Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
04 Out, 2016 - 16:50

Será que o Pilates emagrece mesmo?

Mónica Carvalho

Praticar Pilates emagrece mesmo ou trata-se de apenas um boato? Confira tudo o que lhe temos para contar sobre o tema.

Será que o Pilates emagrece mesmo?

O Pilates é uma excelente modalidade para aumentar a flexibilidade e tonificar os músculos.

Além disso, ajuda a combater a dor, a melhorar a postura, a aumentar a força e, quando realizada em conjunto com dieta e outra atividade física, então, sim, praticar Pilates emagrece.

No entanto, quando utilizado como única forma de tratamento este método não é tão eficiente para emagrecer porque não gera uma grande perda de gordura por si só.

Por isso é muito importante adequar a alimentação e praticar outra atividade física que tenha um elevado gasto calórico, para conseguir queimar a gordura desejada e perder aqueles quilos extra, dos quais se tenta livrar há tanto tempo.

Desta forma, o Pilates emagrece, quando há um equilíbrio na sua vida: uma alimentação correta e a prática de actividades aeróbicas. 


O Pilates emagrece, mas atente a estes cuidados essenciais

Quem frequenta as aulas de Pilates deve estar atento aos sinais do seu próprio corpo e informar imediatamente o instrutor se sentir dor, pois se algo dói, então isso não é bom sinal. 

Também deve perguntar ao instrutor qual o nível da aula mais adequado para si e para alguma patologia que possa ter. 


Pilates emagrece e define os músculos

Os exercícios do método Pilates são excelentes para aumentar a resistência, a força, a elasticidade e o equilíbrio. Além disso, o Pilates ajuda a melhorar a respiração, fortalece os músculos pélvicos e melhora também a postura.

No que diz respeito à perda de peso, o Pilates ajuda a aumentar a massa muscular, já que é um treino de força.

Esta modalidade vai possibilitar fortalecer as costas, vai-lhe trazer abdominais mais fortes, contudo, o bem-estar do seu corpo será geral: sentir-se-á mais ágil, mais elegante, mais consciente do seu corpo. 


O Pilates emagrece em quanto tempo?

Apenas a prática de Pilates pode demorar para proporcionar a perda de peso desejada, no entanto se a combinar com exercícios aeróbicos e praticar uma dieta saudável e equilibrada, conseguirá resultados realmente surpreendentes, logo no final do primeiro mês de aulas. 

60 minutos da prática de Pilates podem ajudar a perder entre 200 a 500 calorias. Para potenciar estes resultados, a melhor opção é fazer a modalidade pelo menos 2 vezes por semana. 


Exercícios de pilates para emagrecer

1. Abdominal

abdominal

Com o objetivo de fortalecer os músculos do abdómen, das costas e dos glúteos, fique deitado e deixe o corpo estendido com as pernas elevadas e os braços acima da cabeça.

Inspire e eleve lentamente as mãos, os braços, os ombros, a cabeça e todo o tronco, até se conseguir sentar.

Faça 8 repetições.


 


2. Elevação de quadril

Para fortalecer os glúteos, o músculo da lombar, abdómen e músculo posterior da coxa, deite-se com o joelho fletido e com os pés apoiados no chão. Suba lentamente o cóccix, a lombar, as vértebras e os ombros e levante uma das pernas em direcção ao teto.

Realize 8 elevações com cada perna.


 


3. Braços e pernas 

bracos e pernas

Para fortalecer os músculos paravertebrais e os músculos do abdómen, fique em posição de quatro, com as mãos e os joelhões apoiados no chão, com a coluna alinhada.

Inspire e eleve a mão direita ao mesmo tempo que estende a perna esquerda, de modo a que fiquem paralelos ao chão.

Realize 3 séries de 12 repetições de cada lado.


 


4. Flexão de braço

Para o fortalecimento dos músculos do peitoral e triceps, coloque-se na posição de quadro, tire os pés do chão e cruze-os. Faça flexões com os braços abertos, de modo a fazerem um ângulo de 90º com o seu corpo.

Depois faça as flexões com os braços fechados, de modo a que fiquem o mais próximo possível do seu corpo.

Repita 8 a 12 vezes com os braços abertos e 8  a 12 vezes com os braços fechados. 

 


5. Tesoura

tesoura


Para fortalecer os músculos dos glúteos, da lombar, do abdómen, do posterior da coxa, fique deitado e direccione as pernas em direcção ao teto.

Suba o tronco e as mãos, para contrair o abdómen e, com as pernas estendidas, emite o movimento de uma tesoura vertical.

 


6. Rotação

Para fortalecer os músculos da parte interna da perna, da coxa e da pelve, fique deitada com a posição de elevação de quadril, estenda uma perna em direção ao teto e gire-a como se estivesse dominando uma bola.

Tente não destabilizar o quadril, contraindo toda a musculatura lombar e pélvica e mantenha sempre a perna estendida. Repita 8 vezes para cada sentido.


 


7. Prancha lateral

Para o fortalecimento da parte interna da coxa, fique deitada de lado, sobre o braço estendido. Contraia o abdómen e as costelas até deixar um pequeno espaço entre o quadril e o chão.

Contraia os glúteos e a pelve e mantenha as pernas bem estendidas, uma em cima da outra. Mantenha o cotovelo de apoio estabilizado para que o ombro não afunde.

Repita 8 a 12 vezes com cada perna.


Hoje depois do trabalho já tem programa marcado: uma aula de Pilates e verá como o seu corpo irá agradecer!


Veja também:

Artigos Relacionados