Share the post "6 Exercícios para treinar na praia: as sugestões da Vanessa Alfaro"
Estamos em pleno Verão e os treinos ao ar livre são os meus preferidos nesta altura. Com praias tão bonitas espalhadas pelo nosso lindo país, nada melhor que um treino de final do dia à beira mar.
Na crónica desta semana partilho alguns exercícios para treinar na praia que não só nos oferece banhos de sol, como uma tranquilidade imensa para realizarmos o nosso treino. Com equipamento de treino ou até mesmo de bikini, o importante é ter vontade e estar em movimento.
6 Exercícios para treinar na praia
Antes de realizar os exercícios, escolha uma zona da praia onde a areia esteja lisa e com pouco relevo para que tenha uma superfície minimamente estável para executar o treino.
Faça todos os exercícios com descanso de 1:30 min entre cada um. Se for iniciante na prática de exercício físico, procure um profissional na área para orientação porque movimentos mal executados podem trazer lesões graves. Não se esqueça da garrafa de água para manter o corpo bem hidratado.
1. CORRIDA LENTA
Durante 20 minutos fazer corrida lenta ou caminhada rápida à beira mar. É importante aquecer antes de se dar início aos exercícios.
2. FLEXÕES

1. Deitado, de peito na areia, mantendo os braços flexionados no chão à largura dos ombros e os pés apoiados nas pontas;
2. Levantar o corpo, esticando os braços e deixando sempre a ponta dos pés no chão. Tenha atenção em manter o corpo em linha reta para que o movimento seja bem executado evitando, assim, lesões.
3. Repetir o movimento.
>> 8 repetições | 4 séries
3. AGACHAMENTO LIVRE

1. Com os pés afastados à largura dos ombros, descer dobrando os joelhos e ir abrindo o quadril;
2. Com as costas direitas durante todo o movimento, evitar que os joelhos ultrapassem a ponta do pé;
3. Repetir o movimento.
>> 20 repetições | 4 séries
4. PRANCHA FRONTAL

1. Com os antebraços na areia, levantar o corpo como se se tratasse de uma flexão, contraindo o abdominal e mantendo a coluna sempre direita.
2. Pode intercalar o exercício com os braços esticados.
>> Aguente o máximo tempo possível.
5. AFUNDO

1. Em pé, com os pés posicionados à largura dos ombros, dar um passo em frente e flexionar o joelho;
2. Voltar à posição inicial, dar um passo a frente com a outra perna e repetir o movimento;
3. Não esquecer que o joelho não deve ultrapassar a ponta do pé, de forma a evitar lesões.
>> 20 repetições / 4 séries
6. AGACHAMENTO COM SALTO

1. Olhar em frente e manter as costas direitas, com os pés afastados à largura do quadril.
2. Descer o quadril mantendo o glúteo sempre para trás, como se se fosse sentar, levantar e dar um salto mantendo o corpo firme.
Bons treinos e boa praia!
Reveja as últimas crónicas de Vanessa Alfaro:
- Fortalecimento das coxas e glúteos
- Dicas para começar a correr de forma regular
- Treino intensivo para realizar em qualquer lugar
- Treino de membros superiores ao ar livre
- Treino “full body”