Chá preto: o chá estimulante

Quer alternativas estimulantes ao café? O chá preto é uma das melhores opções de bebidas estimulantes que pode consumir. Saiba tudo sobre esta bebida connosco.

Chá preto: o chá estimulante
Saiba por que motivos este chá tem um efeito estimulante.

O chá preto é um dos quatro tipos de chá produzidos a partir da planta Camellia sinensis, juntamente com o chá branco, o chá verde e o chá oolong.

A diferença entre chá verde ou branco é a forma como é processado.

O chá é uma das bebidas mais queridas do mundo, estando também na lista das mais consumidas.

O chá preto e o seu poder estimulante


cha preto poder estimulante

Muitas pessoas bebem este tipo de chá para ficarem com mais energia ou em estado de alerta, pois o chá preto é bastante conhecido por ter cafeína. Com apenas uma chávena de chá preto (aproximadamente 240ml), conseguimos obter cerca de 45 mg de cafeína. (Um café expresso oferece-nos uma quantidade de cafeína que se situa entre as 45 e as 100mg.).

A cafeína é considerada um estimulante que atua principalmente ao nível do sistema nervoso central, podendo influenciar o nosso humor e comportamento, níveis de concentração.

Também contém um pouco de uma substância chamada teofilina. Estas substâncias combinadas podem acelerar a frequência cardíaca e fazer com que a pessoa se sinta mais desperta.

O chá preto também está cheio de substâncias saudáveis ​​chamadas polifenóis. Os polifenóis são antioxidantes que podem ajudar a proteger suas células do dano do DNA.

Alguns cientistas pensam que antioxidantes específicos no chá, incluindo polifenóis e catequinas, podem ajudar a prevenir alguns tipos de cancro.

Razões para beber chá preto


O chá preto é conhecido pelas suas qualidades curativas e não só. Veja connosco outros benefícios desta bebida tão especial:

1. Ajuda na saúde do coração

cha preto e saude do coracao

O consumo regular de chá preto pode ajudar a reparar as disfunções da artéria coronária em pessoas com problemas cardíacos. Por isso, se o chá preto é uma das suas bebidas de eleição, o risco de ter doenças cardiovasculares deverá ser menor.

2. Melhora os distúrbios intestinais

cha preto e melhoria de disturbios intestinais

O chá preto tem um efeito curativo sobre distúrbios intestinais, nomeadamente a diarreia, devido à presença de taninos. Se sofre deste problema com frequência, é aconselhável ingerir este chá sem adicionar mais ingredientes para obter os benefícios máximos.

3. Controla os sintomas da asma

cha preto e controlo dos sintomas da asma

Regra geral, os líquidos quentes aliviam os sintomas da asma. O chá preto é bastante benéfico para pessoas asmáticas, pois expande a passagem do ar, permitindo assim uma respiração mais fácil e controlada.

4. Melhora os problemas digestivos

cha preto e melhoria de problemas digestivos

Por ser rico em taninos, o chá preto tem um efeito relaxante no sistema digestivo. Esta qualidade anti-inflamatória do chá preto também é útil para curar distúrbios digestivos.

5. Reduz o colesterol

cha preto e reducao do colesterol

Quem consome chá preto pode ver reduzidos os seus níveis elevados de colesterol, que são responsáveis ​​por problemas de saúde relacionados com o coração.

6. Ajuda a prevenir o cancro

cha e prevencao do cancro

Regra geral, beber chá ajuda a prevenir o crescimento de anomalias nos seios das mulheres, especialmente as mulheres na fase pré-menopausa.

O chá preto ajuda a aumentar o nível de hormonas da globulina durante os períodos do ciclo menstrual feminino.

Como consumir o chá preto e possíveis efeitos


como consumir cha preto

Para se conseguir ter todas as propriedades do chá preto é importante que as ervas fiquem na água quente durante cerca de 30 minutos, pois os antioxidantes presentes apenas começam a ser liberados ao fim de 5 minutos.

Este chá também pode desempenhar um papel importante no processo de perda de peso.  É possível inclui-lo em dietas saudáveis e equilibradas com poucas gorduras e açúcares e rica em frutas, legumes, cereais integrais, sementes e peixe.

No entanto, também deve ser consumido com precaução. O seu consumo excessivo pode ter efeitos adversos no organismo (por exemplo, insónias). Caso seja uma pessoa que consume 3 a 5 chávenas deste chá diariamente, pode sentir dores de cabeça caso quebre essa rotina.

Veja também: