Professor Francisco Torres
Professor Francisco Torres
08 Mai, 2020 - 11:58

Saiba como é que o exercício pode atenuar o stress

Professor Francisco Torres

Fique a saber como é que o exercício atenua o stress de forma natural e melhora a sua qualidade de vida a nível físico e psíquico.

Como é que o exercício atenua o stress: mulher a fazer pilates

Como é que o exercício atenua o stress? Antes de mais, importa saber que o exercício físico pode atuar como um calmante. Isto porque ser ativo pode aumentar as suas endorfinas (hormonas associadas ao bem-estar) e distraí-lo das preocupações diárias.

O stress é dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares  e AVC, pelo que ter uma boa rotina de exercício físico irá assegurar a sua qualidade de vida e longevidade (1, 2). Para além dos benefícios físicos, há um conjunto de benefícios psíquicos, nomeadamente ao nível do bem-estar geral, prevenção de depressão, bem como de doenças neurológicas, nomeadamente Alzheimer e Parkinson.

Praticamente qualquer forma de exercício, desde exercício aeróbico a yoga, pode atuar como um calmante. Descubra a relação entre exercício e alívio do stress – e por que razão o exercício deve fazer parte do seu plano de gestão de stress.

como é que o exercício atenua o stress?

4 estratégias para perder apenas massa gorda e preservar a massa muscular

O exercício aumenta sua saúde geral e sua sensação de bem-estar, o que aumenta a sua vitalidade nas funções diárias.

Como é que o exercício atenua o stress? Libertando endorfinas. A atividade física ajuda a aumentar a produção dos neurotransmissores de bem-estar do cérebro, chamados endorfinas.

Além disso, o exercício regular pode aumentar a autoconfiança e diminuir os sintomas associados à depressão e ansiedade leve. O exercício físico, especialmente de intensidade baixa a moderada, também ajuda a melhorar o seu sono, uma vez que ajuda na regulação hormonal e leva a que se sinta mais cansado ao final do dia, o que terá como principal benefício, um efeito relaxante que se traduz num melhor sono.

mulher na janela de casa feliz
Veja também A influência do exercício nas suas emoções diárias: cuide de si

Etapas a ter em conta

Como é que o exercício atenua o stress: mulher a treinar ao ar livre

Um programa de exercícios bem-sucedido começa com algumas etapas simples.

  1. Consultar o seu médico: se você não se exercita há algum tempo e tem problemas de saúde, converse com o seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios.
  2. Caminhar antes de correr: aumente o seu nível de condicionamento físico gradualmente. O facto de se empolgar com um novo programa pode levar a exageros e, possivelmente, a lesões.
  3. Fazer o que mais gosta: o importante é que faça o que mais gosta, uma vez que qualquer forma de exercício ou movimento pode aumentar seu nível de condicionamento físico e diminuir o stress. Exemplos incluem caminhada, subir escadas, corrida, ciclismo, yoga, jardinagem, musculação e natação.
  4. Planear: dedicar algum tempo para se movimentar todos os dias ajuda a tornar o seu programa de exercícios uma prioridade contínua.

A importância de manter a rotina

Como é que o exercício atenua o stress: mulher a fazer pilates em casa

Iniciar um programa de exercícios é apenas o primeiro passo. Para realmente sentir como é que o exercício atenua o stress, é importante manter a disciplina e a consistência, seguindo os princípios indicados:

  • Defina metas SMART: metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo limitado
  • Se o seu objetivo principal é reduzir o stress na sua vida e “recarregar baterias” os seus objetivos específicos podem incluir o compromisso de caminhar durante a hora do almoço três vezes por semana.
  • Combine praticar exercício com um amigo: saber que alguém está à sua espera pode ser um incentivo poderoso. Treinar com um amigo, colega de trabalho ou membro da família geralmente traz um novo nível de motivação e comprometimento aos seus treinos.
  • Mude a sua rotina: se sempre foi um corredor competitivo, veja opções menos competitivas que podem ajudar na redução do stress, como aulas de Pilates ou Yoga. Estes exercícios mais suaves podem melhorar sua corrida, diminuir o stress e melhorar o seu sono (este também parte fundamental numa boa gestão de stress).
Mulher a fazer treino intervalado
Veja também Treino intervalado: o que é, benefícios e plano de treino

Em suma

Não encare o exercício como apenas mais uma coisa na sua lista de tarefas. Encontre uma atividade que goste, seja uma corrida ou uma caminhada, e que possa fazer parte da sua rotina regular.

Exercitar-se por um período de 20 minutos por dia é suficiente para poder tirar partido dos benefícios que o exercício tem no stress, e cuidar da sua saúde e qualidade de vida.

Faça do exercício um hábito matinal e a redução de stress é garantida: o seu corpo e a sua mente vão agradecer.

Fontes

  1. Tawakol, A. MD et al. (2017). Relation between resting amygdalar activity and cardiovascular events: a longitudinal and cohort study. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(16)31714-7/fulltext
  2. Prior, P.; Suskin, N. (2018). Exercise for stroke prevention. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(16)31714-7/fulltext
Veja também