.

Atenção: a toranja é contra indicada em indivíduos que tomam medicamentos anti-hipertensores, pois existe uma interação alimento – medicamento que pode colocar a vida do consumidor em risco.

4. Espinafres

espinafres e saúde do fígado

Ricos em clorofila, vitaminas e antioxidantes óptimos para eliminar as toxinas que atrapalham a função hepática.

5. Limão e Laranja

laranja e saúde do fígado

Tanto o limão como a laranja são excelentes fontes de vitamina C, óptimo para estimular o fígado e sintetizar materiais tóxicos em substâncias que possam ser absorvidas pela água.

O artigo continua após o anúncio

6. Abacate

abacate e saúde do fígado

Rico em glutationa, o abacate tem um efeito protetor do fígado, evitando o desenvolvimento de células adiposas nocivas em volta da região.

7. Maçã

maçã e saúde do fígado

Rica em pectina, fibra solúvel que facilita a digestão de gorduras pelo organismo e a remoção de gorduras do fígado.

8. Alho

alho

Auxilia o fígado a ativar enzimas que podem eliminar toxinas. Como contém uma elevada concentração de alicina e selénio, dois compostos naturais que auxiliam na limpeza hepática, é um óptimo alimento para manter a saúde do fígado.

9. Grãos integrais

milho e saúde do fígado

Grãos como arroz integral, são ricos em vitaminas do complexo B, que são nutrientes conhecidos para melhorar o metabolismo da gordura, função hepática.

Quinoa, milho e trigo-sarraceno podem auxiliar na desintoxicação do fígado e no metabolismo enzimático.

10. Gengibre

gengibre e saúde do fígado

Gengibre oferece uma ação hepatoprotetora, rico em betaína, substância que estimula as células hepáticas a eliminar toxinas e, ainda, a proteger os dutos do fígado e bílis, importantes para saúde do fígado.

11. Rabanete

rabanete e saúde do fígado

Regula a produção e o fluxo de bile e remove o excesso de bilirrubina no sangue, agindo como desintoxicante.

Além de acalmar o fígado ainda o protegem de infeções e úlceras.

O artigo continua após o anúncio

12. Abacaxi

abacaxi e saúde do fígado

Excelente fonte de bromelaína, enzima que auxilia na digestão e ainda elimina as gorduras e toxinas, inibindo a ação do fígado de as acumular.

13. Água

agua

A água é o combustível do fígado. Quando há consumo de gorduras e bebidas alcoólicas, estas entram no nosso organismo, transformam-se me substâncias tóxicas que sobrecarregam o trabalho do fígado, assim a água torna-se imprescindível para eliminar essas toxinas.

Além disso, o fígado produz entre 800mL a 1L de bile por dia e, sem água isso não seria possível.

Cuidados a ter para manter a saúde do fígado

  • Reduzir o consumo de álcool: O álcool danifica as células hepáticas podendo levar à cirrose. Consumo moderado de álcool é definido como até um copo por dia para mulheres e até dois copos por dia para os homens.
  • Realizar uma dieta saudável e fazer exercício físico com regularidade: excesso de peso, diabetes ou altos níveis de gordura no sangue podem levar também à cirrose. Dessa forma, é importante alterar os seus hábitos e tornar-se mais saudável.

Veja também: