Por que deve ingerir proteína ao pequeno-almoço?

Ingerir proteína ao pequeno-almoço aumenta a saciedade, promove a perda de peso, aumenta o metabolismo e muita mais. Conheça algumas opções para não falharem na primeira refeição do dia.

Por que deve ingerir proteína ao pequeno-almoço?
A importância da proteína no pequeno-almoço.

Fazer a primeira refeição do dia ao acordar, por si só, é de extrema importância não só no domínio da gestão de peso, como também na manutenção dos níveis de energia ao longo do dia e concentração. Para isso, a presença de proteína ao pequeno-almoço é essencial,

No campo da gestão de peso, a evidência recente não é clara quanto à toma do pequeno-almoço: muitos estudos indicam que a toma do pequeno-almoço em nada interfere com o peso e não promove o emagrecimento. O mesmo não se pode aplicar quando falamos de proteína ao pequeno-almoço: há evidência clara de que a inclusão deste nutriente nesta refeição pode ajudar no processo de perda de peso.

A evidência é significativa quanto ao consumo de proteína no emagrecimento: uma dieta com maior teor de proteína pode ajudar no processo e favorecer a conservação do músculo durante a fase de perda ponderal.

3 Benefícios da proteína ao pequeno-almoço


proteina ao pequeno-almoco e perda de peso

1. Promove saciedade por mais tempo


O consumo de proteína ao pequeno-almoço permite que se sinta saciado por mais tempo já que este nutriente induz esta sensação e demora mais tempo a ser digerido. Além disso, alguns estudos revelam que a proteína tem ação direta nas hormonas que regulam o apetite, dando a sensação de plenitude por mais tempo e ajudando a controlar episódios de maior compulsão alimentar.

2. Promove a perda de peso

Como foi referido anteriormente, o consumo de proteína promove a perda de peso. A evidência diz-nos que pessoas que fazem um regime de emagrecimento e cujo teor de proteína ao pequeno-almoço é superior, conseguem atingir melhor os seus objetivos, nomeadamente e especialmente em pessoas que têm mais peso para perder.

3. Aumenta o metabolismo

Um aumento metabólico pode ter interferência ao nível do peso. O processo de metabolização da proteína exige maior consumo calórico por elevação da temperatura corporal. Assim, a proteína permite um aumento do metabolismo e auxilia na perda de peso. Além disso, estudos indicam que um consumo adequado de proteína previne a perda muscular durante um período de restrição alimentar.

Como incluir a proteína ao pequeno-almoço


batido com iogurte

Existem várias formas de introduzir proteína ao pequeno-almoço e existe um leque de alimentos que podem ajudar a aumentar teor proteico na sua refeição. Eis alguns exemplos:

  • Ovos mexidos/estrelados ou cozidos com pouca ou nenhuma gordura (dica: use frigideiras anti-aderentes para evitar o uso de gordura)
  • Papas de aveia com leite ou bebida de soja
  • Adicionar clara de ovo às suas papas de aveia
  • Iogurte, de preferência sem gordura e baixo em açúcar
  • Frutos secos
  • Leite, queijo e outros derivados baixos em gordura
  • Fiambre de perú ou frango/presunto sem a gordura
  • Manteigas de frutos secos (manteiga de amendoim, amêndoa, caju…)
  • Batidos com iogurte/leite
  • Adicionar whey a panquecas, bolos ou papas

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Nutricionista Margarida Beja Nutricionista Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.