Nutricionista Rita Lima
Nutricionista Rita Lima
18 Jan, 2021 - 08:53

Truques de cozinha: dicas para tornar o ato de cozinhar mais fácil

Nutricionista Rita Lima

Cozinhar não tem de ser uma tarefa complicada e aborrecida. Conheça alguns truques de cozinha que podem facilitar bastante a sua vida.

Truques de cozinha

Atualmente, a preocupação com a alimentação saudável e com a saúde assume um papel central na vida de um número cada vez maior de pessoas. No entanto, para uma grande parte da população, um dos maiores entraves à prática de uma alimentação mais equilibrada é o ato de cozinhar.

Com efeito, numa sociedade que se caracteriza por um ritmo de vida frenético, a falta de tempo para cozinhar, para ir às compras ou para aprender e pôr em prática novas receitas, constitui uma das maiores dificuldades quando se inicia uma mudança no paradigma alimentar.

Por esse motivo, importa conhecer alguns truques de cozinha que poderão facilitar esta tarefa e contribuir para que a adoção de uma alimentação mais equilibrada seja um processo mais simples de executar.

Truques de cozinha para simplificar a preparação das suas refeições

Tal como referido anteriormente, a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis não significa que tenha de passar horas infinitas na cozinha ou que tenha de fazer preparações muito complicadas ou refeições sem sabor.

Há pequenos truques de cozinha que, como vai ver, podem facilitar esta missão.

1

Planeamento de refeições

Homem a fazer compras no supermercado

Apesar de não ser propriamente um truque de cozinha é algo que pode facilitar muito a sua vida e impedir que perca mais tempo no supermercado devido à falta de algum ingrediente.

Faça um planeamento semanal das suas refeições e uma lista de todos os ingredientes que vai precisar para a sua confeção. Assim, quando for ao supermercado evita esquecimentos e perder tempo a pensar nas refeições durante a semana de trabalho.

Diretamente associado com este planeamento, está também a organização do “stock” alimentar em casa. Ou seja, deve, idealmente, organizar o seu frigorifico e despensa segundo a ordem de receitas que irá fazer durante a semana, os prazos de validade / tempo de vida útil dos alimentos e agrupar os diferentes ingredientes pela receita em que vão ser utilizados (1).

Desta forma, concentra a maioria dos artigos num único local e não perde tanto tempo à sua procura.

2

Opte por métodos culinários simples e que sujem menos

método e tempo de confeção ideais de legumes e leguminosas: cozinhar a vapor

Um dos principais truques de cozinha que pode pôr em prática facilmente é optar por métodos de confeção simples, que não sujem muitos utensílios e que não requeiram a sua presença constante na cozinha.

Por exemplo, se optar por assados ou por cozinhar a vapor ou no microondas, pode deixar a sua refeição a cozinhar e ir fazer outras tarefas, sem necessidade de tanta vigilância.

Por outro lado, métodos como estufar ou fritar já requerem uma supervisão constante do preparado e já implicam uma limpeza mais trabalhosa após confeção.

Caso opte por grelhar, opte por usar lume brando e por untar sempre a grelha com um pouco de azeite para os alimentos não “colarem” tanto e ser mais fácil de limpar.

No caso do peixe na grelha, uma forma de este não ficar tão agarrado, é colocar rodelas de limão por baixo da posta de peixe. Além de facilitar a limpeza posterior da grelha, ainda ajuda a conferir mais sabor ao peixe.

3

Utilize aparelhos de cozinha

Mulher a utilizar robot de cozinha na preparação do almoço

Os aparelhos de cozinha, em particular os robots de cozinha, podem ser uma verdadeira ajuda para quem não gosta nem sabe muitas receitas para cozinhar.

Com efeito, os robots de cozinha podem ser um apoio muito importante e ajudam a cozinhar rápido e de forma simples preparações que, de forma tradicional, demorariam muito mais tempo a fazer.

Atualmente, qualquer robot de cozinha multifunções é capaz de picar, bater, cozinhar a vapor ou água, entre outras funções.

Além destes robots, pode também adquirir raladores, esmagadores, descascadores, picadores e outros utensílios que podem facilitar e agilizar bastante a preparação das refeições.

2

Prepare doses superiores e congele

Tempo de congelação dos alimentos: mulher a congelar legumes

Quando o assunto é a conservação de alimentos, um dos principais métodos preferenciais é a congelação.

De facto, este é um método de conservação de alimentos muito eficaz e prático, pois garante a segurança microbiológica dos alimentos, durante um período de tempo longo (cerca de 6 meses para a maioria dos alimentos / preparações), sem afetar significativamente o seu valor nutricional e características organoléticas (2).

Assim sendo, se fizer doses de refeições ou de molhos (ex. polpa de tomate, molho da carne, molho para caldeirada, etc) superiores ao necessário, pode aproveitar para congelar em doses individuais, que estarão prontas a descongelar e utilizar no futuro, poupando-lhe tempo de preparação e facilitando a confeção das próximas refeições.

Outros truques de cozinha práticos para o dia a dia

Como guardar batata, alho e cebola
  1. Quando estiver a descascar cebola, encha a boca com água para não chorar ou coloque a cebola previamente no congelador durante 30 minutos.
  2. Para descascar o alho mais facilmente e não ficar com cheiro nas mãos, coloque-o no interior do microondas durante 10 segundos com o potência baixa. A casca sairá com facilidade.
  3. Para fazer gelo de forma mais rápida coloque água quente em vez de água à temperatura ambiente nas cuvetes.
  4. Para obter mais sumo de um limão sem grande esforço, coloque-o 10 segundos no microondas ou mergulhe em água quente antes de espremer. O calor irá quebrar as células e facilitar a saída do sumo.
  5. Para que a sua carne fique mais macia, não a tire diretamente do frigorífico para a grelha. Deixe pelo menos 60 minutos à temperatura ambiente, na marinada / molho da própria carne.
  6. Utilize ervas aromáticas frescas para dar mais sabor às suas refeições, em detrimento do sal.
  7. Adicione algumas gotas de limão ao arroz enquanto o cozinha para que este fique mais solto e leve.

Fontes

  1. ASAE, nd. “Como usar o Frigorifico”. Disponível em: https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/conselhos-praticos-para-os-consumidores/como-usar-o-frigorifico.aspx
  2. Joy C Rickman et al, 2007. “Nutritional comparison of fresh, frozen and canned fruits and vegetables. Part 1. Vitamins C and B and phenolic compounds”. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/jsfa.2825
Veja também