Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
26 Out, 2020 - 11:26

9 curiosidades sobre o olfacto dos cães

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária

O olfacto dos cães é muito mais apurado do que o dos humanos, sendo o sentido mais desenvolvido nos patudos.

Olfacto dos ca~es

Toda a gente sabe que os cães são ótimos farejadores, e, portanto, são por essa razão muito difíceis de enganar, em condições normais. Isto porque o olfacto dos cães é o seu sentido mais desenvolvido, e muito mais desenvolvido também que em muitas outras espécies.

Os cães têm um olfacto extremamente apurado, conseguindo sentir cheiros que são impossíveis de sentir pelos humanos, e a distâncias muito longínquas. Por essa razão, muitas vezes são utilizados como cães de trabalho auxiliando o homem, como os cães-polícia e cães de caça, por exemplo.

Curiosidades sobre o olfacto dos cães

1

O olfacto dos cães é muito melhor do que o dos humanos

Cão a olhar pela janela

Todos nós humanos temos percepção de que o olfacto dos cães é muito melhor do que o nosso, conseguindo detetar cheiros que são impossíveis de detetar ao olfacto dos humanos, e também a grandes distâncias, o que não acontece com as pessoas.

Dependendo da raça ou tipo, o olfacto dos cães é cerca de 10 a 100 mil vezes melhor do que o dos humanos, sendo que têm cerca de 30 milhões de receptores olfactivos, e os humanos apenas 6 milhões.

2

Os cães podem ser utilizados para deteção de determinadas doenças

Devido à grande capacidade de olfacto dos cães já existem alguns patudos treinados para detetar determinadas patologias, inclusive alguns cães já estão a ser utilizados em alguns países para detetar pessoas com COVID-19.

Também alguns cães devidamente treinados podem ser utilizados como cães de alerta médica, em que conseguem antecipar a ocorrência de uma crise em pacientes com doenças crónicas (como diabetes e epilepsia, por exemplo) pedindo auxílio. Neste caso os cães também conseguem antecipar a crise através do seu olfacto.

3

Os cães conseguem sentir e distinguir o cheiro das diferentes pessoas

Cão a cheirar mão de mulher

Por esta razão é muito fácil para os cães identificar ao longe, e também no escuro, se as pessoas que se aproximam são suas conhecidas e amigas ou o contrário.

Por muito perfume, desodorizante os outros cheiros artificiais que as pessoas utilizem, é sempre produzido um odor único que caracteriza a pessoa.

Esse odor é produzido pelas glândulas da pele e fica também nos objetos em que a pessoa toca. Através desse “perfume” individual é que é possível os cães serem utilizados em buscas de pessoas.

4

Cães conseguem “cheirar emoções”

Dizer que os cães conseguem cheirar o medo das pessoas não é apenas um mito, sendo que existem estudos que comprovam que os cães conseguem detetar as emoções humanas através do seu olfacto.

Quando os humanos manifestam determinadas alterações emocionais libertam também algumas hormonas que podem ser detetadas pelo olfacto dos cães, como, por exemplo, o caso da adrenalina, que é libertada também em caso de medo.

5

Os cães conseguem conhecer-se cheirando-se uns aos outros

Dois cães a socializar durante passeio

Mais especificamente a zona do ânus, sendo perfeitamente normal que a primeira coisa que façam quando conhecem um novo cão seja cheirarem-se nesses locais.

Cheirando a zona anal uns dos outros conseguem obter informações como idade, alimentação, entre outros.

Assim, se esse é um comportamento normal no seu cão quando conhece um novo patudo e até aqui nunca tinha compreendido o porquê de o fazer e até o evitava, permita que o seu melhor amigo socialize e conheça novos amigos.

6

Cheirar a urina e fezes dos outros cães pode trazer-lhes muita informação

Este é outro hábito que nós humanos consideramos pouco saudável e higiénico, contudo, é um hábito muito comum nos cães e tem uma razão.

O hábito de urinar e defecar várias vezes pelo caminho vem do seu ancestral lobo, que já o faria para delimitar o seu território.

Ao longo do passeio, os cães cheiram todos os cantos onde outros cão urinaram e defecaram e entendem esse odor como uma marcação de território de determinado cão. Então, o que fazem é colocar o seu odor em cima, de forma a revindicarem esse território.

7

O olfacto dos cães ajuda os humanos

Cão polícia a cheirar mala

Atualmente, e há já muito anos, os cães têm vindo a ajudar os humanos a desempenhar as mais variadas funções, considerando o seu olfacto aguçado.

Alguns cães são utilizados na polícia para farejarem bombas, explosivos, pessoas desaparecidas, droga, entre outras coisas.

Também, como já vimos anteriormente, podem ser utilizados para detetar doenças específicas e também para antecipar crises em pacientes crónicos.

Também ao longo dos tempos os cães eram utilizados para a caça, não só por outras características que os tornavam excelentes caçadores, mas também porque com a sua ajuda seria muito mais fácil identificar a caça.

Até os cães de guarda, de rebanhos ou de pertences, utilizam o seu olfacto, para além da sua visão e audição, para detetar possíveis estranhos.

8

Os cães percecionam o mundo cheirando-o

Por várias razões, algumas também já mencionadas ao longo do texto, os cães necessitam de cheirar para percecionar o mundo. Aliás, para os cães, a visão não é de todo o sentido mais importante, ao invés dos humanos.

Para os cães, o sentido mais primário e mais apurado é o olfacto e necessitam dele para se orientarem e encararem o mundo.

9

Diferentes raças, diferentes olfactos

Existem algumas raças e tipos de cães que têm maior capacidade olfactiva do que outros.

De entre as raças de cães com melhor olfato encontramos o Basset Hound, Pastor Alemão e Beagle.

Fontes

  1. Interspecies transmission of emotional information via chemosignals: from humans to dogs (Canis lupus familiaris). Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10071-017-1139-x
  2. Scent dog identification of samples from COVID-19 patients – a pilot study. Disponível em: https://bmcinfectdis.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12879-020-05281-3
  3. Público – “Há cães a farejar o novo coronavírus no aeroporto de Helsínquia”. Disponível em: https://www.publico.pt/2020/09/25/p3/video/caes-farejam-novo-coronavirus-aeroporto-helsinquia-20200925-124725
Veja também