Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
25 Set, 2018 - 12:35

Como preparar o seu filho para o sucesso escolar?

Psicóloga Ana Graça

Todos os pais querem que os seus filhos tenham sucesso escolar, que apresentem boas notas e, gostem de ir para a escola. Mas como alcançar esse feito?

Como preparar o seu filho para o sucesso escolar?

O novo ano letivo arrancou e as crianças estão de volta à escola. Para uns é uma estreia, para outros é o regresso à rotina escolar. Pais e professores planeiam já quais as melhores estratégias para que os seus filhos e alunos alcancem o sucesso escolar.

Se em tempos se acreditou que os alunos eram os únicos responsáveis pelo seu (in)sucesso escolar, investigações mais recentes têm mostrado claramente que o rendimento escolar dos alunos está dependente da convergência de um grande número de fatores. Vamos descobrir quais são e deixar algumas estratégias úteis para os pais.

(In)Sucesso Escolar

sucesso escolar e aulas

Evidentemente, muito do sucesso escolar está dependente do envolvimento e da motivação do aluno, bem como da ausência de dificuldades de aprendizagem, de comportamento ou défice cognitivo, mas a extensão dos programas escolares, as turmas enormes, a desadequação dos métodos de avaliação e a inexistência de programas adaptados às especificidades de cada aluno são também entraves a ter em conta.

O papel do professor é determinante. Professores motivados e capazes de estabelecer relações positivas e empáticas com os alunos potenciam o sucesso escolar. A família também não se pode demitir do seu importante papel. Famílias que não estimulam, que não proporcionam condições adequadas de estudo, que exigem demasiado ou de menos às crianças e que vivem em clima de conflito constante, são altamente potenciadoras do insucesso escolar.

Mais ainda, não podemos resumir o sucesso escolar apenas às situações em que uma criança transita de ano. Uma criança tem sucesso escolar quando obtém resultados positivos nos exames e nos testes que lhe são propostos, quando transita de ano e de ciclo de estudo, quando aprende efetivamente os conhecimentos que lhe foram transmitidos, mas também quando a família está envolvida na sua educação, quando desenvolve relações de amizade com os colegas e quando é feliz na escola.

7 dicas que vão ajudar a preparar o seu filho para o sucesso escolar

pai a ajudar nos trabalhos de casa

Como pai/mãe não consegue controlar todo o sistema educativo nem todos os agentes que intervêm no sucesso escolar do seu filho. No entanto, há estratégias que postas em prática diariamente são uma grande ajuda. Ora repare:

1 – Mesmo que o seu ritmo de trabalho seja intenso, não descure do acompanhamento escolar do seu filho: pergunte-lhe, todos os dias, o que aprendeu na escola e ajude-o a encontrar utilidade para esses conhecimentos no dia-a-dia.

2 – Não mostre apenas interesse pelo conteúdo aprendido na sala de aula, mas também pela forma como o seu filho se sente na escola. Lance perguntas abertas e esteja pronto para estudar: “o que gostaste mais de fazer hoje na escola” ou “correu bem a escola hoje?”.

3 – Mantenha uma relação de articulação estreita com os professores. Informe-os de todas as dificuldades do seu filho ou de eventuais alterações familiares relevantes. Não falte às reuniões.

4 – Incentive o estudo frequente. Converse com o seu filho sobre a importância de consolidar e rever a matéria estudada na escola e mostre-lhe que é menos cansativo estudar um pouco todos os dias do que deixar acumular todo o estudo para os dias que antecedem os momentos de avaliação.

5 – Elabore, em conjunto com o seu filho, o horário deste. Lembre-se que no horário para além das aulas e dos momentos de estudo em casa devem estar presentes atividades extracurriculares, tempo para a brincadeira, para o convívio familiar e para o descanso.

6 – Incentive o hábito da leitura. Ler ajuda a escrever melhor, a ganhar vocabulário e estimula a criatividade. Não se esqueça de que as crianças aprendem muito através daquilo que observem os pais a fazer, por isso, reforce também os seus hábitos de leitura.

7 – Se apesar da implementação de todas estas medidas os resultados escolares do seu filho não são satisfatórios ou se sente que o seu filho não é feliz na escola, peça ajuda aos profissionais que o rodeiam. Fale com os professores, com o psicólogo da escola e com o pediatra que acompanha o seu filho.

Veja também: