Nutricionista Inês Sanches
Nutricionista Inês Sanches
27 Abr, 2017 - 15:54

Alimentação do bebé de 12 meses: adaptação à rotina familiar

Nutricionista Inês Sanches

A alimentação do bebé de 12 meses necessita de alguns cuidados principalmente no que diz respeito aos métodos de confeção e especiarias utilizadas.

Alimentação do bebé de 12 meses: adaptação à rotina familiar

A alimentação do bebé de 12 meses está caracterizada pela adaptação às rotinas das famílias.

A maioria dos alimentos já foram introduzidos anteriormente, e uma vez que o bebé já desenvolveu maturidade para as diferentes texturas, faz sentido que se adapte agora à dieta praticada pela família.

É muito importante a partir deste mês incentivar uma alimentação saudável, variada e equilibrada para o bebé crescer num ambiente adequado, no que diz respeito às suas rotinas alimentares.

Alimentação do bebé de 12 meses: que alimentos deve consumir?

1. Água e infusões de ervas

infusao de ervas

Nesta fase da vida, a criança deve beber estes líquidos com mais frequência para se manter sempre bem hidratada.

O sódio naturalmente presente nos alimentos cria a necessidade de ingerir mais água e outras fontes de hidratação, contudo deve-se evitar adoçar essas mesmas bebidas com açúcar.

O mesmo cuidado deve ser feito com sumos e refrigerantes, neste caso devem ser mesmo evitados, uma vez que possuem grandes quantidades de açúcar.

2. Leite de vaca e derivados

leite de vaca

Se até aqui o leite ingerido era materno ou de transição, aos 12 meses pode-se introduzir o leite de vaca. No entanto, deve-se passar por um período de transição para verificar que não existe qualquer tipo de alergia ou intolerância.

Os derivados do leite de vaca podem igualmente ser apresentados ao bebé, nas mesmas condições acima referidas.

3. Carne e peixe

carnes brancas

No que diz respeito à carne, deve ser privilegiado o consumo de carnes brancas e magras, como o frango, o peru e o coelho. Ainda assim, o consumo de carne deve ser inferior ao consumo de peixe.

Deve-se ter em atenção os métodos culinários utilizados, pois nesta fase é importante que a carne seja bem cozinhada e as gorduras visíveis extraídas antes de dar ao bebé.

O peixe deve ser um alimento presente na alimentação do bebé de 12 meses com uma frequência superior à da carne.

Este alimento é rico em ácidos gordos essenciais que favorecem o bom desenvolvimento da criança, mas o cuidado com os métodos de confeção também deve estar presente. Cozinhados com pouca gordura e molhos são os melhores para esta faixa etária.

4. Ovo

ovo

O consumo de ovo na sua totalidade (gema e clara) poderá ser uma realidade a partir de agora, mas apenas se a criança não desenvolveu qualquer tipo de alergia aquando da introdução da clara.

Uma vez que o ovo é um alimento fornecedor de proteínas, fará sentido utilizá-lo sozinho numa refeição. Se complementar com carne ou peixe, poderá estar a sobrecarregar o organismo.

5. Cereais

cereais

Tanto as papas como o pão e o arroz, por exemplo, podem ser oferecidos parcialmente refinados.

Deve-se privilegiar o consumo de variedades com pouca quantidade de açúcar, uma vez que esta é a fonte principal de energia do bebé.

6. Hortofrutícolas

hortofruticolas

Os hortofrutícolas são fundamentais na alimentação de qualquer pessoa, e o bebé de 12 meses não é exceção.

As sopas confecionadas devem possuir uma textura irregular para, mais uma vez, estimular a mastigação de alimentos.

A quantidade de sopa aos 12 meses deve ser menor que anteriormente, pois a oferta de legumes crus, devidamente higienizados, no prato é relevante.

Alimentação do bebé de 12 meses: consumo de sal, sim ou não?

consumo de sal e alimentacao do bebe de 12 meses

Nesta idade ainda não se deve confecionar os alimentos adicionando sal, principalmente porque a maioria dos alimentos já possui sódio naturalmente presente.

E se o bebé ainda estiver com aleitamento materno?

aleitamento materno

Se o bebé ainda estiver a consumir leite materno, deve continuar. É errado fazer o desmame só porque iniciou a alimentação familiar.

Este leite deve ser oferecido ao bebé, pois é um alimento de excelência na dieta.

 > Saiba mais aqui sobre a quantidade de leite dar a um bebé.

Considerações importantes

  • O cuidado com os alimentos que se oferece à criança deve estar sempre presente, principalmente após os 12 meses de idade, que é quando a variedade é superior. A qualidade dos mesmos deve ser assegurada.
  • A partir desta idade, a criança deve fazer uma ingestão alimentar regular, fracionada ao longo do dia por 5 a 6 refeições: 2 a 3 refeições lácteas (cerca de 500ml de leite), duas refeições principais com carne, peixe ou ovo (nesta fase, já inteiro) e com legumes (2 sopas), e uma de cereais.
  • Os métodos culinários devem ser bem escolhidos assim como os condimentos utilizados. Deve-se evitar refogados, alimentos picantes, alimentos fritos, doces e salgados.
  • Os hábitos alimentares saudáveis são aprendidos em crianças mas devem ser perpetuados. A promoção de estilos de vida saudáveis deve ser permanente, e não apenas quando o bebé é pequeno.

Veja também: