Revisão Vida Ativa
Revisão Vida Ativa
21 Set, 2020 - 13:35

Recomendações das autoridades de saúde para o caso de molhar a máscara com a chuva

Revisão Vida Ativa

Em tempo de pandemia, os dias chuvosos podem trazer riscos acrescidos aos equipamentos de proteção, nomeadamente às máscaras. Saiba o que fazer se as molhar com a chuva.

Mulher na rua com máscara num dia de chuva

Especialistas e autoridades de saúde são unânimes: se molhar a máscara de proteção devido à chuva deve trocá-la de imediato, pois a humidade reduz a eficácia da filtragem das máscaras.

No caso de molhar uma máscara reutilizável, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a deixe secar antes de voltar a colocá-la 1. Em situações em que não é possível fazê-lo, é importante que tenha sempre uma máscara seca de reserva.

Já para quem tem o hábito de usar máscaras cirúrgicas, que são constituídas por um material hidrófugo (que preserva a humidade), o conselho é que a substitua por uma nova.

Sobre o transporte das máscaras nos bolsos, carteiras, mochilas, recomenda-se não as guardar num saco de plástico, mas sim numa caixa ou num saco de papel. Isto porque as bolsas de plástico têm tendência para criar ambientes mais propensos ao desenvolvimento de bactérias.

Recorde-se que mesmo que não molhe a máscara, deve trocá-la a cada 4 horas. A humidade produzida pela respiração é um ambiente rico em microorganismos que pode rapidamente evoluir para uma fonte de infeção.

Máscaras reutilizáveis a secar após lavagem
Veja também Máscara reutilizável: como lavar e manusear?
Veja também