Os melhores chás para o colesterol: conheça-os melhor

Os chás para o colesterol ajudam na redução dos seus níveis sanguíneos. Alguns dos mais conhecidos são o chá preto, chá verde e chá de hibisco. Saiba tudo.

Os melhores chás para o colesterol: conheça-os melhor
Saiba os melhores tipos de chá para o colesterol, um aliado natural e eficaz na sua saúde.

Os chás já são apreciados em todo o mundo, agora os chás para o colesterol vão ser adorados por quem possui estes níveis elevados no sangue.

Os benefícios dos chás de ervas são conhecidos em todo o mundo e cada vez mais se associam ao tratamento ou melhoria de condições médicas, tais como o colesterol elevado.

Neste artigo vamos dar a conhecer chás tradicionais e chás de ervas que podem ajudar a resolver este problema.

Chás para o colesterol: tradicionais e de ervas


Os chás tradicionais, como o chá preto, o chá verde, o chá branco ou o chá oolong, vêm das folhas da planta Camellia sinensis. Geralmente, possuem cafeína.

Os chás de ervas não são exatamente apelidados de “chá” porque não são provenientes da mesma planta, a Camellia sinensis. São feitos de partes de plantas comestíveis, incluindo flores, frutas, raízes, folhas, entre outros. Alguns dos sabores mais populares do chá de ervas incluem camomila, cidreira e tília.

1. Chá preto

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Quem consome chá preto pode ver reduzidos os seus níveis elevados de colesterol, que são responsáveis ​​por problemas de saúde relacionados com o coração.

Além do colesterol, também a glicemia e os triglicerídeos beneficiam do seu consumo.

O ideal é consumir 2 a 3 chávenas deste chá por dia para melhorar ainda a função das paredes dos vasos sanguíneo, permitindo um melhor fluxo sanguíneo e dilatação.

 2. Chá verde

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O chá verde é das bebidas mais apreciadas no mundo dos chás e infusões. Possui um elevado teor de antioxidantes, particularmente as catequinas, quando comparado com outros tipos de chás.

Como resultado, este chá pode prevenir muitos fatores de risco de doença cardiovascular, incluindo o colesterol alto. Os polifenóis do chá verde diminuem o colesterol, uma vez que impedem a sua absorção.

2. Chá de curcuma

chas para o colesterol cha de curcuma

A curcuma é também uma excelente ajuda para baixar os níveis de colesterol no sangue pelas suas propriedades curativas e drenantes e pela sua quantidade de antioxidantes.

Para sentir os seus efeitos positivos, basta adicionar duas colheres de café de curcuma em cada 500ml de água a ferver e deixar repousar durante 10 minutos. O ideal é ir bebendo o chá ao longo do dia, num mínimo de três chávenas.

3. Chá de gengibre

chas para o colesterol cha de gengibre

O chá de gengibre é frequentemente associado a benefícios digestivos, no entanto, o seu poder vai além disso, tendo um efeito positivo no controlo do colesterol também.

O extrato de gengibre pode reduzir o colesterol LDL e o colesterol total com uma eficácia semelhante à de uma medicação comum de redução de colesterol.

4. Chá de hibisco

chas para o colesterol cha de hibisco

Devido aos seus antioxidantes, o chá de hibisco pode ajudar as pessoas com dislipidemia a controlar os níveis elevados de triglicerídeos e colesterol.

Tomar chá de hibisco duas vezes por dia durante um mês, pode aumentar os níveis de colesterol HDL, ao mesmo tempo que diminui os triglicerídeos, colesterol LDL e colesterol total.

O efeito do chá de hibisco no colesterol pode ser atribuído aos seus antioxidantes, mais especificamente à antocianina.

5. Chá de dente-de-leão

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O dente-de-leão faz também parte do grupo de chás para o colesterol que não só são conhecidos pelas suas vantagens a nível de colesterol, mas também apresentam benefícios para a saúde do coração no geral.

Em suma…


Estes chás para o colesterol devem ser consumidos 2 a 3 vezes por dia para se sentir os seus efeitos.

Apesar de estarem associados à diminuição do colesterol e já terem sido estudados para esse efeito, os seus benefícios podem não se fazer sentir em todas as pessoas.

Deve-se sempre falar com o médico para poder controlar os níveis de colesterol, caso as mudanças na alimentação não sejam suficientes para baixar estes valores.

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Nutricionista Inês Sanches Nutricionista Inês Sanches

Inês Sanches é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Colaborou com as Instituições Sociais de Solidariedade Social, Qualificar para Incluir e Centro Social de Ermesinde e fez parte da equipa de Nutrição do projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto durante 1 ano.

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