Nutricionista Inês Sanches
Nutricionista Inês Sanches
15 Jan, 2019 - 17:15

5 sobremesas prontas a comer com menos de 100 kcal para enganar a gula

Nutricionista Inês Sanches

Apetece-lhe um doce, mas não quer comprometer a dieta? Estas sobremesas prontas a comer com menos de 100 kcal podem ajudá-lo a terminar a refeição mais satisfeito.

5 sobremesas prontas a comer com menos de 100 kcal para enganar a gula

Mesmo quem tem uma alimentação saudável gosta de comer sobremesas deliciosas e cheias de sabor. Mas isso não significa que tem de optar por sobremesas com muitas calorias.

Se tiver pouco tempo para confecionar uma sobremesa saudável para colmatar a vontade de comer um doce, estas sobremesas prontas a comer têm  menos de 100 kcal.

5 sobremesas prontas a comer com menos de 100 kcal 

sobremesas prontas a comer com menos de 100 kcal

Se, pontualmente, lhe apetecer algo doce e não tiver tempo para preparar, sugerimos uma lista de sobremesas prontas a comer com menos de 100 kcal. A maioria delas encontra-se disponível nos supermercados mais próximos de si.

1. Gelatina sem açúcar Royal (10 kcal)

As gelatina sem açúcar Royal são uma das sobremesas mais populares quando se fala de alimentação para perda de peso, pelo seu teor energético normalmente mais baixo do que as restantes opções, sendo maioritariamente constituída por água, edulcorantes e cerca de 2 g de proteína que lhe conferem o seu valor energético de 10 kcal.

De facto, as gelatinas são conhecidas pelo seu elevador teor proteico e de colagénio, no entanto, gelatinas como esta, que se encontram à venda em superfícies comerciais, não têm valores significativos de proteína (nem de colagénio) e a proteína que têm serve apenas para gelificar.

Assim, esta sobremesa acaba por ser uma opção para enganar a vontade de comer doces e não uma forma de ingerir um alimento rico do ponto de vista nutricional.

2. Gelatina de iogurte (18 kcal)

A gelatina de iogurte é uma opção semelhante à gelatina normal, mas com a adição de leite. Com apenas 18 kcal por porção, 1,2g de açúcar e 2,6g de proteínas, esta gelatina de iogurte pode ser uma opção pouco calórica para a sua sobremesa.

Existem versões com diversos sabores, nomeadamente as marcas brancas que já apostam nesta sobremesa.

3. Solero Smoothie Morango/Ananás (50 kcal)

Os gelados são das sobremesas mais apreciadas, principalmente nos meses quentes de verão, e já existem algumas variedades amigas da dieta que devem ser consideradas como primeiras escolhas na hora de decidir que gelado comer – visto que, por norma, são ricos em açúcar e gordura.

Esta versão do Solero existe em dois sabores (ananás e morango) e tem apenas 50 kcal por cada porção e os 10g de açúcar presentes derivam da fruta.

4. Sveltesse Chocolate Mousse 1.7% (81 kcal)

Se é fã de mousse de chocolate também há no mercado uma sobremesa com menos de 100 kcal. Esta mousse contém apenas 1,7% de matéria gorda e 81 kcal por cada porção.

Na sua constituição encontra leite, cacau, açúcar e outros ingredientes (emulsificantes e gelificantes).

5. Pudim Prozis – Zero Pudding (93 kcal)

O pudim da Prozis existe em dois sabores diferentes: baunilha e chocolate.

A opção de baunilha possui 93 kcal e a grande novidade comparativamente às sobremesas anteriores é a sua quantidade de proteína, que em apenas 125 g de pudim concentra 15 g de proteína e 0,5 g de açúcar.

Já a opção de chocolate sai ligeiramente fora dos requisitos desta categoria por apenas 3 kcal. O pudim de chocolate proposto pela Prozis fornece 103 kcal, no entanto, é uma excelente opção para quem procura um pudim fora do habitual. Contém a mesma quantidade de proteína que o pudim de baunilha e o seu teor de açúcar é quase nulo.

Estas sobremesas prontas a comer com menos de 100 kcal estão disponíveis no site oficial da Prozis e também em alguns supermercados. O seu custo é ligeiramente mais elevado que as restantes opções.

Quem pratica uma alimentação saudável pode comer doces?

Mesmo quem tem por hábito praticar uma alimentação saudável não tem que deixar de lado os doces. O ideal é que consiga optar por doces saudáveis confecionados com alimentos integrais, pouco processados e sem adoçantes artificiais, como por exemplo:

  • Tâmaras;
  • Cacau;
  • Fruta (banana, abacate, maçã, pera, ameixa, morangos, etc.)
  • Stevia;
  • Iogurte (magro, quark natural ou grego light);
  • Queijo quark;
  • Farinhas (araruta, aveia, amêndoa, alfarroba, amaranto, coco, etc.);
  • Frutos secos e manteigas de frutos secos (amendoim, amêndoa, caju, castanha, etc.);
  • Legumes (abóbora, cenoura, courgete, couve flor, etc.);
  • Especiarias (cravinho, anis, canela, noz moscada, gengibre, baunilha etc.);
  • Ovos;
  • Sementes (linhaça, papoila, abóbora, sésamo, etc.);
  • Bebidas vegetais sem açúcar ou leite sem lactose;
  • Café.

Temos várias sobremesas com poucas calorias que podem ser feitas por si e que podem ser inseridas num plano alimentar de perda de peso para colmatar a vontade de comer doces. Bolos e doces tradicionais ricos em gordura e açúcares devem ser opções esporádicas.

Veja também: