Chá de hibisco: benefícios e contra-indicações que deve conhecer

O chá de hibisco tem algumas propriedades interessantes, no entanto, pode ser preciso ter algum cuidado com a sua ingestão. Saiba mais sobre este chá.

 
Chá de hibisco: benefícios e contra-indicações que deve conhecer
Vermelho e de sabor forte, conheça os benefícios e contra-indicações

chá de hibisco é feito a partir de uma planta de cor avermelhada, o hibisco, apresentando essa mesma tonalidade e um sabor intenso quando preparado.

Este chá tem vindo a ganhar fama por, supostamente, ajudar na perda de peso de quem o ingere. São bastantes os benefícios que podem ser atribuídas a este chá, contudo, nem todas as pessoas devem ingeri-lo.

Propriedades nutricionais do chá de hibisco


cha de hibisco e folhas

O chá de hibisco tem propriedades interessantes do ponto de vista nutricional:

  • É bastante rico em vitamina A, ferro, vitaminas do complexo B e, principalmente, em potássio e vitamina C.
  • Além das vitaminas e dos minerais, este chá é, também, rico em flavonoides – principalmente quercetina (são compostos naturais anti-inflamatórios), polifenóis (substâncias antioxidantes), antocianinas (pigmentos vermelhos que dão a cor avermelhada ao chá, e atuam como antioxidante e anti-inflamatório).
  • Apesar de ser um chá, tem algum valor energético associado: 37 kcal por cada 100g de chá.

 

Benefícios do chá de hibisco


cha de hibisco e diminuicao do colesterol

Pelas suas propriedades nutricionais, é possível reconhecer várias vantagens no consumo deste chá:

  • Fortalecimento imunológico, pelo elevado teor em vitamina C;
  • Fortalecimento do fígado, das unhas, da pele e cabelos, pela presença da vitamina B1;
  • Auxílio na prevenção de gripes, pelo elevado teor em vitamina C;
  • Ação diurética/diminuição da retenção de líquidos, uma das suas principais e mais reconhecidas propriedades, que é devida à presença de quercetina;
  • Efeitos na redução da glicemia e do colesterol, devido aos polifenois. Pelas suas propriedades propriedades hipoglicémicas e hipolipémicas há alguns estudos que apontam, até, para que este chá melhore ou beneficie quadros clínicos de pessoas com diabetes tipo 2;
  • Ação laxante, útil para quem tenha algum problema de obstipação;
  • Ação protetora do sistema cardiovascular, pela presença de flavonoides e antocianinas;
  • Diminuição da pressão arterial, protegendo o organismo contra eventuais danos nos vasos sanguíneos – pode ser útil para pessoas com elevada tensão arterial;
  • Diminuição do colesterol, pela presença de flavonoides e antocianinas;
  • Ação anti-inflamatória, pela presença de quercetina, polifenóis e antocianinas;
  • Alguns estudos apontam que o chá de hibisco tem uma ação inibidora de alguns agentes infeciosos, como Salmonella sp., Bacillus subtilis e Escherichia coli.

 

Contra-indicações do chá de hibisco


cha de hibisco e mulher a amamentar

Apesar das suas qualidades, este chá não é recomendado a algumas pessoas, nomeadamente:

  • Grávidas: por não haver estudos suficientes nesta população para se perceber se existem efeitos adversos;
  • Mulheres a amamentar: por não existirem estudos suficientes nesta população para se perceber se existem efeitos adversos;
  • Pessoas com a tensão arterial baixa, por baixar ainda mais a tensão, causando alguns sintomas como tonturas, fraqueza e sonolência.
  • Mulheres que tomem anticoncepcionais: este chá pode provocar uma interação medicamentosa, pelo que não é aconselhável tomar, pelo menos em grandes quantidades, quando se toma anticoncepcionais.

Em todo o caso, ainda que não se inclua em nenhum destes grupos, é sempre importante aconselhar-se junto de um profissional de saúde para garantir que não tem contra-indicações para o consumo desta bebida.

O chá de hibisco emagrece?


cha de hibisco perda de peso

Apesar de poder, realmente, ter algum efeito termogénico, o que contribui para a utilização de gordura enquanto fonte de energia, por si só, o chá de hibisco não emagrece.

O que faz a pessoa perder peso é um défice calórico, ou seja: ingerir menos calorias do que aquelas que gasta – seja nas suas atividades do quotidiano, seja nos treinos.

Posto isto, pessoas que sofram de retenção de líquidos, podem sentir que “emagrecem” ao ingerir chá de hibisco, uma vez que, como é bastante diurético, diminui esta retenção, o que pode fazer baixar o peso corporal.

Qual a dose que se deve tomar?

Não há um consenso relativamente à dose ideal de chá de hibisco que deve ser ingerida. As doses recomendadas variam entre uma chávena de 200mL até 4 chávenas. Porém, devem ter-se em conta vários fatores, como por exemplo, a pressão arterial, para evitar que possam surgir alguns sintomas indesejados, como é o caso das tonturas.

Como preparar chá de hibisco: diferentes opções


Esta bebida pode ser consumida de diversas formas. Pode consumir quente ou fria: as suas propriedades não ficam alteradas consoante a temperatura a que é consumido.

1. Chá de hibisco quente

cha de hibisco em bule

A proporção correta de hibisco e água é:

  • 2 colheres (de sopa) de hibisco seco ou 2 sacos de chá de hibisco
  • 1 litro de água

Preparação:

  1. Deixar ferver durante 5 minutos. Consumir quente.

2. Chá de hibisco estilo refresco

refresco cha de hibisco

Não precisa de consumir este chá quente. Esta receita de chá frio é uma ótima opção.

  • 2 colheres (de sopa) de hibisco seco ou 2 sacos de chá de hibisco;
  • 1 pau de canela
  • 1 casca de limão
  • 1 litro de água
  • Hortelã a gosto

Preparação:

  1. Deixar ferver durante 5 minutos todos os ingredientes.
  2. Retirar a casca de limão e as folhas de hibisco ou os saquinhos de chá, deixando ficar o pau de canela.
  3. Colocar no frigorífico durante a noite. Adicionar hortelã e consumir fresco.

3. Smoothie bowl

smoothie bowl cha de hibisco

Pode até utilizar o chá em preparações culinárias, como por exemplo nos smoothie bowls.

Preparação:

  1. Triturar todos os ingredientes, exceto as sementes de abóbora, até obter uma consistência homogénea.
  2. Polvilhar com as sementes por cima e com outros toppings a gosto.

 

Em suma…


Ainda que não faça milagres, o chá de hibisco pode ser um bom aliado na retenção de líquidos, se for aliado, claro está, a uma alimentação saudável.

Deve, no entanto, consultar um profissional da saúde antes de começar a consumir este chá com frequência para perceber se há alguma contra-indicação na sua utilização.

Veja também:

Nutricionista Maria Canha Nutricionista Maria Canha

Apaixonada pelas Ciências da Nutrição, em particular pela Nutrição Clínica e Desportiva. Licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e Mestre em Biotecnologia e Inovação pela mesma Universidade. Concilia o trabalho de Nutricionista com outras duas paixões/trabalhos a tempo inteiro – Atleta de Bikini Fitness e inventar receitas saudáveis.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].