Nutricionista Inês Sanches
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27 Jun, 2017 - 16:14

Sal na comida do bebé: cuidados a ter

Nutricionista Inês Sanches

O sal na comida do bebé é um ingrediente que gera dúvidas quando se fala em alimentação infantil. Mesmo a partir dos 12 meses, deve-se ter cuidado na confeção dos alimentos.

Sal na comida do bebé: cuidados a ter
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Quando se fala em alimentação do bebé existem muitas questões que algumas pessoas ainda não sabem a resposta.

A quantidade de sal na comida do bebé é uma das dúvidas que pode criar confusão inicialmente.

Embora a partir dos 12 meses de idade o bebé comece a alimentar-se da comida que a família come, é necessário ter cuidado com alguns ingredientes que são nocivos para a saúde do bebé e que nada acrescentam à qualidade da alimentação.

O sal faz parte dessa lista de ingredientes e por isso neste artigo vamos explicar quando é que o mesmo deve entrar na alimentação do bebé e que alimentos devem ser evitados.

Sal na comida do bebé

sal na comida do bebe

Até completarem 1 ano de idade, as crianças não devem comer alimentos com sal pois os seus rins ainda um pouco imaturos para lidar com esta substância. O sódio naturalmente presente nos alimentos é suficiente para satisfazer as necessidades do organismo.

Tanto a sopa como o resto dos alimentos que fazem parte da alimentação do bebé até aos 12 meses devem ser isentos de sal, uma vez que está provado que esta medida ajuda a diminuir a probabilidade da criança vir a desenvolver hipertensão arterial no futuro.

Mas a partir dessa idade, o bebé deve iniciar a alimentação familiar. Com esta mudança, a ingestão de sal acaba por ser inevitável, pois a alimentação da restante família é, geralmente, confeccionada com recurso a sal.

Por esse motivo, deve haver um cuidado acrescido na confecção de alimentos, pois as recomendações para a ingestão de sal nas crianças são muito inferiores às recomendadas para os adultos.

Sal na comida do bebé: alimentos com sal escondido

sal escondido nos alimentos

Quando se cozinha, é possível controlar a quantidade de sal adicionada à comida ou não acrescentar sal de todo. Mas o mesmo não acontece quando se fala em alimentos processados ou em refeições pré-confecionadas.

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Ler os rótulos com a informação nutricional é por isso fundamental. Não só conseguimos saber quais os ingredientes presentes como também a quantidade de sódio.

A quantidade de sódio varia conforme as marcas, mas para ficar com uma ideia sobre quais são as melhores opções, prefira sempre as que contêm pouca quantidade de sódio. A quantidade recomendada após os 12 meses é 0,5g por dia (que equivale a cerca de 1,28g de sal).

Entre os alimentos que normalmente têm grandes quantidades de sódio, encontram-se os:

  • caldos;
  • molhos;
  • alimentos em conservas;
  • refeições pré-cozinhadas;
  • cereais de pequeno-almoço;
  • pão;
  • doces;
  • fiambre ou queijo.

Não se esqueça que enquanto as crianças não contactarem com o sal, não vão estranhar a falta de “tempero”, por muito que nos custe provar a comida deles.

Como reduzir o consumo de sal?

como reduzir o sal nos alimentos

O cuidado com o consumo de sal do seu bebé e de toda a família é uma atitude preventiva e também adequada para a promoção da saúde de todos.

Depois dos 12 meses, a maioria dos bebés já partilha as refeições da família.

Deixamos aqui algumas sugestões para evitar fornecer muito sal ao bebé:

  • Opte por continuar a fazer a comida do bebé separada ou então cozinhe as refeições da família sem sal, temperando apenas quando a colocar na mesa.
  • Prefira alimentos frescos em vez de alimentos enlatados ou em conserva, pré-cozinhados, congelados e fumados.

Geralmente não se sente a falta do sal se este for gradualmente reduzido. Por isso, não se preocupe se, inicialmente, a comida do seu bebé lhe parecer sem sabor, mas com o tempo, começará a achá-la mais saborosa e já não notará grande diferença.

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Alimentos que deve evitar dar ao bebé

alimentos que nao se devem dar ao bebe
  • Batatas fritas;
  • Aperitivos salgados;
  • Fast-food (hambúrgueres, pizzas, etc.);
  • Molhos pré-cozinhados;
  • Molhos de tempero;
  • Caldos prontos a usar;
  • Sopas em pacote ou enlatadas;
  • Comida de take-away;
  • Queijo em palitos.

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