Nutricionista Margarida Beja
Nutricionista Margarida Beja
30 Jan, 2018 - 15:48

A manteiga de amendoim engorda? Quanto pode comer por dia e benefícios

Nutricionista Margarida Beja

A manteiga de amendoim reúne muitos fãs pelo seu valor nutricional e sabor. Mas para usufruir de todos os benefícios deve rever as suas escolhas.

Manteiga de amendoim engorda

A manteiga de amendoim é um alimento interessante do ponto de vista nutricional quando a sua composição se baseia exclusivamente em amendoim.

É um alimento com elevado teor calórico mas que pode fazer parte de qualquer refeição: pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar ou ceia, devendo sempre ser consumida dentro da sua dose diária recomendada.

A manteiga de amendoim engorda?

Para perceber se esta manteiga engorda, é importante saber que o ganho de peso só se dá quando as calorias ingeridas diariamente ultrapassam as nossas necessidades energéticas diárias.

Portanto, apesar de ter um valor energético elevado, se a manteiga de amendoim já fizer parte do seu plano alimentar diário e se não consumir uma dose superior à que está definida, o seu consumo não vai fazer engordar.

Sendo assim, torna-se importante ficar a saber qual a dose diária que deve ingerir deste alimento e qual a que deve escolher para tirar partido dos seus benefícios.

Que manteiga de amendoim deve escolher?

manteiga de amendoim escolha

Mais do que a questão do emagrecimento, deverá considerar a importância de escolher uma manteiga com 100% amendoim, evitando sempre opções que contenham outro tipo de ingredientes – óleo de palma, açúcar, sal ou outro tipo de conservantes ou aromas artificiais.

Em alternativa, pode fazer a sua em casa, usando apenas amendoins e um robot de cozinha para criar uma pasta com consistência para barrar. Pode ainda adicionar canela ou chocolate negro, conferindo um sabor diferente e diversificando as suas receitas.

Que quantidade de manteiga de amendoim deve consumir?

manteiga de amendoim quantidade a consumir

Ainda que considerada saudável, o seu elevado teor de gordura faz com que seja muito calórica pelo que deve consumir com moderação.

É errado pensar que poderá consumir à descrição e que por ser saudável não engorda: tudo deve ser ingerido com moderação, não devendo exceder as duas colheres de sopa por dia.

Informação Nutricional da manteiga de amendoim

Por cada colher de sopa de 15g, a manteiga de amendoim contém:

  • 98 Kcal
  • 4g de Proteína
  • 8g de Gordura total
  • 1,1g de Hidratos de Carbono
  • 1,7 g de fibra

O amendoim é um alimento nutricionalmente rico que, além de gorduras insaturadas com propriedades protetoras ao nível cardiovascular, contém vitamina E e do complexo B e diversos minerais como o zinco, magnésio, e fósforo.

Como consumir manteiga de amendoim?

pão integral e manteiga de amendoim

Este alimento resulta do processamento de amendoins que são triturados e transformados numa pasta. Pode adicioná-la e conjugá-la com:

8 bons motivos para consumir manteiga de amendoim

maca com manteiga de amendoim

Conheça os melhores motivos e benefícios do consumo deste alimento:

  1. Alimento energético ideal no pré e pós treino
  2. Aumenta o valor de colesterol HDL no sangue
  3. Atua como protetor cardiovascular, com ação anti-inflamatória
  4. É versátil e conjuga-se com diversos alimentos
  5. Pelo seu teor de proteína, tem também uma ação saciante
  6. Pode fazer em casa e juntar outro fruto seco ou ingrediente a gosto
  7. Baixo teor em hidratos de carbono
  8. Rico em vitaminas e minerais

Veja aqui algumas receitas que pode fazer com este ingrediente:

Veja também

prozis