Manteiga de caju: uma opção saudável para lanches e sobremesas

A manteiga de caju está a ganhar adeptos por ser uma excelente alternativa para complementar lanches ou até mesmo sobremesas.

Manteiga de caju: uma opção saudável para lanches e sobremesas
Descubra a resposta.

A manteiga de caju, tal como o nome indica, é feita à base de castanhas de caju – um fruto seco bastante conhecido e consumido no Brasil mas que em Portugal ainda está a ganhar adeptos.

É uma ótima alternativa para substituir a manteiga de amendoim ou de amêndoas, além de ser fácil de fazer e ser um alimento cheio de benefícios.

A manteiga de caju existe à venda em lojas físicas e online, mas também pode ser confecionada em casa. Mais à frente, iremos fornecer receitas para fazer uma manteiga de caju deliciosa.

Manteiga de caju


cajus

Ao contrário de muitos outros frutos secos, os cajus e consequentemente a manteiga de caju não contêm ácidos gordos ómega-3, ou seja, as gorduras saudáveis que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

A manteiga de caju fornece quantidades significativas de outros nutrientes saudáveis para o coração, aminoácidos essenciais e minerais, mas também é um alimento altamente calórico.

Macronutrientes

Uma colher de sopa de manteiga de caju natural contém 94 calorias. Daqui consegue-se obter ainda 12% da dose diária recomendada de gordura e 8% da ddr de gorduras saturadas; 6% da dose diária recomendada( DDR) de proteína.

A sua quantidade de fibra é insignificante, assim como o seu teor de hidratos de carbono. A manteiga de caju é praticamente isenta de sódio (isto se forem versões não salgadas) e não contém colesterol.

Micronutrientes

A castanha de caju é uma semente proveniente da fruta do cajueiro. Esta semente é rica em minerais (como ferro, fósforo, selénio, zinco e magnésio), é uma boa fonte de proteínas e vitamina B1. De igual modo, a manteiga de caju é rica nestes nutrientes.

Gorduras

A maioria das calorias da manteiga de caju são provenientes da gordura, das quais também fazem parte as gorduras saturadas – em menor percentagem, e gorduras mono e polinsaturadas – em percentagens superiores.

A ingestão de gorduras mono e polinsaturadas, quando consumidas no lugar de gorduras saturadas, podem reduzir os níveis de colesterol, reduzir o risco de doenças cardíacas e também ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2.

Aminoácidos Essenciais

Os aminoácidos desempenham funções vitais no metabolismo, crescimento e reparação dos tecidos corporais.

Apesar do nosso organismo produzir alguns dos aminoácidos que precisamos, outros temos que obter através da nossa alimentação. Estes últimos são conhecidos como como aminoácidos essenciais.

A manteiga de caju fornece uma pequena quantidade de cada aminoácido essencial.

Onde comprar manteiga de caju


Antes de comprar manteiga de caju é importante que esteja atento à lista de ingredientes. A manteiga de caju da Prozis tem 96% de cajú e óleo de coco sendo, por isso, uma boa opção.

Como fazer manteiga de caju


manteiga de caju como fazer

Também é possível fazer a sua própria manteiga de caju em casa. É uma excelente escolha para barrar no pão e para inserir em sobremesas doces, mas também pode servir para pratos salgados.

Deixamos-lhe esta receita simples e rápida. Experimente e delicie-se com o resultado.

– Ingredientes –

  • 250g de cajus ao natural

– Modo de preparação –

  1. Colocar os cajus num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e colocar a tostar (cerca de 10 minutos).
  2. Retirar do forno e reservar até arrefecer completamente.
  3. Colocar os cajus num processador de alimentos e triturar na velocidade máxima.
  4. Abrir o processador, empurrar o creme agarrado às paredes com a ajuda de uma espátula e voltar a triturar numa velocidade média. Repetir este procedimento até a manteiga ficar bem cremosa ou com a textura desejada.
  5. Colocar num frasco de vidro e armazenar no frigorífico.
  6. A manteiga de caju deve ser sempre mantida no frigorífico após a sua abertura.

Nota: Pode-se fazer este tipo de manteiga apenas com castanha de caju, mas também se pode dar um sabor mais sofisticado à preparação. Adicionar canela, baunilha ou outros ingredientes são algumas práticas comuns e que tornar a receita ligeiramente diferente.

Bom apetite!

Recomendações…


  • É um alimento saudável mas deve ser preferida uma versão sem sal, caso a manteiga de caju não seja caseira.
  • Apesar de ser uma boa alternativa numa dieta saudável, não se deve exagerar na quantidade, uma vez que é um alimento que fornece bastantes calorias numa pequena porção.

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