Enfermeira Isabel Silva
Enfermeira Isabel Silva
03 Out, 2019 - 15:56

Mochila ou trolley? Eis a questão!

Enfermeira Isabel Silva

A compra do material para as aulas coloca uma nova questão: mochila ou trolley? Qual é a melhor opção? Siga as nossas dicas que o vão certamente ajudar.

mochila em cima da secretária com livros e maçã

Mochila ou trolley? Esta é uma questão que preocupa bastante os pais, uma vez que há cada vez mais crianças e adolescentes com dores de costas e outros transtornos relacionados com posturas incorrectas. Estes casos têm aumentado cada vez mais.

Esta escolha não deve ser feita de ânimo leve. É preciso, em primeiro lugar, saber quais são as características ideais que uma mochila ou trolley devem ter e quais são os seus prós e contras. O seu mau uso ou o excesso de peso pode provocar sérios problemas nas costas das crianças.

Mochila ou trolley?

meninas na escola com trolley

O perigo das mochilas

Em 2012, milhares de crianças foram tratadas em hospitais devido a postura incorreta, dores nas costas e no pescoço, entre outros. Isto deve-se, em grande parte, ao excesso de peso transportado às costas e o fato da mochila não ser utilizada corretamente.

O problema

Se a mochila estiver muito pesada, as costas da criança ou adolescente são puxadas para trás. Como compensação, ela irá dobrar-se para a frente utilizando os quadris ou arqueando as costas. O peso excessivo também potencia o risco de quedas.

A ajuda dos pais

Faz parte do papel dos pais ensinar o seu filho a utilizar a mochila de forma correta saudável. Ajude o seu filho a preparar a mochila para o dia seguinte, e certifique-se que leva apenas aquilo é realmente necessário.

Formato da mochila

A mochila deve ser adequada ao tamanho da criança e com alças fortes, largas e acolchoadas. ser espaçosa. A parte da mochila que fica em contato com as costas, também deve ser de material acolchoada. Se tiver com o extra do cinto para apertar na cintura, é um benefício. E deve ser espaçosa, claro.

Utilizar as duas alças

O seu filho deve habituar-se a utilizar corretamente as duas alças da mochila nas costas, para que o peso fique bem distribuído. Ao utilizar somente uma alça provoca tensão muscular e transfere o peso todo para um só lado. Assim, puxa o ombro para baixo provocando dor nas costas, ombro e pescoço. Ajude o seu filho a ajustar corretamente as alças da mochila para que esta fique centrada nas costas.

Distribuição do peso

O material mais pesado como os livros, por exemplo, deve ser colocados na bolsa central da mochila, na parte que irá ficar em contato com as costas da criança. O restante material deve ser guardado nas bolsas frontais ou laterais.

rapaz com mochila pesada nas costas

Peso da mochila

Existem estudos que comprovam que o peso da mochila não deve ultrapassar cerca de 10 a 20% do peso da criança. Se o peso da mochila é excessivo, vá retirando algum material até atingir o peso adequado.

Pegar na mochila

Para pegar na mochila, a criança deve dobrar os joelhos e baixar-se. Diga ao seu filho que não deve deixar a mochila no chão, pois pode provocar quedas.

Sinais de alarme

Esteja atento a queixas de dores nas costas, mudanças na postura ou se o seu filho tem marcas das alças da mochila nos ombros. Se detetar algum destes sinais, é aconselhável consultar o Pediatra.

Mochila ou trolley: uma alternativa?

menina a ir para a escola de mão dada com a mãe

Pode ser uma alternativa, se a mochila estiver pesada. Se o piso da escola for irregular ou o seu filho tiver de subir e descer muitas escadas, o trolley não é uma boa opção.

O trolley também danifica a coluna

Ao olharmos para o trolley pode parecer que as rodas ajudam a diminuir os efeitos negativos na coluna da criança. No entanto, a criança precisa de manter as costas em torção ficando completamente inclinada e forçado a alternar várias vezes de braço para sustentar o esforço.

O trolley também pode ser usado como mochila

A maioria dos modelos de trolley vem com alças incorporadas para poder ser utilizados como der mais jeito, seja mochila ou trolley. No entanto, se for para utilizar às costas, o trolley é mais pesado quando comparado com a mochila. Isto acontece porque tem acrescido o peso da pega e das rodinhas. Quando vazio, o trolley pode chegar a pesar o dobro ou o triplo duma mochila, também esta vazia.

Veja também