Personal Trainer Sara Tomás
Personal Trainer Sara Tomás
26 Jul, 2017 - 15:46

Super séries: intensifique o seu treino!

Personal Trainer Sara Tomás

O método super séries consiste em intensidade, aumento de massa muscular e queima de gordura em simultâneo. Arrisque e experimente este método de treino.

Super séries: intensifique o seu treino!

O método de super séries ou super sets utiliza o princípio de executar dois exercícios consecutivamente, normalmente trabalhando o agonista/antagonista (músculos opostos), sem qualquer descanso entre os dois.

Existem vários métodos de treino, quer para emagrecer, para hipertrofia ou ganhos de força. Normalmente observamos no ginásio aquelas pessoas que estão constantemente com o mesmo método de treino e não conseguem “dar o salto” ou acham que apenas com o aumento de carga é que vão atingir o seu objetivo, no entanto existem várias formas de dar novos estímulos aos seus músculos para que eles reajam de forma diferente e evoluam. Um deles é mudar o método de treino, sendo que é importante ter uma boa base articular, muscular, ter consciência corporal para que possa desenvolver a sua musculatura fugindo de lesões e para que não entre num estágio de estagnação.

Super séries

super series

As super séries podem ser uma boa alternativa para dar o estímulo que os seus músculos precisam, levando a fibra muscular à fadiga e permitindo assim que os músculos se desenvolvam.

Alguns estudos afirmam que este método ao utilizar dois grupos musculares diferentes vai permitir que um músculo descanse enquanto o outro se exercita, possibilitando que o treino seja continuo, mais curto e tornando-o eficaz a nível da resistência cardiovascular.

Por exemplo realiza uma série de extensor de pernas seguido de uma série de flexor de pernas e descansa, sendo que o descanso entre a próxima série tem de ser de pelo menos 1 minuto para que o corpo possa regenerar as reservas de ATP e de CP (creatina fosfato).

Com este tipo de treino realiza um treino mais curto mas de intensidade elevada, devendo iniciar sempre com um exercício mais difícil e passando para um que seja de realização mais fácil para não comprometer a sua execução técnica.

Vantagens das super séries

  • aumento do volume e da intensidade do treino;
  • aumento do endurance muscular local;
  • possibilidade de equilibrar o trabalho de uma sessão de treino entre o agonista e antagonista;
  • queima mais calorias por treino e após treino;
  • treino mais curto.

Desvantagens das super séries

  • é difícil de realizar num ginásio que seja muito movimentado;
  • a fadiga progressiva pode comprometer a técnica;
  • É bom para o aumento de massa muscular mas pode não ser para aumento da força, pois no segundo exercício o cansaço já vai comprometer a força.

Em suma

As super séries são excelentes para dar um “choque” estímulo ao músculo, tornar a sessão mais motivadora, encurtando o tempo de treino mas dando mais intensidade ao mesmo.

É importante a elaboração de uma periodização considerando a quantidade de semanas de treino para cada fase, seja hipertrofia, força, resistência, orientando a metodologia de treino para cada fase, considerando os exercícios, número de séries, repetições, carga, descanso entre séries, descanso entre sessões de treino e alimentação. Para que tudo junto o faça atingir os seus objetivos e acima de tudo treinar em segurança.

Veja também: