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6 motivos para inserir cerejas na sua alimentação diária

Sabia que as cerejas, para além do seu delicioso sabor, também podem ser benéficas para a saúde? Conheça 6 motivos para ingerir cerejas, ao longo do artigo.

6 motivos para inserir cerejas na sua alimentação diária
Conheça melhor os benefícios deste fruto

As cerejas são um fruto extremamente rico do ponto de vista nutricional, pelo seu teor em vitaminas, como a A e a C, em minerais, como o cálcio, o fósforo e o potássio, e em fibra. Por esse motivo, apesar da sua composição nutricional poder variar ligeiramente dependendo da variedade, são vários os benefícios que o consumo desta frutas pode oferecer ao nosso organismo, que poderá conhecer ao longo do artigo.

Tal como os outros frutos da época, as cerejas não devem ficar esquecidas, sendo a sua apanha efetuada a partir da segunda quinzena de maio e, normalmente, até ao final de julho. Se pretende tirar o máximo proveito nutricional e organolético, veja ainda como poderá escolher as melhores cerejas e como as conservar.

6 benefícios do consumo de cerejas


1. Ação anti-inflamatória

cerejas mulher cheia de energia

As cerejas, devido ao seu teor em antocianinas, têm demonstrado em diversos estudos, fortes efeitos anti-inflamatórios, já que atuam ao nível dos danos causados pelos radicais livres, fortalecendo o sistema imunitário e retardando o envelhecimento celular precoce.

Assim, o consumo deste fruto poderá ser benéfico no controlo dos sintomas complicações inflamatórias, como o caso da artrite, tendinite ou doença inflamatória do intestino.

2. Proteção cardiovascular

cerejas protecao cardiovascular

Por ter efeitos positivos sobre algumas condições que determinam a sua saúde cardiovascular, como a gordura corporal, o colesterol e situações inflamatórias, o consumo de cerejas está associado à proteção deste sistema.

3. Melhoria da saúde da pele, unhas e cabelo

cerejas cabelo saudavel

Por serem ricas em betacarotenos, as cerejas podem melhorar a saúde da pele, unhas e cabelo, mantendo-os protegidos. Este composto, para além de precursor da vitamina A, também tem um forte efeito antioxidante, que ajudará a combater os efeitos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele, para além de colaborarem na preservação do colagéneo, responsável pela elasticidade e tonicidade deste órgão.

Para além disso, os betacarotenos contribuem ainda para a formação da melanina, composto responsável pela pigmentação da pele, auxiliando-o a manter o seu bronzeado.

4. Ajuda a adormecer

cerejas mulher a dormir

As cerejas também poderão ser um excelente aliado no momento de adormecer. Por ser rico em melatonina, este fruto ajuda a regular os ciclos de sono.

5. Prevenção de alguns tipos de cancro

cerejas homem e mulher em exercicio

O ácido elágico é mais um poderoso antioxidante presente na cereja. Este composto irá, assim, auxiliar o organismo a combater os danos associados ao efeito dos radicais livres, prevenindo um envelhecimento celular precoce.

Vários estudos demonstram um efeito preventivo e terapêutico do consumo de cerejas associado ao desenvolvimento tumoral, nomeadamente em casos de cancro do cólon, da próstata, dos ovários e do pâncreas.

6. Auxílio no controlo do peso

cerejas controlo do peso

Esta é mais uma vantagem das cerejas para a maioria das pessoas que as consome. Para além de nos proporcionar vários benefícios para a saúde, ainda nos ajuda a manter o peso, por ter um valor energético reduzido comparativamente com outros alimentos.

100g de cerejas (aproximadamente 10 unidades, dependendo do tamanho do fruto) oferece-nos apenas cerca de 60 kcal. Para além disso, o seu teor de fibra também irá permitir prolongar a saciedade por mais tempo, evitando que faça refeições desnecessárias ou coma em excesso.

Outras curiosidades e dicas sobre as cerejas


smoothie de cerejas

No sentido de tirar o máximo proveito deste fruto, tanto a nível nutricional como a nível organolético, existem algumas dicas que poderá considerar:

  • No momento de escolher as cerejas, prefira as mais carnudas, com uma pele firme, brilhante e sem cortes;
  • O pedúnculo da cereja deve ser mantido sempre no fruto, que deverá ser verde e estar bem preso;
  • Evite comprar cerejas verdes, uma vez que, quando não é apanhado maduro, este fruto não fica doce à medida que amadurece;
  • Para uma melhor conservação das cerejas, armazena-as sem lavar num recipiente sem tampa na zona mais fria do frigorífico;
  • A congelação das cerejas também poderá ser uma boa alternativa para evitar que se estraguem, permitindo consumi-las mais tarde, idealmente em receitas;
  • Por falar em receitas, apesar do ideal ser consumir a fruta ao natural, deixe a sua imaginação fluir e inclua este fruto em pratos como bolos, compotas, smoothies e batidos;
  • Os pedúnculos das cerejas têm também vários benefícios para o nosso organismo (como efeito diurético e preventivo de complicações como infeções urinárias e problemas reumáticos), pelo que, se for oportuno, não os desperdice quando consumir as cerejas, deixe-os secar num ambiente seco e conserve-os para fazer uma infusão. Para isso, basta colocar cerca de 3 colheres de sopa de pedúnculos de cereja secos num litro de água a ferver, deixar repousar durante cerca de 5 minutos e coar.

 

Em suma…


Não restam dúvidas de que as cerejas são um fruto da época a privilegiar por todos os benefícios que podem trazer à nossa saúde. No entanto, procure não exagerar no seu consumo.

Por ser um fruto muito saboroso, fresco e que se come com bastante facilidade, rapidamente se cometem excessos. Procure colocar junto a si apenas a quantidade que pretende comer, para evitar comer demasiadas cerejas e, assim, fugir a um aporte calórico exagerado e possíveis desconfortos gástricos.

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Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.

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