Teresa Santos
Teresa Santos
17 Abr, 2020 - 10:57

Ideias para o Dia da Mãe em tempos de quarentena

Teresa Santos

Reunimos as melhores ideias para o Dia da Mãe ser passado de maneira criativa e muito amorosa, na companhia de uma das pessoas mais importantes da sua vida.

Ideias para o Dia da Mãe: filho a mimar a mãe

As ideias para o Dia da Mãe que reunimos são low cost e garantem um dia inesquecível e bem passado com uma das pessoas mais importantes da sua vida. Ainda que não seja possível ir passear, pode usufruir da melhor maneira do tempo em que está em casa com a sua mãe.

Claro que, este ano, fruto da quarentena, muitas mães e filhos estarão fisicamente distantes. Porém, as video-chamadas permitem que passe algum tempo online com a sua mãe, podendo adaptar assim algumas das nossas ideias para o Dia da Mãe, para a sua situação atual.

IDEIAS PARA O DIA DA MÃE: de manhã

Se estiver na mesma casa

Ideias para o Dia da Mãe: pequeno-almoço

Para aproveitar ao máximo o Dia da Mãe, propomos que acorde a sua mãe mas, claro, de uma forma criativa e carinhosa. Prepare um tabuleiro cheio de coisas boas e presenteie a sua mãe com um pequeno-almoço delicioso, acompanhado de uma flor ou de uma vela, para tornar ainda mais especial o momento.

Escolha uma roupa bonita e confortável para ela vestir e incentive-a a fazer um pouco de desporto consigo. Coloque música e dancem ou façam alguns exercícios juntas. É uma maneira muito divertida e saudável de começar o dia.

Entretanto, prepare-lhe um banho relaxante e, depois, faça-lhe uma massagem com o seu creme preferido. Ela irá adorar!

Vá buscar fotografias antigas e vejam em conjunto. Recordem momentos divertidos e episódios caricatos, assim como membros da família que estão distantes. Aproveite para fazer uma video-chamada com ente queridos que estejam longe e ponham a conversa em dia.

Se se encontrar em isolamento social

Em alternativa ao proposto acima, e porque mesmo longe pode encurtar a distância, pode preparar o pequeno-almoço em sua casa, com os alimentos favoritos da sua mãe, colocar num saco ou caixa personalizados por si, escrever um bilhete cheio de amor e muitos mimos e deixar à porta de casa da sua rainha.

Se preferir, e porque existem algumas empresas com esse propósito, pode encomendar um pequeno-almoço de “hotel” e deixar que o entreguem por si. Com a Miss Morning por exemplo, a sua mãe recebe o pequeno-almoço no conforto de sua casa e fica igualmente deliciada.

Se mesmo assim quiser continuar com uma surpresa semelhante à primeira opção, pode, com alguma antecedência escolher uma roupa que seja ao estilo da sua mãe num site de venda de roupa online e deixar-lhe mais um miminho para poder usar nesse dia. Com certeza que a vai fazer sentir-se ainda mais bonita e com uma motivação extra para os dias que se avizinham.

Como exemplo desses sites temos a Zara ou mesmo a H&M que fazem envios para todo o país e têm alguns preços mais em conta para quem não tenha um orçamento tão elevado, e mesmo assim queira oferecer um miminho.

Se quiser que ela recorde consigo algumas memórias e recordações fotográficas, pode deixar à porta de casa um envelope com algumas dessas fotos impressas por si, ou pode mesmo reunir no seu telefone essas fotografias e enviar para a sua mãe ao longo do dia. Temos a certeza que irá arrancar-lhe um sorriso de cada vez que ela abrir uma fotografia.

mãe surpreendida por filha
Veja também 10 surpresas para o Dia da Mãe em tempo de quarentena

IDEIAS PARA O DIA DA MÃE: almoço

Ideias para o Dia da Mãe: fazer o almoço

Se estiver na mesma casa

Enquanto a sua mãe lê um livro ou ouve um pouco de música, vá para a cozinha e prepare o prato preferido da sua mãe. Não importa se tem ou não jeito para cozinhar. A sua mãe vai valorizar o seu esforço e, na internet, conseguirá encontrar muitas receitas e vídeos que, certamente, o vão ajudar a parecer um grande chef!

Ao mesmo tempo que faz a refeição, capriche na decoração da mesa. Velas, flores ou pequenos trabalhos manuais feitos por si são capazes de tornar o espaço mais personalizado e alusivo à data celebrada.

Quando a comida estiver pronta, não se esqueça de inovar no empratamento. Procure fazer algo criativo, com algum glamour, de modo a surpreender a sua mãe.

