Farmacêutica Cátia Rocha
Farmacêutica Cátia Rocha
22 Jun, 2017 - 16:07

Como melhorar a concentração das crianças

Farmacêutica Cátia Rocha

As crianças são naturalmente enérgicas, com uma força incomparável mas existem vários truques úteis que melhoram a concentração das crianças.

Como melhorar a concentração das crianças
O artigo continua após o anúncio

A falta de concentração das crianças é algo natural. Não podemos esperar que elas nunca estejam distraídas e totalmente concentradas em determinada atividade. Faz parte da sua natureza serem curiosas e exuberantes e é assim mesmo que deve ser.

No entanto, existem estratégias que, quando bem pensadas e conhecendo bem a criança com a qual queremos trabalhar, contribuem para melhorar a sua concentração, sem que se sintam forçadas a tal.

10 FORMAS DE MELHORAR A CONCENTRAÇÃO DAS CRIANÇAS

concentracao das criancas

1. Ambiente calmo

Compreender o tipo de ambiente em que cada criança prefere estudar é o primeiro passo para aumentar a concentração das crianças. Música instrumental suave e iluminação suave ajuda a definir o humor para estudar.

No entanto, é importante ter em conta que também poderão haver crianças que prefiram um ambiente com mais agitação.

É ainda importante ter todos os gadgets desligados (televisão, tablet, telemóvel) para evitar distrações.

2. Material acessível

Devemos organizar todo o material necessário antes de iniciar o estudo, para que a criança não tenha que se levantar. Este pormenor ajuda a gerir melhor o tempo e a melhorar o foco e atenção da criança.

3. Dividir tarefas maiores em tarefas menores

Estudar um capítulo inteiro de uma só vez é uma tarefa bastante difícil para uma criança. Assim, ajudar a dividir o estudo em páginas ou até parágrafos, para que a criança possa ter uma sensação de realização ao terminar cada pequena tarefa e isso irá motivar a continuar.

4. Definir o tempo

Devemos definir um limite de tempo para a conclusão de cada objetivo. Para tal, é importante saber que o tempo médio de concentração para um adulto é de 42 minutos. Portanto o período de concentração das crianças é bastante inferior. Devemos assim definir limites de 15 a 20 minutos.

No entanto, mais uma vez, é importante conhecer a criança com quem estamos a lidar, algumas podem sentir-se pressionadas e ansiosas, tendo assim o efeito contrário fazendo com que percam o foco.

O artigo continua após o anúncio

5. As rotinas são importantes

As rotinas ajudam a programar o cérebro da criança para saber quando deve estudar e quando poderá brincar. Isto ajuda a melhorar a concentração da criança no momento de se dedicar ao estudo.

A maioria das crianças consegue concentrar-se melhor de manhã, após uma boa noite de descanso. Dormitar após a escola cerca de 20 minutos pode também ser um truque para aumentar a concentração da criança.

6. Alimentação saudável

Comer alimentos saudáveis influencia diretamente a concentração da criança.

Uma alimentação muito rica em açúcares é bastante prejudicial, enquanto alimentos ricos em proteínas como ovos e carne magra têm a capacidade de aumentar os níveis de concentração.

Além disso, há uma refeição que deve ser ainda mais cuidadosamente pensada.

O pequeno-almoço é a primeira refeição do dia e uma das mais importantes, pois garante que o dia comece com toda a energia necessária ao bom funcionamento do organismo. A carência de ingestão alimentar, associa-se à falta de atenção e concentração das crianças na escola por falta de energia a ser utilizada pelo cérebro.

7. Perceber o método de aprendizagem

Todas as crianças aprendem de maneira diferente. Algumas crianças processam a informação facilmente quando a veem, algumas quando a ouvem e outras quando elas podem ter um contacto mais prático, podendo tocá-la.

8. Perceber o método de aprendizagem

Quando a criança estiver ocupada nas suas tarefas preferidas, ajuda informa-la do que tem para fazer em seguida, mas permitindo alguns minutos para que pare a sua atividade e tome consciência da atitude a tomar em seguida.

O artigo continua após o anúncio

9. Dar tempo para as distrações

É de extrema importância dar tempo para extravasar toda aquela energia tão característica das crianças. Isto vai, sem duvida, ajudar na concentração para a próxima tarefa.

10. Técnicas de relaxamento

Combinar técnicas simples de relaxamento, como a respiração profunda com imagens positivas, ajuda o cérebro a melhorar e a aprender novas habilidades.

Veja também: