Personal Trainer Sara Tomás
Personal Trainer Sara Tomás
14 Set, 2018 - 12:39

Alongamentos matinais: melhore o seu dia

Personal Trainer Sara Tomás

E se apenas alguns minutos de alongamentos matinais melhorarem o seu dia? Veja as nossas sugestões e alongue-se todas as manhãs.

Alongamentos matinais: melhore o seu dia
O artigo continua após o anúncio

Iniciar a manhã com alongamentos matinais podem mudar a forma como vai passar o seu dia.

Após uma noite de sono em que o corpo está em repouso, deitado na mesma posição durante algumas horas, ao acordar os músculos encontram-se tensos e encurtados.

Uns minutos de alongamentos matinais podem auxiliar na melhoria da mobilidade articular e na prevenção das dores de costas que vão aparecendo ao longo do dia.

Ao alongar o corpo está a estimular o relaxamento da musculatura que se prepara para voltar ao normal e responder aos movimentos de amplitude do dia-a-dia.

7 Alongamentos matinais para experimentar

Alongamentos matinais: melhore o seu dia!

1. Estique o corpo todo

  1. Deitado na cama ainda, virado pra cima, dê as mãos e estique o tronco e as pernas em todo o comprimento.
  2. Fique assim durante 20 segundos.

2. Lombar

  1. Deitado de costas na cama ainda, abrace os joelhos e fique nessa posição durante 20 segundos, irá relaxar-lhe a zona lombar.

3. Torção do corpo

  1. Deitado de costas apoiadas na cama, apoie os seus pés na cama, flexione um pouco o quadril e leve-o para o lado levando os dois joelhos em direção à cama, deixando a cabeça para o lado oposto.
  2. Os braços ficam esticados na horizontal.
  3. Faça dos dois lados, mantendo por 20 segundos na posição de alongamento.

4. Alongar coluna e posterior das pernas

  1. Sentada na cama, estenda as pernas à frente e leve o tronco em direção ás pernas esticando os braços em direção aos pés mas sem forçar.

5. Alongar o peitoral

  1. Colocar os polegares virados para fora e ficar nessa posição, ou dar as mãos atrás das costas e subir ligeiramente as mãos.
  2. Ou ainda, segurar uma parede, porta ou janela com o braço dar um passo para a frente com a perna oposta ao braço e virar o corpo para o lado oposto.

6. Alongamento lateral

  1. De pé, dê as mãos acima da sua cabeça e faça flexão lateral do tronco para um lado e para o outro, durante 20 segundos de cada lado.

7. Alongamento do quadrícep

  1. Em pé, joelhos alinhados, tronco ereto, uma mão segura na ponta do pé mantendo os joelhos alinhados e a perna flectida durante uns segundos.
  2. Repetir o mesmo movimento para o outro lado.

Estes são alongamentos que pode fazer de manhã logo que acorda, ou depois do banho.

Inicie sempre de forma lenta e gradual, pois o corpo esteve muito tempo parado na mesma posição e encontra-se encurtado e tenso.

Realize estes alongamentos todos os dias e sinta-se com mais mobilidade e menos tensão nas costas durante o dia. Se não lhe apetecer alongar espreguice-se muito!

Alongamento: o que é?

Alongamentos matinais: melhore o seu dia!

Existem vários tipos de alongamento:

O artigo continua após o anúncio
  • Estático
  • Passivo
  • Balístico
  • Contração muscular excêntrica
  • Facilitação Neuromuscular proprioceptiva
  • Alongamento Global

O método de alongamento mais usual é o método de alongamento estático, que consiste em alongar um músculo até um ponto tolerável e sustentar a posição por um período de tempo.

Consiste na diminuição da resistência muscular passiva, devido ao aumento na viscosidade e elasticidade da unidade musculotendínea, resultando no aumento do comprimento muscular.

Este tipo de alongamento apresenta um menor risco de lesão e acredita-se ser o mais seguro método de alongamento, além de ser o mais usado e fácil de realizar, não necessitando de muito espaço, tempo nem material.

O alongamento ajuda a melhorar a flexibilidade sendo esta uma característica importante de aptidão física, sendo um componente fundamental para a qualidade de vida, performance desportiva, prevenção e reabilitação de lesões.

Veja também