Manteiga de amêndoa: uma alternativa saudável

A manteiga de amêndoa contém ácidos gordos que ajudam a melhorar a saúde do coração e ainda nos fornece uma boa quantidade de micronutrientes.

Manteiga de amêndoa: uma alternativa saudável
Conheça alguns dos seus benefícios.

A manteiga de amêndoa é uma alternativa deliciosa e nutritiva a outras manteigas de frutos secos.

Tal como acontece com a manteiga de amendoim e a manteiga de caju, por exemplo, esta versão também existe à venda em lojas físicas e lojas online. Contudo, se preferir pode fazer a sua própria manteiga de amêndoa em casa e disfrutar de um alimento único.

Esta pasta é ideal para barrar no pão como substituto da manteiga e em receitas doces, como substituição de outras gorduras. 

Benefícios da manteiga de amêndoa


manteiga de amendoa beneficios

Além de ácidos gordos saudáveis, a manteiga de amêndoa é uma fonte rica de proteínas, hidratos de carbono, vitaminas, minerais e fibras alimentares.

Alguns dos minerais essenciais isolados a partir de manteiga de amêndoa são magnésio, potássio, cobre, zinco e cálcio.

A manteiga de amendoim não contém colesterol e o seu conteúdo de açúcar é quase inexistente.

Do mesmo modo que a amêndoa por si só, a manteiga de amêndoa auxilia na redução do nível de colesterol, reduzindo assim os riscos de doenças cardiovasculares.

O consumo regular de amêndoas ajuda a reduzir o nível de colesterol mau (LDL, colesterol de baixa densidade). Além disso, o benefício de manteiga de amêndoa na minimização das doenças cardíacas está relacionado com a presença de vitamina E – um poderoso antioxidante – que faz parte da composição da mesma em quantidades elevadas.

Outro benefício para a saúde de consumir este produto da amêndoa está a sua capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue pós-prandial.

Outros dos seus benefícios para a saúde são:

  • Melhorar o trânsito intestinal, por ser rica em fibras;
  • Ajudar a emagrecer, por dar saciedade;
  • Dar energia para o treino, por ser rica em calorias;
  • Ajudar na hipertrofia e recuperação muscular, por conter proteínas e minerais como cálcio e magnésio;
  • Prevenir cãibras, por ser rica em cálcio e potássio;
  • Fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em zinco.

Como escolher a melhor manteiga de amêndoas


Antes de comprar manteiga de amêndoas, deve ter em consideração a lista de ingredientes do produto, visto que nesta só deve constar um único ingrediente: amêndoas. Sendo assim, deve optar por um produto 100% amêndoas sem qualquer adição de açúcares ou gordura

Receita de manteiga de amêndoas


receitas de manteiga de amendoa

É possível fazer a sua própria manteiga de amêndoa em casa. É uma excelente escolha para barrar no pão em detrimento da manteiga tradicional e também como substituo de gordura em algumas receitas e sobremesas doces.

Fique com esta receita simples e rápida. Experimente e delicie-se com o resultado.

-Ingredientes –

  • 250g de amêndoas com ou sem casca

– Modo de preparação –

  1. Colocar as amêndoas num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e colocar a tostar durante cerca de 10 minutos.
  2. Passado o tempo, retirar do forno e reservar até arrefecer completamente.
  3. Colocar as amêndoas num processador de alimentos e triturar na velocidade máxima.
  4. Abrir o processador, empurrar o creme agarrado às paredes com a ajuda de uma espátula e voltar a triturar numa velocidade média. Repetir este procedimento até a manteiga ficar bem cremosa ou com a textura desejada.
  5. Colocar num frasco de vidro e armazenar no frigorífico.
  6. A manteiga de amêndoa deve ser sempre mantida no frigorífico após a sua abertura.

Pode-se fazer este tipo de manteiga apenas com amêndoas, mas também se pode dar um sabor mais sofisticado à preparação. Adicionar canela, baunilha ou outros ingredientes são algumas práticas comuns e que tornar a receita ligeiramente diferente mas igualmente saborosa.

Bom apetite!

Recomendações…


  • Apesar de serem alternativas que oferecem vantagens a que consome, é essencial que esteja sempre presente o princípio da moderação. Estes alimentos são bons, mas também têm bastantes calorias.
  • É importante lembrar que para obter o máximo de benefícios e nutrientes, deve-se comprar a manteiga pura, feita apenas de amêndoas, sem adição de açúcar, sal, óleos ou adoçantes.

Veja também: