var adUnitName = 'web_top_page'; window.adcAdsManager.activateAdUnit(adUnitName, 'false');
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
25 Jan, 2023 - 23:17

Benefícios do boxe: 6 vantagens para a sua saúde

Catarina Milheiro

Os benefícios do boxe para uma vida mais saudável são vários. Se procura uma atividade física, conheça as vantagens do boxe.

Quando decidimos escolher uma atividade física, existem alguns fatores que devemos considerar: desde as vantagens associadas, as nossas habilidades, metas a atingir ou até preferências. Se pretende tonificar os músculos, aumentar a sua resistência corporal, aliviar o stress e até perder peso, precisa de conhecer todos os benefícios do boxe para a sua saúde em geral.

O tempo em que esta prática física era praticada maioritariamente por homens já faz parte do passado. Atualmente, as mulheres também estão a marcar a sua presença, demonstrando as suas habilidades no boxe.

Afinal, nos últimos anos foi possível verificar um aumento da procura por este tipo de modalidade, quer por parte de mulheres como de homens. A procura dá-se talvez pela combinação dos ensinamentos de autodefesa com a combinação da contribuição cardiorrespiratória.

Não temos dúvidas de que é uma excelente opção para quem deseja ficar em forma, aprender a defender-se, fazer treinos diferentes e claro, melhorar a saúde em vários aspetos.

6 benefícios do boxe para uma vida repleta de saúde

Praticar uma atividade física só traz vantagens para a sua saúde corporal e mental. No entanto, nem todas as pessoas gostam da rotina da musculação e procuram outro tipo de atividades para conseguirem obter uma melhor forma física e uma vida mais saudável.

Por isso mesmo, damos a conhecer os benefícios do boxe – um desporto que tem ganhado adeptos, considerado uma arte marcial milenar que proporciona uma série de benefícios para a saúde.

No fundo, trata-se de uma atividade para qualquer tipo de pessoa, desde que seja realizada uma avaliação médica anteriormente. Por exemplo: para grávidas ou pessoas com problemas articulares ou inflamatórios nos pulsos, a prática não é aconselhada e deve ser proibida.

Fora isso, o treino irá trazer diversos benefícios como o aumento da autoestima, redução de stresse, melhoria da condição física e mental, agilidade e muito mais. Fique connosco e confira todos os benefícios do boxe.

1.

Ajuda a perder peso

Um dos grandes benefícios do boxe é auxiliar na perda de peso. Através dos treinos intensos, o boxe favorece o emagrecimento. São realizadas várias movimentações em todo o corpo. Algo que ajuda não só a definir os músculos, mas também a perder peso e a reduzir a gordura.

De facto, estima-se que é possível perder, por aula, cerca de 600 a 1000 calorias (valores altamente benéficos principalmente para quem tem problemas no combate ao peso).

2.

Tonifica os músculos

Se o seu objetivo é encontrar uma atividade onde consiga esculpir e tonificar os músculos sem ter de fazer grandes exercícios com a ajuda de máquinas, então o boxe pode ser uma excelente opção.

Os grupos musculares das pernas, braços e abdómen são constantemente trabalhados e devidamente fortalecidos durante a repetição de movimentos intensos e rápidos. E em alguns casos, para conseguir dar um único golpe, está-se a fazer o movimento do corpo todo.

Para além disto, importa referir que o boxe não estimula a hipertrofia (ou seja, a construção de massa magra). O que significa que ajuda a tonificar os músculos de forma saudável. Tudo isto aliado a uma alimentação e hidratação saudáveis, torna-se crucial para que os resultados apareçam.

3.

Aumenta a autoestima

Tal como em qualquer outra atividade física, também no boxe irá conseguir aumentar a sua autoestima. Tal acontece porque ao praticar regularmente exercício físico, ajuda a combater a ansiedade, sentimentos negativos e claro, a sentir-se melhor com o seu corpo fisicamente.

Através da prática regular, conseguirá alcançar as suas metas rapidamente e verá a perda de peso e a tonificação dos músculos são dois aspetos notáveis nos praticantes de boxe. Sentir-se bem com o seu corpo e com a sua mente deve sempre ser uma prioridade.

4.

Reduz o stresse

Os benefícios do boxe refletem-se diariamente na saúde mental de cada praticante. Ao realizar atividades físicas, há a libertação de endorfina no nosso organismo – substância que contribui para o nosso bem-estar, melhora o humor e reduz os níveis de stresse mental e físico.

Este neurotransmissor é o responsável pela sensação de prazer e felicidade, as quais podem ser sentidas logo após a prática do boxe.

5.

Melhora o desempenho cardiovascular

O boxe não ajuda apenas a perder calorias e a tonificar os músculos do nosso corpo. De facto, esta atividade envolve resistência, força, equilíbrio, velocidade e coordenação – habilidades cruciais para o nosso sistema cardiovascular.

Por isso mesmo constitui um exercício aeróbico e a sua prática mantém a frequência dos batimentos cardíacos alta, permitindo que o coração bombeie o sangue com elevada frequência. Além disto, contribui ainda para uma respiração mais profunda durante a realização dos movimentos.

A redução de gordura também é um aspeto que ajuda bastante a melhorar o desempenho cardiovascular.

6.

Auxilia na defesa pessoal

Para além de todos os benefícios já mencionados, o boxe é uma excelente atividade procurada por muitas pessoas que pretender aprender a defender-se em situações de risco (ainda que este não seja o principal objetivo das aulas).

Por isso já sabe, se procura um desporto que o ajude a sentir-se mais confiante e seguro diante de determinadas situações que possam acontecer no dia-a-dia, o boxe pode ser o seu maior aliado.

São vários os benefícios do boxe para o corpo e mente, tudo depende dos seus objetivos e claro, se se identifica ou não com a atividade. Na dúvida, experimente uma aula e verifique se é ou não o que pretende.

Veja também