Personal Trainer Sara Tomás
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10 Jul, 2017 - 16:30

Exercícios que não deve fazer quando está grávida

Personal Trainer Sara Tomás

Se engravidou e gosta de praticar exercício físico, saiba que há exercícios que não deve fazer sob pena de prejudicar a si e ao bebé.

Exercícios que não deve fazer quando está grávida

Se está grávida e gosta de praticar exercício físico, este artigo é para si. Vamos falar-lhe de exercícios que não deve fazer quando está grávida.

Já não é novidade que o exercício físico na fase de gestação oferece muitos benefícios, desde suportar o peso, facilitar o trabalho de parto, recuperação do mesmo e recuperação do peso normal após a gravidez.

Contudo, é importante saber que o corpo sofre algumas alterações, havendo modificações dos padrões de movimento e, por estas mesmas razões, existem exercícios que não deve fazer quando está grávida de forma a não prejudicar a sua saúde e a do bebé.

13 Exercícios que não deve fazer quando está grávida

exercicios que nao deve fazer quando esta gravida



Estes são alguns exemplos de exercícios que deve evitar e precauções que deve ter quando engravidar:

  1. Evitar realizar exercícios de alto impacto e muita intensidade;
  2. Não exceder os 75% da frequência cardíaca máxima durante exercício;
  3. Evitar realizar exercícios na posição de supino depois do 1º trimestre de gravidez;
  4. Evitar permanecer longos períodos de tempo em pé;
  5. Evitar que chegue à exaustão (parar o exercício se se encontrar cansada);
  6. Evitar exercícios que causem muito desequilíbrio: as alterações físicas e fisiológicas durante a gestação podem causar desequilíbrio e colocar em perigo a a sua vida e a do feto, especialmente no 3º trimestre;
  7. Evitar exercícios que possam causar ou potenciar algum trauma abdominal;
  8. Assegurar-se que está  a consumir a quantidade suficiente de calorias quer para manter a sua gestação saudável quer para a prática de exercício, quer para as suas tarefas do dia-a-dia;
  9. Evitar que a temperatura corporal exceda os 38ºC;
  10. Não escolher exercícios acima do nível da cabeça, de forma a evitar posturas incorretas, subida da pressão arterial e desconforto;
  11. Evitar modalidades de confronto direto;
  12. Evitar modalidades que a possam colocar em risco de queda ou esforços máximos (surf, ténis, futebol equitação, etc.);
  13. Não pratique atividade física em altitude.

Causas para a interrupção do exercício físico na gravidez

causas para a interrupcao do exercicio na gravidez

Em certos casos é mesmo recomendado que pare com o exercício físico, sendo que é sempre imprescindível a consulta com o médico e expor a prática de exercício físico, bem como falar com um profissional da área antes do início da atividade física para uma avaliação e prescrição do plano de treino.

Pare com o exercício se tiver perante:

  • Doença cardíaca;
  • Doença pulmonar;
  • Patologia cervical;
  • Gestação múltipla (após 30 semanas);
  • Sangramento durante a gestação;
  • Placenta prévia;
  • Trabalho de parto prematuro;
  • Rutura prematura da membrana;
  • Pré-eclâmpsia;
  • Hipertensão não controlada;
  • Anemia;
  • Arritmia cardíaca;
  • Bronquite;
  • Diabetes não controlado;
  • Epilépsia;
  • Doença da tiróide;
  • Desnutrição;
  • Restrição de crescimento fetal;
  • Desenvolvimento intra-uterino anormal ;
  • Doença reumática;
  • Tromboflebite (veias inflamadas com coágulos de sangue).

Em suma

Seja inteligente aquando da sua escolha pela prática de exercício físico.

É indicado que pratique atividade física mas é igualmente importante que esta seja feita de forma consciente, mesmo que seja uma pessoa ativa e que pratique exercício físico com regularidade e há muito tempo.

Deve entender que o corpo sofre alterações e portanto o seu treino também deve alterar, sendo específico para si e para que beneficie do exercício para a saúde e para esse momento tão especial da sua vida.

Elimine os exercícios que não deve fazer se estiver grávida. Há muitas opções, peça ajuda a um profissional da área, informe o seu médico e desfrute do exercício físico durante a gestação, em segurança.

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