Nabo: conheça os seus benefícios para a sua saúde

O nabo é um alimento rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. É um excelente alimento que se relaciona com a melhoria de diversos estados de saúde.

Nabo: conheça os seus benefícios para a sua saúde
Descubra de que forma o nabo melhora a sua saúde.

O nabo não é o vegetal com o sabor mais impressionante que existe no mercado, mas depois de conhecer os seus benefícios, vai passar a gostar mais dele.

O nabo é um alimento utilizado desde os tempos pré-históricos, e mesmo que muitas das vezes seja inserido na categoria dos tubérculos, na realidade faz parte dos vegetais crucíferos juntamente com os brócolos, os espinafres ou a couve-flor.

O seu sabor é descrito como amargo e ligeiramente picante e a textura como áspera. Mas se conseguir escolher os nabos que foram colhidos mais jovens, provavelmente vai encontrar sabores mais suaves.

As nabiças, ou seja, as folhas verdes superiores do nabo, também são comestíveis e oferecem uma série de nutrientes e benefícios para a saúde. No entanto, neste artigo vamos fazer referência à raiz do vegetal, que é na maioria das vezes apresenta uma cor branca com uma parte superior roxa.

Composição nutricional do nabo


Tal como os restantes vegetais crucíferos, os nabos fornecem uma boa quantidade de nutrientes numa pequena quantidade de calorias. Vamos analisar a sua composição.

Por cada 100g de nabo cozido, obtém-se:

 

Os 5 principais benefícios do nabo


Consumir frutas e vegetais de todos os tipos relaciona-se com a dinuição do risco de desenvolvimento de diversos problemas de saúde.

1. Saúde do coração

nabo e saude do coracao

A ingestão de frutas e vegetais são sempre uma boa escolha quando se fala em prevenção cardiovascular.

O nabo, por ser um alimento rico em potássio, atua como um vasodilatador e consequentemente o esforço sobre o coração.

2. Reduz a hipertensão arterial

reducao da pressao arterial e o nabo

Os alimentos que contêm nitratos alimentares, como é o caso dos nabos, aparentam ter múltiplos benefícios vasculares, incluindo a redução da pressão arterial, a inibição da agregação plaquetária e a preservação ou melhora da disfunção endotelial.

O facto de serem também ricos em potássio, ajuda a manter a pressão arterial dentro do intervalo saudável.

3. Combate ao cancro

combate o cancro e nabo

O consumo de vegetais crucíferos está associado a um menor risco de desenvolver cancro, e segundo estudos recentes poderá ser devido ao composto que lhes confere um sabor amargo.

A presença de antioxidantes e fitoquímicos neste alimento, também tem o seu papel na redução do risco de cancro.

4. Ajuda na perda de peso, digestão e obstipação

ajuda na perda de peso e nabo

O nabo é rico em fibras que ajudam a manter a pessoa saciada durante mais tempo, ao passo que também é baixo em calorias.

Essas mesmas fibras previnem a obstipação e promovem movimentos intestinais regulares e adequados.

5. Saúde dos olhos

saude dos olhos e nabo

A ingestão adequada de vitamina C ajuda a manter os olhos saudáveis, proporcionando uma maior proteção contra o dano da luz UV.

Por norma, é dada preferência à ingestão de frutas cítricas, devido à sua composição em vitamina C. No entanto, o nabo e os restantes vegetais crucíferos são excelentes fontes desta vitamina.

A ingestão de, pelo menos, 3 porções de frutas e legumes, relaciona-se com a diminuição do risco e progressão da degeneração macular.

Como incorporar o nabo na sua dieta…


Prefira os nabos pequenos mas pesados com cores vivas. Pode utilizar este vegetal tanto em sopas e pratos como saladas. A sua utilização apenas vai depender do seu gosto e da sua vontade.

  • Os nabos podem ser cozidos e transformados em puré como uma alternativa ao puré de batata.
  • Corte o nabo em pequenos cubos (crus ou cozinhados) e adicione-os em saladas.
  • Coloque o nabo na sopa como alternativa à batata, por exemplo.
  • Quando fizer assados, corte pedaços de nabo e asse-os também. O seu sabor vai ficar delicioso.
  • Chips de nabo não são os mais famosos, mas se gosta deste vegetal tem que experimentar esta forma.

Veja também: