Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
18 Mai, 2020 - 08:05

12 coisas que os pais nunca devem fazer a um adolescente

Psicóloga Ana Graça

Numa fase cheia de experiências novas quer para pais, quer para filhos, listamos algumas coisas que os pais nunca devem fazer a um adolescente.

Estratégias de comunicação entre pais e filhos

Desde o nascimento dos seus filhos, ou mesmo ainda durante a gravidez, os pais procuram em todo lado as melhores dicas e orientações sobre como lidar com filhos pequenos. Quando os filhos entram na adolescência os pais já não têm acesso a tanta informação e ficam sem saber como agir, acabando por cair no erro de fazer determinadas coisas que os pais nunca devem fazer a um adolescente.

Educar um filho para não é tarefa fácil em nenhuma fase do desenvolvimento, mas reveste-se de maior complexidade na adolescência.

Muitas vezes, na ânsia de querer educar um adolescente da melhor maneira possível os pais acabam por adotar atitudes que pioram de forma significativa a relação com os filhos.

Para evitar cometer erros que possam comprometer ainda mais a relação com os seus filhos adolescentes, vamos listar e explicar quais as coisas que os pais nunca devem fazer a um adolescente.

12 coisas que os pais nunca devem fazer a um adolescente

Estas são as dicas que deve ler com atenção e tentar evitar que aconteçam, para que a sua relação com o seu filho adolescente seja a melhor possível, nesta fase tão diferente e vivida à flor da pele.

1.

Estar constantemente a criticar o adolescente de forma pejorativa

Quando as críticas não são construtivas prejudicam a autoestima do adolescente. Se o seu filho acha que os pais o vêm como preguiçoso, vai pensar que não vale a pena esforçar-se. Por isso, opte por criticar a ação e não o seu filho.

Coisas que os pais nunca devem fazer a um adolescente: mãe a espreitar telefone da filha
2.

Invadir a privacidade

Aprenda a respeitar a privacidade do seu filho e a dar-lhe espaço.

3.

Impor o estudo como obrigação

Elogie sempre que o seu filho tira boas notas.Quando os resultados não são positivos tente compreender o que se passou e ajude o seu filho a refletir com a importância da educação para a vida futura.

4.

Minimizar os problemas do adolescente

Se o seu filho está triste ou abatido converse e não minimize os sentimentos e as situações pelas quais está a passar. Mostre que também já passou por situações semelhantes, que sabe que é difícil e que confia nele para superar a situação.

5.

Fazer chantagem

Pode dar recompensas por conquistas importantes do seu filho, mas não use as recompensas como ameaças.

Coisas que os pais nunca devem fazer a um adolescente: mãe a falar com filho adolescente
6.

Fazer comparações com familiares ou conhecidos

Em vez de estimular comportamentos vai estimular sentimentos negativos de desvalorização. O adolescente pode provocar a atitude oposta à que deseja, para contrariar.

7.

Dizer mal dos amigos

Não avalie os amigos, mas sim os seus comportamentos. Não diga que não gosta de determinado amigos, mas antes que não gostou de determinado comportamento desse amigo.

8.

Isolar

Impedir que o adolescente corra riscos saudáveis, que fazem parte das vivências de todos nós, é negativo. Não controle excessivamente a vida do seu filho.

9.

Ameaçar e não cumprir

Não faça nenhuma ameaça que não vai poder cumprir, pois isso desautoriza-o.

Coisas que os pais nunca devem fazer a um adolescente: mãe a falar com filho adolescente
10.

Contar a terceiros as confidências do adolescente

Para os adolescentes a confiança é importantíssima. Se quebrar esse elo o seu filho vai deixar de lhe fazer confidências. Além disso, ao expor a intimidade do seu filho vai deixá-lo constrangido.

11.

Vigiar o adolescente

Deve certificar-se de que o seu filho está em segurança, mas tal não significa vigiá-lo a todo o momento.

12.

Proibir tudo e mais alguma coisa

Deve estabelecer limites, mas permitir alguma liberdade. Os filhos precisam saber que são os pais quem determina o grau de liberdade a que têm direito e que têm a responsabilidade de mostrar um bom comportamento para manter essa liberdade.

Em suma

Apesar de os pais procurarem sempre fazer o melhor para os seus filhos, não são infalíveis.

Há determinadas coisas que os pais nunca devem fazer a um adolescente, mas, muitas vezes, na correria do dia a dia acabam por cair nesses erros, aumentando as situações de conflito.

Para além de conhecer e pôr em prática as dicas que deixamos acima, o essencial é, como sempre, educar com amor, tendo a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Veja também