Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
01 Set, 2017 - 12:01

Regresso às aulas: 10 aplicações para estudar

Mónica Carvalho

O regresso às aulas está quase a chegar, por isso, tudo o que facilitar o trabalho dos estudantes é bem-vindo. Fique atento às 10 aplicações para estudar.

Regresso às aulas: 10 aplicações para estudar
O artigo continua após o anúncio

É inquestionável a influência das novas tecnologias no mundo contemporâneo, por isso, há que aprender a tirar o máximo proveito das ferramentas que temos disponíveis. Como tal, em época de preparar o regresso às aulas, apresentamos 10 aplicações para estudar.

A partir de uma determinada altura, crianças e adolescentes querem e devem ficar mais autónomos no que ao estudo diz respeito. Isso não significa que os pais não possam ajudar, muito pelo contrário, nem que eles não possam recorrer a ferramentas para facilitar o estudo, como é o caso das novas tecnologias e todos os benefícios que as mesmas acarretam.

Apesar das opções em português ainda serem escassas, reunimos 10 aplicações para estudar que cobrem diferentes disciplinas, bem como ajudam na gestão de tempo.

Top 10 aplicações para estudar

Se há espaço para instalar jogos e redes sociais, então os telemóveis e os tablets também têm que ter espaço para as aplicações para estudar. É um bom compromisso entre pais e filhos e um balanço saudável entre o lazer e a obrigação.

1. Habitica

A Habitica trata a vida dos utilizadores como se fosse um jogo, onde poderá listar as tarefas do dia, colocando prazos para a sua realização, e caso não cumpra com as obrigações, o seu avatar digital será punido.

> Saiba mais acerca desta aplicação aqui.

2. Wolfram Alpha

A aplicação Wolfram Alpha funciona como uma verdadeira enciclopédia online para assuntos académicos e ainda ajuda a resolver equações matemáticas, mostrando a solução, passo a passo.

> Veja mais sobre esta aplicação para estudar aqui.

O artigo continua após o anúncio

3. Prezi

O aspeto conta. E o mesmo acontece com as apresentações dos trabalhos que, além de bom conteúdo, devem ser cada vez mais originais e inovadoras. Com o Prezi pode deixar de lado as antigas ferramentas de slides, podendo produzir apresentações interativas, com vídeos e efeitos de transição inusitados. Além da aplicação, esta ferramenta também pode ser utilizada no computador.

> Se quer saber mais sobre esta aplicação aceda aqui.

4. Keep Me Out!

“Vou fazer uma pausa de 5 minutos para ir ao Facebook.” Quantas vezes já não ouvimos isto e os 5 minutos transformam-se em 50? Se tem esse problema, faça o download da aplicação Keep Me Out!, que irá bloquear o acesso a qualquer site que possa atrapalhar o seu desempenho durante os estudos ou no trabalho.

> Saiba mais sobre esta aplicação aqui.

5. Dicionário Priberam

O dicionário Priberam é uma app gratuita, que permite a consulta de 16 dicionários, sendo que quatro são de português contemporâneo (de Portugal e do Brasil, com e sem acordo ortográfico) e outros 12 são de tradução. Tem mais de 110.000 entradas e é umas das ferramentas mais úteis disponíveis quer para telemóvel, quer para o computador.

> Para mais informações sobre esta aplicação aceda aqui.

6. ExamTime

Acessível também offline, o ExamTime não precisa de internet. Com esta app pode organizar o estudo e criar notas, realizar questionários, aceder a mais de dois milhões de materiais de estudo, compartilhar recursos pelo Facebook, Twitter ou email. Os recursos são obtidos online, mas uma vez descarregados, fica sempre disponíveis.

> Veja mais informação sobre esta aplicação aqui.

O artigo continua após o anúncio

7. CamScanner

Esta aplicação gratuita para todos os sistemas operativos permite que qualquer equipamento com uma câmara funcione como um scanner. Desta forma, pode tirar fotografias com a câmara e converter as imagens em ficheiros PDF ou JPEG, enviá-los por email ou simplesmente armazená-los no equipamento.

> Aceda aqui e veja mais sobre esta aplicação para estudar.

8. Duolingo

Um dos aplicativos de idiomas mais conhecidos, o Duolingo oferece, em português, cursos grátis de inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. A app está dividida em diferentes módulos e cada um conta com exercícios de escrita, escuta, fala e tradução.

> Saiba mais aqui sobre esta aplicação.

9. Wattpad

É mais que um aplicativo, o Wattpad é uma espécie de biblioteca que permite aceder a diversas obras pelo telemóvel. Com a aplicação para estudar, poderá personalizar as configurações de leitura e conectar-se a outros leitores e escritores – além de, é claro, manter a leitura em dia.

> Para mais informações aceda aqui.

10. Novo Acordo Ortográfico

Por último, mas talvez a app mais importante de todas: o Novo Acordo Ortográfico. Para quem ainda não se habituou às novas regras, esta aplicação indica todas as alterações a efectuar num texto, bem como quais as regras a serem aplicadas.

> Veja mais acerca desta aplicação aqui.

O artigo continua após o anúncio

Veja também: