Magnésio e ansiedade: uma forma natural de resolver este problema?

O magnésio e ansiedade estão relacionados bem como com estados de depressão, insónias e pânico, principalmente se a dieta for pobre neste mineral e, consequentemente, exista deficiência do mesmo. A ansiedade pode dar-se com a ausência de magnésio na alimentação diária. Conheça a dose diária recomendada deste mineral.

Magnésio e ansiedade: uma forma natural de resolver este problema?
O magnésio ajuda a melhorar estados de ansiedade.

Cada vez mais existe uma associação positiva entre o magnésio e ansiedade. Mas terá esta relação algum fundamento? Segundo algumas pesquisas, a deficiência de magnésio está relacionada com problemas como depressão, ansiedade, insónia e pânico.

O que é o magnésio?


Magnesio e ansiedade

O magnésio é um mineral essencial à saúde humana por desempenhar um papel em mais de 300 reações enzimáticas do organismo, incluindo no metabolismo dos alimentos, síntese de ácidos gordos e proteínas e na transmissão de impulsos nervosos.

Na verdade, cada célula e órgão precisa deste mineral para funcionar corretamente. Contribui ainda para a manutenção da saúde óssea, bem como para o normal funcionamento cerebral, cardíaco e muscular.

Os suplementos de magnésio estão associados a uma série de benefícios, incluindo combater a inflamação, aliviar a obstipação e diminuir a pressão arterial. Além disso, o magnésio pode ajudar a tratar problemas de sono, ansiedade e depressão.

Magnésio e ansiedade: que relação?


A ansiedade é um mal-estar psíquico latente e discreto, que pode acumular dores físicas e afetar o corpo drasticamente. Um transtorno de ansiedade é geralmente acompanhado de fobias, momentos de agonia extrema, taquicardia e medos constantes, podendo causar insónia, tensão muscular, rigidez nas articulações e os enjoos constantes.

Um dos maiores benefícios do magnésio é relaxar o sistema nervoso, ajudando a recuperar a calma, trazendo alívio rapidamente. As diminuições nos níveis de magnésio, ou mudanças na forma como é processado, estão relacionadas a um maior nível de ansiedade.

O magnésio também desempenha um papel-chave na melhoria dos níveis de serotonina, a hormona que regula o humor, o sono e o apetite. Quaisquer distúrbios nos níveis de serotonina pode ter um impacto negativo sobre o humor, o que pode, eventualmente, causar depressão e ansiedade. Quando há uma deficiência de magnésio no corpo devido a uma má nutrição, os níveis de serotonina tendem a diminuir.

Outros benefícios do consumo de magnésio


1. Saúde óssea

ossos saudaveis

O magnésio é importante para a formação óssea: ajuda a assimilar o cálcio no osso e desempenha um papel na ativação da vitamina D nos rins. A ingestão ótima de magnésio está associada a maior densidade óssea, formação melhorada de cristais ósseos e menor risco de osteoporose em mulheres após a menopausa.

2. Absorção de cálcio

absorcao de calcio

O cálcio e o magnésio são importantes micronutrientes para a manutenção da saúde óssea e prevenção da osteoporose. Sem magnésio, uma alta ingestão de cálcio pode aumentar o risco de calcificação arterial e doença cardiovascular, bem como cálculos renais.

3. Diabetes

prevencao da diabetes

O magnésio desempenha um papel importante no metabolismo de hidratos de carbono e glicose, sendo que a sua deficiência pode aumentar o risco de diabetes. Vários estudos têm associado uma maior ingestão de magnésio com menor risco de diabetes.

4. Saúde do coração

doencas do coracao

O magnésio é necessário para manter a saúde dos músculos, incluindo o coração, e para a transmissão de sinais elétricos no corpo. A ingestão adequada de magnésio foi associada a um menor risco de aterosclerose e hipertensão arterial.

5. Tensão pré-menstrual

tensao pre menstrual

Garantir uma ingestão adequada de magnésio, especialmente combinado com a vitamina B6, pode ajudar a aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), como inchaço, insónia, inchaço das pernas, aumento de peso e sensibilidade mamária.

Alimentos ricos em magnésio para evitar ansiedade


folhas de espinafres

Os seguintes  alimentos são algumas das melhores fontes naturais de magnésio. Tente incorporar estes alimentos na dieta diária para obter a dose diária recomendada deste mineral (320mg/dia para as mulheres e 420mg/dia para os homens):

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