Nutricionista Inês Sanches
Nutricionista Inês Sanches
11 Mai, 2018 - 10:30

Papas caseiras para bebés: sim ou não?

Nutricionista Inês Sanches

As papas caseiras para bebés são um tema um pouco confuso no mundo das novas mamãs. Todas quererem o melhor para os seus filhos.

Papas caseiras para bebés: sim ou não?

Não precisa de ser um chef de topo para preparar papas caseiras para bebés, mas talvez precise de saber algumas curiosidades sobre as mesmas.

Muitas vezes existe receio em preparar as papas caseiras, pois permanece a ideia de que não fornecem os nutrientes necessários, quando comparadas com as papas industrializadas.

De qualquer modo, este artigo vai ajudar a conhecer algumas vantagens e desvantagens destas papas.

Fique connosco e saiba mais sobre este assunto que merece toda a nossa atenção.

Vantagens das papas caseiras para bebés

1. Económicas

É possível economizar bastante dinheiro ao preparar papas para o seu bebé em casa, isto porque as papas comercializadas são geralmente mais caras.

2. Frescas

As papas caseiras são frescas, preparadas com alimentos frescos e podem ser preparadas imediatamente antes de serem consumidas. Não são processadas nem ficam demasiado tempo à espera para serem abertas e consumidas, como acontece com as papas vendidas nos supermercados.

3. Nutritivas

Possuem todos os nutrientes necessários se forem feitas com os alimentos certos. Além disso não vão perder nutrientes devido ao calor, o que por vezes acontece com as papas compradas. Não têm corantes, nem conservantes, possuem nutrientes vindos dos alimentos frescos e por isso são mais nutritivas.

4. Variadas

Não há limites para aquilo que pode fazer. Pode fazer ligação entre muitos alimentos, combinar alimentos que normalmente não são tão utilizados nas papas comercializadas e por isso as possibilidades são imensas.

Desvantagens das papas caseiras para bebés

1. Demoram mais tempo a ser preparadas

A preparação das papas caseiras pode ser demorada, quando comparadas com as que já estão feitas e à venda no mercado.

Não só é necessário comprar os ingredientes, como prepará-los o que ainda leva algum tempo. Além disso, poderá ter que ser feita uma pesquisa dos ingredientes que são adequados à idade do bebé.

2. Podem não ser tão saborosas

Nem todas as papas têm um sabor delicioso, a combinação de alimentos nem sempre as tornam num alimento com um sabor agradável. Os motivos podem ser muitos, nomeadamente a escolha de alimentos verdes, alimentos ácidos ou até mesmo o facto de se adicionar um alimento que não se gosta.

3. Difíceis de transportar

Se estiver um dia fora com o seu bebé e quiser levar papas caseiras para o dia todo terá que escolher bem um recipiente adequado de levar o alimento, que o conserve mas que também seja prático. Neste aspeto, as papinhas e frascos pré-feitos são, sem dúvida, mais fáceis de transportar. 

Que alimentos utilizar nas papas caseiras para bebés?

flocos de aveia para papa do bebe

Existem variadíssimos alimentos que podem fazer parte destas papas caseiras. Cereais, frutas e legumes são os principais grupos por onde se pode escolher.

Em termos de cereais, pode-se escolher entre:

  • Flocos de aveia
  • Farinha de arroz
  • Quinoa
  • Sêmola de Milho
  • Flocos de Cevada
  • Farelo de trigo
  • Farinha de Alfarroba
  • Farinha de côco
  • Farinha de centeio

Como convém adicionar frutas e legumes às papas caseiras, fica aqui a lista de algumas das frutas e legumes que mais se utilizam:

A introdução das frutas na papa depende se as mesmas já foram ou não introduzidas na dieta diária do bebé.

Em suma…

Ainda que a escolha de papas comerciais seja mais rápida e não dê tanto trabalho, a verdade é que as papas caseiras para bebés também vantagens muito interessantes, como é exemplo a poupança de dinheiro e o valor nutricional das mesmas.

Fazendo o equilíbrio entre os prós e os contras, chegamos à conclusão que as papas caseiras têm tudo para ser uma excelente opção, exceto em casos de urgência ou falta de ingredientes.

Veja também: