Snacks saudáveis para comer antes de dormir

Não sabe quais os melhores snacks antes de dormir? Maçã com manteiga de amendoim, parece-lhe uma boa opção? E uma deliciosa gelatina? Ambas são boas alternativas.

Snacks saudáveis para comer antes de dormir
Descubra os melhores e mais deliciosos snacks.

Muitas pessoas evitam o consumo de alimentos antes de dormir pois acreditam que pode levar ao aumento de peso. Mas isso nem sempre é verdade.

Os snacks saudáveis antes de dormir não são os maus da fita, apenas precisam de ser bem escolhidos. Por exemplo, se de seguida vamos dormir, precisamos de alimentos leves de fácil digestão e com propriedades calmantes para facilitar o sono e o descanso.

7 Snacks saudáveis antes de dormir


Gelatina

Snacks saudaveis antes de dormir e gelatina

Existem gelatinas com um valor energético muito baixo, principalmente aquelas cujo teor de açúcar é reduzido ou são confeccionadas com adoçante natural (stevia).

Possuem ainda uma boa quantidade de proteína, que faz com que a pessoa fique saciada e consequentemente não sente uma vontade incontrolável de comer doces ou outros alimentos.

Queijo quark

snack de queijo quark com morangos

O queijo quark também é snack saudável antes de dormir, mas que não deve ser consumido em exagero. Na sua composição encontramos proteínas, mas o seu conteúdo em açúcares e gorduras é muito reduzido.

Para dar um sabor extra ao queijo quark, pode adicionar outros alimentos saudáveis, como por exemplo frutos secos. Se preferir, também pode optar por iogurte skyr.

Frutos secos – Nozes

nozes em cima de toalha

São uma fonte de gordura saudável, saborosa e saciante. Para além disso desempenham um papel importante a nível hormonal, atrasam a digestão, o que antes de dormir é óptimo, e ajudam a controlar o apetite.

As gorduras vão atrasar a absorção da proteína, impedir o surgimento de fome durante a noite e assegurar o normal funcionamento do sistema hormonal. Cerca de 3-4 nozes são suficientes para se sentir saciado.

Maçã com manteiga de amendoim

Maca com manteiga de amendoim

As maçãs têm muita fibra e a manteiga de amendoim tem alguma proteína que vai fazer com que o estômago se sinta pesado sem estar, na realidade.

Contudo, não se deve exagerar na manteiga de amendoim, pois apesar de ser um snack saudável, possui uma elevada quantidade de gordura, que mesmo sendo saudável, deve ser ingerida com contenção.

O ideal é conjugar uma maçã com cerca de 1 colher de sopa de manteiga de amendoim. Corte a maçã às fatias e mergulhe posteriormente na manteiga.

Banana

banana em rodelas

As bananas estão cheias de fibras saciantes e triptofano, um aminoácido que ajuda a regular o sono e leva a um melhor descanso. Além destes benefícios, é um snack não necessita de qualquer preparação e dessa forma ainda vai dormir uns minutos mais cedo.

Flocos de aveia

flocos de aveia numa taca

Este tipo de hidratos de carbono fazem parte dos snacks saudáveis antes de dormir por serem de fácil digestão.

Cerca de 30g juntamente com leite ou iogurte é o ideal para conseguir energia suficiente e ainda adicionar triptonafo para uma noite descansada.

Chá

cha de camomila com planta

Se já passaram 3 horas depois da hora de jantar e mesmo assim não tem apetite, beber uma chávena de chá pode ser o ideal, preferencialmente dos que possuem propriedades calmantes.

Os chás de camomila, cidreira e hortelã são alguns dos que promovem uma noite de sono tranquila.

O que evitar antes de dormir?


cafe e graos de cafe

Fará sentido comer antes de dormir apenas nos casos onde o intervalo entre a hora do jantar e a hora de deitar seja superior a 3 horas.

Caso esse intervalo seja superior a 3 horas, é importante que não se preparar uma refeição muito gordurosa e de difícil digestão, por esses motivos, alimentos ricos em gordura não devem fazer parte dos alimentos a ingerir, como por exemplo batatas fritas ou folhados.

Também não é bom tomar bebidas com cafeína, como o café, chá preto ou refrigerantes com cafeína, antes de dormir uma vez que essas bebidas são estimulantes e poderão prejudicar a qualidade do sono.

Ingerir grandes quantidades de alimento antes de dormir pode ser prejudicial tanto para a qualidade de sono, como para a digestão e também para a manutenção do peso.

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