Nutricionista Rita Lima
Nutricionista Rita Lima
04 Jun, 2020 - 14:45

Fact-check: os queijos brancos têm mais cálcio que os restantes?

Nutricionista Rita Lima

Apesar de serem uma fonte relevante de cálcio, os queijos brancos não são aqueles que apresentam maior teor deste mineral. No entanto, fazem parte de uma alimentação equilibrada.

Queijos brancos, frutos secos e mel
fact-check falso

Questão em análise

É comum ouvir-se que os queijos brancos possuem mais cálcio do que os restantes porque têm maior teor de lactose, uma vez que conservam uma parte do soro do leite que lhes deu origem. Mas, será que isto é mesmo verdade?

O queijo é um alimento versátil e nutritivo. Pode ser consumido nas refeições principais ou intercalares, tanto como entrada ou sobremesa, acrescentando valor nutricional à refeição.

Pode apresentar-se com inúmeros sabores, cores e texturas, o que reflete diretamente o seu modo de produção e, consequentemente, a sua composição nutricional.

Dentro dos diferentes tipos de queijos, estão os queijos brancos, aclamados devido ao menor teor de gordura em relação a queijos de cor mais amarela ou amanteigados. Relativamente ao cálcio, será que os queijos brancos têm mais cálcio que os restantes? Vejamos. 

Queijo: composição nutricional

Variedade de queijos e jarro de leite

O queijo é um produto fresco lácteo obtido através da coagulação e dessoramento (remoção do soro) do leite, total ou parcialmente desnatado, podendo ser obtido a partir de diferentes tipos de leite (vaca, cabra, ovelha ou búfala).

Em média, é necessário 1 litro de leite para produzir 100g de queijo.

A sua composição nutricional varia de acordo com o leite que lhe dá origem, assim como o processamento que sofre durante a produção (1).

No entanto, e de um modo geral, o queijo é uma fonte relevante de proteínas de elevado valor biológico, vitaminas do complexo B, minerais como cálcio, fósforo, potássio e zinco e probióticos, que reforçam a saúde intestinal e o sistema imunitário.

Apresenta também um teor moderado de lípidos, o qual varia de acordo com o leite que lhe deu origem e com o teor de gordura do mesmo (gordo, meio gordo ou magro), e um teor relativamente baixo de hidratos de carbono, em particular a lactose.

No que diz respeito ao teor de sódio, este pode ser elevado no queijo devido à adição de sal durante o processamento, visto que este elemento funciona como um conservante natural, melhorando também as características organoléticas do produto final.

Por esse motivo, quem sofre de hipertensão arterial ou outras patologias que beneficiam da restrição de sódio deve preferir as alternativas sem adição de sal (2).

Queijos brancos: o que são?

Queijo quark e queijo cottage em taças

Designam-se globalmente por queijos brancos os tipos de queijo frescos que apresentam cor branca, nomeadamente o queijo feta, mozarela, quark, cottage ou ricota, e o requeijão. A sua denominação varia de acordo com o seu país de origem e com o tipo de leite a partir do qual são produzidos, da seguinte forma:

  • Queijo feta : de origem grega, é produzido, por norma, a partir de leite de cabra ou ovelha
  • Queijo mozarela: de origem italiana, é produzido a partir de leite de búfala ou vaca ou mistura de ambos
  • Queijo quark: de origem alemã é, por norma, produzido a partir de leite de vaca
  • Queijo cottage: de origem americana, é produzido a partir da coalhada do leite de vaca
  • Queijo ricota: de origem italiana, é produzido a partir de leite de qualquer animal (vaca, cabra, ovelha ou búfala) (3)

Já o requeijão é um subproduto da produção do queijo, principalmente de ovelha, que resulta da coagulação do soro do leite depois de aquecida (2).

Ao contrário da generalidade dos queijos, o queijo fresco e requeijão não sofrem as etapas de cura / maturação e de prensagem (para retirar o soro remanescente) que ocorrem após o dessoramento, tendo, por isso, um período de vida útil / validade mais reduzido.

Nestes queijos, é feito o dessoramento da coalhada do leite que é, posteriormente, disposto em moldes e embalado para expedição (2).

No que diz respeito ao teor de cálcio, esta tabela é exemplificativa dos valores de cada tipo de queijo

Tipo de QueijoTeor de Cálcio (mg / 100g) (4)
Queijo Parmesão 1300
Queijo Emmental 1080
Queijo da Ilha 870
Queijo Flamengo 30% 850
Queijo da Serra curado 820
Queijo Flamengo 45% 800
Queijo Roquefort 770
Queijo Gouda770
Queijo Fundido 40% gordura 750
Queijo da Serra fresco 700
Queijo Feta (5)493
Requeijão 13% proteína 470
Queijo Mozarella340
Queijo Camembert nacional300
Queijo Creme para barrar 300
Queijo Ricota Meio Gordo (5)272
Queijo Quark natural magro120
Queijo Cottage (5)83

Avaliação Vida Ativa: Falso

Pelo facto de os queijos brancos não sofrerem o processo de prensagem e maturação, possuem maior teor de lactose que os restantes, visto que conservam uma parte do soro do leite que lhes deu origem. Além disso, possuem, por norma, menor teor de gordura associado.

Relativamente ao teor de cálcio, os queijos brancos, apesar de serem fontes relevantes deste mineral, não possuem mais cálcio que os restantes, como se pode verificar na tabela acima.

Não obstante, qualquer tipo de queijo é uma fonte interessante deste mineral, sendo que o consumo de queijos brancos, pelo facto de possuírem globalmente menor teor de gordura, deve ser encorajado no contexto de uma alimentação saudável.

Fontes

  1. Lizzie Streit, 2019. “The 9 Healthiest Types of Cheese”. https://www.healthline.com/nutrition/healthiest-cheese
  2. Associação Portuguesa de Nutrição, 2018. “Queijos, dos frescos aos curados”. https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/e-book_queijo_8.pdf
  3. B. Özer, 2014. “White Cheeses”. https://www.sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-sciences/white-cheeses
  4. Tabela de Composição de Alimentos Portuguesa. http://portfir.insa.pt/
  5. https://cronometer.com/#foods
Veja também

A não esquecer

A informação disponibilizada no Vida Ativa não substitui o diagnóstico, tratamento ou acompanhamento por um profissional de saúde ou do exercício físico. Os conteúdos do Vida Ativa são de carácter meramente informativo e estão em constante atualização. Caso queira reportar algum erro ou melhoria, por favor contacte-nos através do e-mail: sugestõ[email protected]