Camila Farinhas
Camila Farinhas
09 Jun, 2020 - 08:05

Máscara reutilizável: como lavar e manusear?

Camila Farinhas

A máscara reutilizável deve ser manuseada e higienizada de forma adequada, para que o seu uso seja eficaz. Descubra como o deve fazer corretamente.

Máscaras reutilizáveis a secar após lavagem

A máscara reutilizável ou de uso comunitário, é sugerida como alternativa ao uso de máscaras cirúrgicas descartáveis para a população não considerada de risco (1, 2). No entanto, são necessários alguns cuidados na lavagem e manuseamento para garantir a eficácia da sua proteção.

Como lavar a máscara reutilizável?

Máscara reutilizável na máquina de lavar roupa

Apos adquirir uma máscara reutilizável deverá, em primeiro lugar, ler as especificações do fabricante. Devem vir descritas as condições de lavagem e também o seu ciclo de vida útil. A proteção conferida pela máscara só está garantida se estas especificações forem respeitadas.

De acordo com o indicado pelo Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (4), antes da primeira utilização deve-se proceder à lavagem da máscara. O programa a ser utilizado é o de lavagem normal, a uma temperatura de 60º com detergente. Após estarem bem secas, as máscaras reutilizáveis devem ser guardadas em ambiente seco e resguardada de potencial contaminação. Utilizar uma bolsa exclusiva para esse efeito pode ser uma boa opção.

Após utilizar a máscara deverá colocá-la num saco fechado para ser novamente lavada, pois não deverá ser misturada com outras peças de roupa. Também não deve ser utilizada várias vezes sem lavar.

Pode ser utilizada lixívia ou álcool para lavar a máscara reutilizável?

A utilização de produtos de higienização mais agressivos como a lixivia ou o álcool, pode dar a sensação de maior higienização das máscaras reutilizáveis. No entanto, o seu uso não está recomendado, pois estas substâncias podem danificar o tecido ou causar problemas respiratórios devido à sua inalação.

Como descartar a máscara reutilizável?

Após cumprir o seu ciclo de vida útil, ou se a máscara se danificar, o descarte deverá ser efetuado por uma das seguintes formas: lavar como habitualmente e descartar como resido têxtil não perigoso ou, caso opte por não lavar a máscara, deverá descartá-la como resíduo biológico em local apropriado ao efeito.

Máscaras com filtro vs máscaras de tecido: mulher com máscara de tecido
Veja também Máscaras com filtro vs máscaras de tecido: o que tem mesmo de saber

O que as máscaras reutilizáveis devem garantir?

Variedade de máscaras de tecido em cima de uma mesa

De acordo com a Direção-Geral da Sáude, as máscaras reutilizáveis (nível 2 e 3) devem garantir (1):

  • Desempenho mínimo de filtração na ordem dos 70% a 90%
  • Respirabilidade de pelo menos 8l/min segundo EN ISO 9237:1995 ou no máximo 40 Pa segundo EN 14683:2019
  • 4 horas de uso ininterrupto sem degradação da capacidade de retenção de partículas nem da respirabilidade
  • A não degradação de performance ao longo da vida útil
  • Possuir desenho e construção adequados

O Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (CITEVE) disponibiliza uma base de dados atualizada permanentemente com as marcas e fabricantes de máscaras certificados.

As máscaras reutilizáveis devem ter ainda o selo de “Máscaras COVID-19 Aprovado”, pois este assegura que são certificadas pelas autoridades competentes: Direção-Geral da Saúde, INFARMED, ASAE e CITEVE.

Como manusear a máscara Reutilizável?

Mulher com máscara reutilizável nas mãos

A máscara reutilizável deve ser manuseada como se de uma máscara cirúrgica se tratasse. Assim devem ser seguidos os seguintes passos (4):

  • Higienizar as mãos com água e sabão, ou utilizando uma solução à base de álcool.
  • Identificar o lado da máscara que ficará em contato com a face e prende-la à cabeça com os elásticos.
  • Garantir que o nariz, boca e queixo estão totalmente cobertos pela máscara.
  • Mudar de máscara a cada 4 horas ou se esta ficar húmida. Deverá higienizar as mãos e retirá-la segurando nos elásticos sem nunca tocar na face externa.
  • É muito importante que durante a utilização da máscara, não a retire para falar, tossir ou tocar na face. Também não deverá colocá-la ao pescoço.

Conclusão

O uso de máscaras reutilizáveis ou de uso comunitário está indicado em pessoas que não fazem parte do grupo de risco para COVID-19. Durante o ciclo de vida destas máscaras, devem ser respeitadas todas as condições do fabricante, garantido assim a eficácia da sua proteção.

Não devem ser utilizadas várias vezes sem lavar e não devem ser guardadas em locais onde estejam em contato com outros objetos ou peças de roupa. É importante relembrar que a máscara reutilizável deve ser manuseada de forma segura, em conjunto com as restantes diretivas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde citadas neste artigo.

Recorde-se ainda que foi sugerido pela OMS o uso de máscaras reutilizáveis com três camadas de diferentes materiais em locais onde é difícil manter o distanciamento físico (como por exemplo nos transportes públicos). De acordo com esta indicação, as máscaras devem possuir três camadas: a exterior feita de poliéster, a camada intermédia feita de um material absorvente (polipropileno ou algodão) e a camada interior (em contato direto com a face) deve ser feita de material filtrante de algodão (3).

No entanto, é preciso salientar que o seu uso exclusivo não é suficiente para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Trata-se de um complemento às restantes medidas recomendadas: lavagem frequente das mãos com água e sabão ou solução à base de álcool, etiqueta respiratória, utilização de barreiras físicas e distanciamento social.

Fontes

  1. Direção-Geral da Saúde (2020). COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO. Uso de máscaras na comunidade. Disponível em: https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/informacoes/informacao-n-0092020-de-13042020-pdf.aspx
  2. Direção-Geral da Saúde (2020). COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO. Utilização de Equipamentos de Proteção Individual por Pessoas Não Profissionais de Saúde. Disponível em: https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0192020-de-03042020-pdf
  3. Organização Mundial de Saúde (2020). Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public: When and how to use masks. Acedido a 6 de Junho de 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/when-and-how-to-use-masks
  4. Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (2020). Fichas técnicas máscaras comunitárias reutilizáveis. Acedido em 6 de Junho de 2020. Disponível em: https://www.citeve.pt/artigo/ft_mascaras_sociais_reutilizaveis
Veja também