Se se encontrar em isolamento social

No caso de não poder almoçar fisicamente com a sua mãe, tem como alternativa encomendar aquele prato que ela tanto gosta através de uma empresa de entregas ao domicílio como é o caso da Uber Eats ou Glovo e enviar para a morada pretendida. Só tem que avisar a sua mãe que nesse dia não tem que se preocupar com o almoço e esperar que ela seja surpreendida pela entrega.

Se ainda assim a quiser acompanhar nesse almoço, faça uma video-chamada, peça o mesmo prato para si e assim irão ficar ainda mais próximas uma da outra, mesmo que à distância de um clique. Vai ver que se vão esquecer rapidamente da distância e esse almoço será ainda mais especial!

Prendas para o Dia da Mãe: filha a oferecer presente à mãe
Veja também Prendas para o Dia da Mãe: 20 sugestões cheias de amor

IDEIAS PARA O DIA DA MÃE: ao longo da tarde

Se estiver na mesma casa

Ideias para o Dia da Mãe: fazer um bolo

A seguir ao almoço, é altura para deixar a sua mãe descansar e, assim, ter tempo de arrumar a cozinha, enquanto prepara um bolo. Pode selecionar a receita preferida da sua mãe ou apostar em algo totalmente novo para a surpreender.

De chocolate, de laranja ou de frutos secos, as escolhas são várias e o segredo está em personalizar e dar o seu cunho pessoal ao doce. Use pepitas ou raspas de chocolate para escrever no bolo uma mensagem amorosa para a sua mãe.

Enquanto não chega a hora do lanche, é altura de pôr em prática um pouco de Do It Yourself (DIY) com a sua mãe. Em conjunto, podem preparar ambientadores caseiros, porta-fotografias em cartolina, decorar de forma criativa os vasos aí de casa e passar momentos bastante divertidos.

Durante e após o lanche, aproveite para fazer algo que se calhar há muito tempo não consegue fazer com a sua mãe, tal como conversar! Falem sobre a vida, os projetos para o futuro, as preocupações do dia-a-dia, planeiem uma viagem em conjunto e, obviamente, não se esqueça de dizer o quanto a sua mãe é importante para si.

Se se encontrar em isolamento social

A distância física não tem que ser sinónimo de um dia menos doce ou mais aborrecido. Com as novas tecnologias tudo isso pode ser ultrapassado. No caso do bolo, ou o faz em conjunto com a sua mãe, através de video-chamada, e o tentam decorar de forma parecida para que possam imaginar que o vão saborear juntas, ou pode igualmente utilizar as empresas de entregas em casa para encomendar um docinho para a sua pessoa especial.

E porque os DIY podem ser feitos por todos, juntem-se através da câmara e usem a imaginação para o que mais desejarem. Precisam de restaurar um móvel de casa e dar-lhe uma vida nova? E porque não fazê-lo juntas mesmo que separadas? Dê asas à imaginação e não se prenda pela distância física.

IDEIAS PARA O DIA DA MÃE: à noite

Se estiver na mesma casa

Ideias para o Dia da Mãe: ver filme com pipocas

Para o jantar, pode encomendar uma das comidas favoritas da sua mãe e fazer-lhe essa grande surpresa. Assim, terá ainda mais tempo livre para passar com ela. Enquanto a refeição não chega, pode aventurar-se e preparar umas pipocas caseiras que serão essenciais para a sessão de cinema com que vai terminar este dia tão especial.

Sabe aquele filme que a sua mãe não se cansa de ver? Ou aquela estreia que ela lamenta até hoje ter perdido? Pois esta é uma excelente altura para pôr essa película a rodar e assistir a ela bem agarradinho à sua mãe.

Não há melhor maneira de celebrar um dia tão especial com aquela que é, simplesmente, a Melhor Mãe do Mundo. Não concorda?

Se se encontrar em isolamento social

Para acabar o dia da melhor forma, faça uma montagem de vídeo com os melhores momentos da vossa vida e envie por e-mail ou pelo telemóvel para que possam ver em conjunto e recordem esses momentos que há tanto haviam sido esquecidos.

Pode também oferecer a assinatura da Netflix e verem ao mesmo tempo, embora que em casas diferentes, os filmes com as histórias mais envolventes e os enredos mais entusiasmantes. Depois de acabarem, ligue à sua mãe e comentem sobre o filme ou série vista por ambas e tirem as vossas conclusões.

Se ainda assim o dia não tiver acabado, podem juntar-se, ou com mais familiares e amigos, através da aplicação House Party e fazerem uns jogos bem divertidos (e para que a sua mãe se sinta ainda mais feliz, pode deixar que ela ganhe a maioria deles!), enquanto se veem em vídeo-chamada. Garantimos-lhe horas e horas de diversão… e muita conversa.

Veja também