Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
03 Mar, 2021 - 16:58

Porque é que os adolescentes não contam nada aos pais?

Psicóloga Ana Graça

Porque é que os adolescentes não contam nada aos pais? Porque precisam de privacidade e de um espaço que possam chamar de seu.

porque é que os adolescentes não contam nada aos pais

Os pais tendem a ficar em choque quando descobrem que os filhos adolescentes guardam alguns segredos. Questionam-se muitas vezes “porque é que escondem estas informações?”, “será que já não confiam em mim?”, “porque é que os adolescentes não contam nada aos pais?”. No entanto, manter segredos, mesmo daqueles de quem mais gostamos, é comum, natural e, muitas vezes, saudável.

Os segredos na adolescência

adolescente ao telemóvel a trocar mensagens

Na infância, aprendemos o que são segredos e como guardá-los. Nesta fase do desenvolvimento, é comum partilhar/revelar os segredos aos familiares com quem se tem mais confiança e à vontade.

Na adolescência tudo muda. Os adolescentes ganham consciência de que os segredos lhes permitem criar a consolidar a sua própria identidade. O sigilo, que muitas vezes os adolescentes mantêm com os pais, ocultando-lhes algumas informações específicas, apesar de controverso, faz parte do desenvolvimento.

Na atualidade, torna-se ainda mais complicado para os pais lidar com as informações que os adolescentes lhes ocultam devido, por exemplo, às redes sociais. Nem todos os pais têm competências/conhecimentos que permitam acompanhar as amizades online dos filhos e as informações que são partilhadas por estes nas redes sociais (1).

Porque é que os adolescentes não contam nada aos pais?

Porque é que os adolescentes não contam nada aos pais? Os motivos podem ser vários. Por culpa, por vergonha, por receio da desaprovação dos pais, por medo, insegurança ou baixa autoestima.

Talvez não seja justo questionar porque é que os adolescentes não contam nada aos pais. Na verdade, os adolescentes apenas não contam tudo. E, como vimos, tal faz parte da construção da sua identidade e do seu percurso de desenvolvimento.

como lidar com um adolescente em quarentena: adolescente a falar com amigos online

Na adolescência, manter segredos contribui para que os adolescentes aprendam a tomar as suas próprias decisões e a enfrentar os seus erros. Certas tarefas de desenvolvimento que acontecem na adolescência estão habitualmente de braço dado com a privacidade e o risco.

Assim sendo, por mais saudável e feliz que seja a dinâmica familiar, é natural que os adolescentes não partilhem tudo com os pais. O importante é assegurar que não são ocultados segredos que comprometam o bem-estar psicológico, físico e emocional dos adolescentes (por exemplo, informações relacionadas com situações de abuso sexual, consumo de drogas, distúrbio alimentares ou bullying).

Em suma, guardar alguns segredos na adolescência é saudável, todavia, os grandes problemas que enfrentam devem ser partilhados com os pais ou com outros adultos que conheçam bem e em quem confiem (1).

Adolescência: duas adolescentes com óculos de sol deitadas num pátio
Veja também Adolescência, um período turbulento: guia para pais

Como melhorar a comunicação entre pais e adolescentes? 6 dicas!

Porque é que os adolescentes não contam nada aos pais? Algumas vezes, porque os pais pressionam em demasia. Eis algumas dicas que podem ajudar a melhorar a comunicação entre pais e filhos adolescentes:

1.

Praticar a empatia e a compreensão

É importante que os pais se tentem colocar no lugar dos filhos adolescentes e se recordem do tempo em que eles mesmos foram adolescentes. Mesmo quando não concordam totalmente com a posição dos filhos ou não a entendem, deve começar todos os diálogos com uma postura compreensiva, tentando entender o ponto de vista dos mais jovens.

2.

Escutar ativamente

É importante que os adolescentes sintam que os pais os escutam ativamente, que os incentivam a pensar por si mesmos e a ter algum controlo sobre o seu mundo. Para tal, os pais devem escutá-los ativamente e ajudá-los a pensar de forma crítica sobre as suas escolhas.

Pai a conversar com filho adolescente
3.

Manter a calma

A adolescência pode ser desafiante e é importante que pais e filhos dialoguem e esclareçam os seus diferendos quando ambos estão capazes de manter a calma e a serenidade.

4.

Mostrar confiança

Os adolescentes querem ser levados a sério, especialmente pelos pais. Assim sendo, os pais devem procurar formas de mostrar aos filhos que confiam neles. Tal vai fazer com que os adolescentes que sintam mais confiantes, mais seguros, mas também irá aumentar o seu sentido de responsabilidade e a motivação para estar à altura dos desafios.

Mais ainda, apesar de agirem como se fossem demasiado crescidos e já não necessitarem do apoio e confiança dos pais, na verdade, continuam a necessitar dos elogios, dos carinhos, do encorajamento e da preocupação dos pais.

mãe e filha a navegar na internet
5.

Valorizar sentimentos e emoções

Por vezes, os pais caem no erro de desvalorizar os problemas e os sentimentos e emoções dos adolescentes. Não devem fazê-lo. As deceções e as preocupações dos adolescentes devem ser levadas a sério pelos pais, que devem mostrar o seu apoio e disponibilidade.

6.

Partilhar momentos

Falar não é a única forma de comunicar. Pais e filhos devem partilhar momentos, fazer coisas juntos, coisas que ambos apreciem. As refeições em família são ótimos momentos de partilha e devem ser incentivadas (2,3).

Fontes

  1. Donovan, E. (2011). Pssst…Why Is My Teen Keeping Secrets From Me? Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/youth-and-tell/201107/pssstwhy-is-my-teen-keeping-secrets-me
  2. Pincus, D. 5 Secrets for Communicating With Your Teenager. Empowering Parents. Disponível em: https://www.empoweringparents.com/article/5-secrets-for-communicating-with-teenagers/
  3. Ehmke, R. Tips for Communicating With Your Teen. Child Mind Institute. Disponível em: https://childmind.org/article/tips-communicating-with-teen/
Veja também